Fibra ótica para redes de comunicação

Fibra ótica para redes de comunicação

Alcance elevado, máxima proteção contra falhas

Tecnologia de fibra ótica – perfeita para uma ligação sem interferências e para a ligação a grandes distâncias.

Vantagens

  • Máxima segurança contra falhas mesmo sob extrema influência eletromagnética, graças à transmissão ótica
  • Máxima distância de transmissão com taxas de dados igualmente elevadas através da tecnologia de fibra ótica
  • A cablagem transversal automática através dos conectores para calha metálica permite uma estrutura de estação modular

Aplicação

A ligação de grandes linhas ferroviárias norte-sul de Berlim tem como destino a estação Südkreuz, passando pelas estações Hauptbahnhof (estação central) e Potsdamer Platz. Uma rede de comunicações para a alimentação de média tensão liga 17 subestações ao longo da via férrea.

Solução

A rede de comunicações para a alimentação de média tensão foi construída com base em fibra ótica. As vantagens da tecnologia de fibra ótica são o isolamento de potencial e a imunidade contra interferências de EMC, sobretudo no contexto das instalações de distribuição elétrica de 10 kV. Em cada estação, várias instalações de distribuição elétrica de média tensão garantem a alimentação elétrica. As subestações encontram-se imediatamente próximas das estações ferroviárias e em pontos estratégicos ao longo da ligação norte-sul.

A tecnologia de fibra ótica da Phoenix Contact destina-se à ligação à rede das subestações com o sistema de controlador superior, assim como à comunicação entre o controlador local e os dispositivos de proteção e de controlo dos campos de média tensão.

Modularidade e mensagem de estado permanente

O sistema de fibra ótica PSI-MOS impressiona pela sua modularidade e pela avaliação permanente da potência de receção ótica. Por essa razão, não é necessário efetuar a complexa medição dos percursos de fibra ótica.

A indicação direta da potência de receção através do gráfico de barras de quatro níveis nos equipamentos também permite ao pessoal não formado a avaliação qualitativa a longo prazo dos percursos de fibra ótica sem ter de recorrer a equipamento dispendioso.

Comunicação de dados sem interferências a grandes distâncias

Conversor de fibra ótica PSI-MOS  

Os módulos PSI-MOS mostram diretamente a qualidade do sinal

Os conversores de fibra ótica PSI-MOS adequam-se sobretudo para sistemas em que são necessárias grandes distâncias de transmissão e uma elevada segurança contra falhas de EMC. A estrutura modular permite a implementação de concentradores de comunicação individuais. Desta forma, é possível criar qualquer tipo de tipologias como linhas, estrelas e circuitos redundantes.

No concentrador de PROFIBUS, todos os meios de transmissão podem ser combinados de forma simples. Os conectores para calha metálica ligam os equipamentos entre si. Assim, implementa, de forma rápida e simples, uma combinação adequada de cobre, fibra ótica, rádio e SHDSL.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar