Encaminhamento de sinal à medida economiza espaço na sala de controlo

Encaminhamento de sinal à medida economiza espaço na sala de controlo

Economia de espaço

Ganhe espaço na sala de controlo com conceitos de marshalling de construção compacta para a engenharia de processos.

As suas vantagens

  • Diminuição dos custos de marshalling devido à redução até 20 por cento dos quadros de comando
  • Apoio de planeamento e de posicionamento específico do projeto
  • Conceito completo de encaminhamento de sinal de um único fornecedor
  • Apenas um interlocutor para todos os componentes

Aplicação

Os sinais analógicos e binários convencionais ainda são a forma de sinal utilizada mais comum nos sistemas de engenharia de processos. Este tipo de transmissão de sinal é o mais fácil de manusear e de diagnosticar, no entanto, esta cablagem paralela clássica é quem requer mais espaço na sala de controlo.

Dependendo dos sistemas, várias centenas, ou mesmo até alguns milhares, de sinais no campo têm de ser ligados nas placas IO da tecnologia de automação central com todos os pares de fios. Todos os cabos para sensor ou para atuador são reunidos em caixas de ligação de campo, as designadas caixas de junção, e são transportados por cabos mestre com elevado número de polos até à sala de controlo central. Aí encontram-se quadros ou armações de marshalling, onde estes cabos mestre são colocados continuamente com os diferentes sinais. Nesse local, os módulos de interface dependentes do tipo de sinal realizam o encaminhamento cruzado até às diferentes placas IO dos DCS. Os módulos de interface e as placas IO da tecnologia de automação encontram-se geralmente em quadros ou armações separadas.

Torna-se rapidamente claro que é necessário ter em consideração muitos detalhes para garantir um encaminhamento de sinal eficiente. Tanto os operadores da unidade como os escritórios de planeamento e os fornecedores de tecnologia de automação estão igualmente interessados em conceitos de marshalling de construção compacta. No fundo, pretende-se minimizar o número de quadros de comando para que, dessa forma, seja possível reduzir o tamanho e os custos de toda a sala de controlo. Outro ponto a considerar é a abertura face à migração.

Estrutura exemplificativa de um encaminhamento para sinais de segurança intrínseca

Estrutura exemplificativa de um encaminhamento para sinais de segurança intrínseca

Solução

Sala de controlo de um sistema de engenharia de processos  

Sala de controlo de um sistema de engenharia de processos

As condições e a tecnologia de automação determinam se um conceito de marshalling está correto ou errado. Ao longo das décadas, houve muitas alterações nas possibilidades de encaminhamento de sinais, sobretudo, na densidade de sinais.

Enquanto fornecedor de todos os componentes entre sistema de controlo e campo, dispomos de experiência internacional com muitos clientes finais e fornecedores de DCS e oferecemos-lhe um portfólio abrangente dos mais diversificados componentes de marshalling que lhe permite selecionar livremente as densidades de sinal.

Até 20 por cento de economia de espaço devido ao encaminhamento de sinal à medida  

Até 20 por cento de economia de espaço devido ao encaminhamento de sinal à medida

Há décadas que desenvolvemos módulos de interface especiais e soluções de cablagem que são adaptadas aos diferentes componentes IO dos maiores fabricantes de sistemas de controlo e aos requisitos locais dos operadores.

Além das réguas de bornes ou dos bornes de marshalling, dos módulos de interface passivos e de relé, também produzimos todos os componentes de interface ativos, como separadores de alimentação com certificação SIL, duplicadores de sinal IS, módulos de comando de válvula, proteção contra sobretensão e relés de segurança.

Devido ao recurso a tecnologias modernas, todos estes equipamentos são desenvolvidos com otimização de temperatura e num formato muito estreito. Por exemplo, é possível separar e efetuar marshalling em 1024 entradas analógicas de forma intrinsecamente segura num quadro com 80x80 cm. Isto representa uma economia de espaço de aproximadamente 20 por cento. São facilmente montadas através de um sistema de suporte robusto, o Termination Carrier, o que garante economia de espaço no quadro, e são rapidamente ligadas pelo conector de sistema.

Do aconselhamento ao fornecimento – tudo de um só fornecedor

Quadro de comando com elevada densidade de integração  

Quadro de comando com elevada densidade de integração

Os nossos produtos são utilizados praticamente em todos os sistemas de engenharia de métodos em qualquer lugar do mundo, em conjunto com todos os sistemas de controlo comuns. Graças a este conhecimento, desenvolvemos o conceito de marshalling ideal para a sua sala de controlo: expansões mais pequenas e migrações para novos sistemas.

Em colaboração consigo, selecionamos os produtos certos, ajudamo-lo com os esquemas elétricos e fornecemos, juntamente com os nossos parceiros, tudo de um único fornecedor – entre em contacto connosco.

Os nossos produtos

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar