Soluções de cablagem para o comando do comboio

Soluções de cablagem para o comando do comboio

Rede segura e livre de interferências

Com os isoladores de rede Ethernet e os conectores injetados para sistemas de comando livres de interferências.

Vantagens: conectores injetados

  • Instalação rápida com o SPEEDCON M12
  • Conectores e cabos adequados para aplicações ferroviárias graças à seleção de materiais em conformidade com a norma EN 45545-2
  • Travagem segura graças ao travão de vibração especial
  • Resistente contra efeitos da temperatura e choques térmicos: testado quanto ao intervalo de temperatura ampliado

Vantagens: FL ISOLATOR M12

  • Proteção fiável dos componentes de rede através de isolamento galvânico com diferenças de potencial até 4 kV
  • Tecnologia de ligação M12 antivibrações com sistema de fecho rápido SPEEDCON
  • Certificação para aplicações ferroviárias (material circulante) conforme as normas EN 50155 e EN 50121

Aplicação

Sistema de comando de comboios  

Sistema de comando de comboios

O sistema de comando dos comboios é, muitas vezes, estruturado hierarquicamente. É composto por vários níveis de comando com diversas funções e requisitos.

Bus de dados do comboio
O nível de controlo superior, o chamado bus de dados do comboio, estende-se por todo o comboio e permite uma comunicação de dados contínua entre todas as partes do comboio. Visto que, neste caso, as taxas de dados são moderadas, a comunicação é implementada via Ethernet de categoria 5. O nível de controlo é relevante para a segurança e a certificação e a respetiva disponibilidade tem de ser continuamente assegurada. Por esse motivo, os requisitos relativamente à cablagem e outros componentes da infraestrutura são muito elevados.

Bus de dados do veículo
O segundo nível, o bus de dados do veículo, está ligado ao bus de dados do comboio e constitui o nível de comando. Neste nível é realizado o controlo do funcionamento do comboio, assim como a monitorização relevante para a segurança, por exemplo, dos travões, das portas ou do sistema de climatização. Os requisitos neste nível são iguais aos do bus de dados do comboio no que diz respeito a segurança, certificação e disponibilidade. Ao nível técnico, tal é frequentemente implementado com base em PROFINET de categoria 5.

Sistemas adicionais
No comboio existem outros sistemas que não são relevantes para a segurança e certificação. A respetiva ligação é efetuada através de gateways no veículo. Estes incluem o idioma e informações (rádio de bordo ou velocidade), monitorização (câmaras) ou media on board (Internet). Aqui, os elementos chave são a disponibilidade e os requisitos em termos de taxas de dados mais elevadas – não são relevantes para a segurança e certificação. Por isso, é frequente a utilização de Ethernet de 10 Gigabit da categoria 6A.

Solução

Série M12 RAIL  

Conectores injetados da série M12 RAIL

 

O conector injetado da série M12 RAIL da Phoenix Contact oferece um sistema de cablagem fiável para todos os níveis de comando no comboio, como por exemplo

  • Cablagem de sensores/atuadores na codificação A
  • Cablagem Ethernet/PROFINET na versão de 4 polos com codificação D
  • M12 com codificação X para taxas de dados elevadas (10 GBit/s).

Nestes casos, a adequação dos materiais de plástico e dos cabos utilizados em relação à reação ao fogo foi especialmente considerada. Estes materiais cumprem os requisitos da EN 45545-2 e podem, assim, ser utilizados no comboio sem problemas.

Como parceiro da indústria ferroviária, a Phoenix Contact fabrica cabos M12 injetados que são totalmente testados ao nível elétrico. Estes permitem dispensar a demorada e dispendiosa deteção de erros no veículo sobre carris que é tão comum na montagem manual.

FL ISOLATOR  

O FL ISOLATOR aumenta a imunidade da rede interna

O FL ISOLATOR cria um ponto de isolamento galvânico dentro do cabo de dados Ethernet de cobre. Graças ao isolamento de alta qualidade até 4 kV, verifica-se um aumento claro da imunidade em condições industriais.

Os componentes de rede e equipamentos dispendiosos são protegidos contra diferenças de potencial. As velocidades de transmissão possíveis são de 10/100 MBit/seg. O equipamento passivo pode ser usado imediatamente sem fonte de alimentação. Para tal, o FL ISOLATOR é integrado diretamente à frente do elemento a proteger ou diretamente à frente ou atrás dos acoplamentos do veículo na rede. Isto evita a compensação de diferentes potenciais entre os compartimentos individuais do comboio através do cabo ethernet.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar