Conceito de cablagem de sistema reduzi o tempo de conversão para um novo sistema de controlo

Resumo

Granulado de poliestireno  

A gama de produtos da Trinseo abrange resinas termoplásticas como poliestireno

  • Numa unidade de produção de plásticos, pretende-se substituir um sistema de controlo com mais de 30 anos por uma solução moderna.
  • Um conceito de cablagem de sistema integral garante uma transmissão rápida e sem falhas de sinais de campo para os quadros de distribuição do novo sistema ABB.
  • De acordo com as verificações de plausibilidade, apenas é necessário verificar por amostragem um sinal por adaptador.

Perfil do cliente

Unidade da Trinseo em Tessenderlo  

Unidade da Trinseo em Tessenderlo

Enquanto filial da empresa de plásticos Trinseo, a Trinseo Plastics concentra-se em soluções de polímeros especializadas.

A gama de produtos inclui uma diversidade de resinas termoplásticas. Estas incluem também materiais como o poliestireno produzido na unidade de Tessenderlo, na Bélgica.

Aplicação

Global Process Control Engineer Wim van Drongelen  

Wim van Drongelen é responsável pelo retrofitting de todas as unidades

A tecnologia de comando utilizada até agora nas unidades de produção da Trinseo foi colocada em funcionamento em 1984. Uma vez que se previa que seria impossível manter o fornecimento de peças de substituição, os responsáveis optaram por uma modernização.

No âmbito desta otimização, o sistema de controlo até então utilizado em todas as unidades da empresa seria substituído. O responsável por Global Process Control Engineer, Wim van Drongelen, foi incumbido do planeamento da modernização do sistema de controlo.

Em conjunto com os especialistas em cablagem de sistema da Phoenix Contact, desenvolveu e implementou um conceito de solução sustentável. Uma abordagem orientada para o futuro tem assim de cumprir os seguintes requisitos:

  • Conservação da cablagem de campo existente
  • Conversão rápida das diversas unidades existentes
  • Redução dos testes de I/O necessários
  • Implementação de uma estratégia de zero erros
  • Minimização dos custos de conversão

Solução

Armário do sistema de controlo pré-instalado  

Armário do sistema de controlo com barcas de terminação VIP e cabos de sistema instalados

A Trinseo optou pelo S800 da ABB para o novo sistema de controlo, cujas placas I/O são ligadas aos sinais de campo através de fios individuais. Para que a conversão fosse realizada de forma rápida e sem falhas, a empresa implementou no lado I/O barcas de terminação passivas da série VIP VARIOFACE Professional que aplicam os sinais de comando 1:1 num conector multipolar.

Os módulos distinguem-se por um design robusto e compacto. Os conectores do sistema de cablagem VIP são também robustos, uma vez que são produzidos por injeção através de um processo de fabrico especial. Assim, os fios individuais não ficam danificados durante a montagem.

O desafio consistia em equipar também as réguas de bornes no campo com um conector multipolar. Esta tarefa foi realizada pela primeira vez com adaptadores de borne que, em vez de fios individuais, são montados diretamente nas réguas de bornes. Neste caso, é necessário tomar em especial consideração as condições da instalação existente e evitar falhas. Por esse motivo foram criadas variantes para bornes de um andar e dois andares, bem como para montagem à esquerda e à direita. Um código de cores garante a atribuição simples e a verificação rápida dos sistemas.

Para a realização de testes práticos, o conceito foi primeiro verificado e otimizado num sistema miniatura. Em seguida começou a conversão, concluída ao final de um ano. "Tivemos de migrar 2500 sinais de I/O", indica Wim van Drongelen. "Todos os sinais têm de ser registados e estruturados de acordo com o novo conceito. Os quadros de distribuição de I/O e o software foram então preparados e fornecidos em oito meses".

Após a instalação dos quadros de controlo e a remoção de fios individuais antigos, foram montados os adaptadores de bornes e colocados os cabos de sistema previamente instalados. Graças à construção estruturada do sistema, após as verificações de plausibilidade não foram necessários controlos a 100% dos sinais. Apenas foi verificado por amostragem um sinal por adaptador.

Resultado

Graças à utilização de soluções de adaptação criadas especificamente para as unidades e os componentes padrão da gama de cablagem de sistema da Phoenix Contact, a Trinseo implementou agora a tecnologia de comando de forma estruturada e clara.

Adaptadores de bornes, cabos de sistema pré-montados e barcas de terminação passivas permitem, em conjunto com os quadros de distribuição pré-instalados, uma troca rápida e sem falhas do sistema de controlo. A quantidade de I/O a testar é reduzida entre 15 a 20%. Isto permitiu diminuir o tempo de conversão, incluindo teste de esforço, para duas semanas, levando também a uma redução dos custos. Além disso, a produção pôde também ser retomada mais rapidamente.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar