Transformação digital – arquitetura aberta

Transformação digital – arquitetura aberta

Aberto, seguro, dimensionável

Conetividade para soluções de monitorização e supervisão inteligentes na indústria de processos.

Atualmente, os crescentes requisitos em termos de segurança, disponibilidade, fiabilidade e maior eficiência exigem um reforço das tecnologias que dificilmente podem ser integradas nas pirâmides clássicas de automação. Por isso, a digitalização da automação de processos abre portas para novas tecnologias e abordagens.

"Enhanced Connectivity" da Phoenix Contact não só representa a ligação física, mas também uma ligação que inclui a lógica, bem como a comunicação global, aberta, segura e digital. São assim criadas as condições para que novas abordagens, como a NAMUR Open Architecture (NOA) e Open Process Automation (OPA), se possam tornar realidade.

Vantagens

  • Instalações de processamento inovadoras, graças ao know-how de vários anos na indústria e à criação de tendências ambiciosas, como NOA e OPA
  • Solução personalizada, desde a aquisição de dados até ao sistema de destino com tecnologia de automação independente do sistema
  • Evitar paragens não planeadas da instalação através da interligação de dados de diagnóstico existentes e adicionais para a manutenção preventiva

Padrões para sistemas de automação abertos

Dados interligados numa instalação de processamento  

NAMUR Open Architecture vs. Open Process Automation

A NAMUR Open Architecture (NOA) descreve como a pirâmide clássica da automação pode ser facilmente integrada nos componentes TI rápidos, desde o nível de campo à gestão da empresa. E isto sem prejudicar a disponibilidade e a segurança de uma instalação.

A abordagem da Open Process Automation (OPA) vai ainda mais além: para alcançar uma automação aberta completa é acionada a pirâmide clássica da automação de processos.

Com a abordagem tecnológica de um ecossistema aberto, seguro e dimensionável, a Phoenix Contact indica como é possível associar a ideia de abertura, flexibilidade e soluções ágeis aos temas centrais da indústria de processos (robustez, segurança e fiabilidade).

NAMUR Open Architecture

Pirâmide da automação no contexto NOA e PLCnext Technology  

Tarefas de monitorização e otimização inteligentes com NOA e PLCnext Technology

A plataforma de controlo aberta e baseada em Linux PLCnext Technology possibilita a leitura de dados HART e de outros protocolos em paralelo com o controlo de processos e sem o afetar. Os dados podem ser transmitidos como dados em bruto ou pré-processados pelo controlador através do servidor OPC-UA para uma cloud, como, por ex., PROFICLOUD da Phoenix Contact, Azure da Microsoft etc.

A plataforma de controlo aberta permite também a integração de aplicações de terceiros, por ex., de fabricantes de sensores e atuadores, no sistema.Algoritmos inteligentes avaliam os dados recolhidos e deduzem conceitos de manutenção pertinentes.

O ecossistema PLCnext Technology possibilita facilmente tarefas de monitorização e otimização ou mesmo manutenção preventiva, tudo isto sem influenciar o processo fundamental.

Open Process Automation

A Open Process Automation visa reduzir a complexidade das migrações do sistema de controlo, seguindo-se a uma abordagem aberta, baseada num padrão.O ecossistema PLCnext Technology suporta esta abordagem aberta, cumprindo o papel do DCN (Distributed Control Node) com ligações seguras e redundantes para um novo serviço de bus em tempo real, bem como a ligação aos dispositivos de campo novos ou já existentes (I/O). Além disso, a PLCnext Technology cumpre também o principal requisito da OPA, permitindo o alojamento de software externo e a execução no mesmo hardware.

Vista geral gráfica da Vision Open Process Automation (Quelle: O-PAS™)  

Um padrão do The Open Group, um consórcio tecnológico global dos EUA, desenvolvido no Open Process Automation™ Forum (OPAF). Fonte: O-PAS™

A PLCnext Technology recebe o Achema Innovation Award 2018

Achema Innovation Award

PLCnext Technology – distinguida com o Achema Innovation Award 2018

A PLCnext Technology foi distinguida, a 12 de junho de 2018, com o Achema Innovation Award na categoria de tecnologia MCR e automação de processos. A partir de uma lista com cinco candidatos em oito categorias e três categorias especiais, foi selecionado o desenvolvimento mais inovador.

No âmbito de uma cerimónia de entrega de prémios, a Phoenix Contact obteve um certificado e o cobiçado prémio pela nova e inovadora plataforma de controlo. Agradecemos e orgulhamo-nos desta distinção.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760