Solução para o controlador de segmentos

Resumo

Gestão de parques: monitorizar e controlar  

Gestão de parques: monitorizar e controlar

  • Uma exploração rentável de grandes centrais fotovoltaicas requer uma monitorização e controlo contínuo ao nível dos segmentos.
  • Com o Array Control da Phoenix Contact, os projetistas e as entidades operadoras dos sistemas obtêm uma solução comprovada e fiável para registar todos os dados que surgem e para gerir de forma eficiente o parque.
  • Esta solução é simples de instalar e pode ser integrada com facilidade em grandes centrais fotovoltaicas.

Aplicação

Array Control  

Conjunto de aparelhagem de comutação Array Control

A operação eficiente de grandes centrais fotovoltaicas requer uma monitorização e controlo contínuos.

Um sistema de energia solar na ordem dos 10 MW é composto por aproximadamente 2500 strings por cada 20 módulos solares. Inclui uma multitude de caixas de junção de strings, inversores e componentes de monitorização adicionais, como sensores de referência, estações meteorológicas ou medidores de energia.

Os dados de medição não contáveis têm de ser registados e processados, os inversores têm de ser controlados e o estado do sistema tem de ser transmitido para um sistema de gestão de dados superior.

Solução

Visto que a quantidade de dados incidentes é muito elevada, o parque fotovoltaico é dividido em segmentos individuais, os chamados arrays. No conjunto de aparelhagem de comutação Array Control da Phoenix Contact existe um controlador. Este obtém os dados de medição de inversores, sistemas de registo de dados e sistemas de medição de energia de um array de acordo com um modelo de dados unificado e condu-los para um sistema SCADA superior na sala de comando central.

Os blocos de função pré-programados facilitam a ligação dos diversos componentes ao Array Control. Se ocorrer uma sobrecarga da rede, o Array Control comanda o inversor para reduzir a potência. Além disso, o Array Controlo assume diversas funções de diagnóstico, por ex. em caso de queda de potência de um string. Mensagens de estado, por ex. sobre proteção contra roubos ou avarias de sistemas, complementam os valores obtidos. Todos os dados são arquivados ao longo de um período de até 25 anos.

Na qualidade de componente do sistema de gestão de parques da Phoenix Contact, o Array Control permite realizar uma gestão eficiente de grandes centrais fotovoltaicas.

Monitorização e controlo de grandes centrais fotovoltaicas  

Array Control – para uma operação eficiente de grandes sistemas fotovoltaicos

Vantagens

  • Baixos custos de engenharia e de operação graças a soluções de automação inteligentes
  • Aplicação básica para o registo de todos os dados relevantes ao nível dos segmentos com um modelo de dados unificado
  • Integração simples de diferentes inversores, contadores de corrente contínua e componentes de monitorização com base em bibliotecas de blocos de função pré-programados
  • Dimensionável em caso de aumento da exigência em termos de processamento e quantidade de dados

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar