BASF aposta num relé de acoplamento inovador

Acoplador de relés e optoacoplador da BASF em Ludwigshafen

Segundo a opinião geral, na área dos relés de acoplamento já não existem verdadeiras inovações.

De forma natural, os dispositivos auxiliares universais e robustos utilizados recorrentemente na indústria. Com efeito, cumprem as suas funções entre controlador e sistema de modo quase invisível: adaptar sinais, separá-los de forma galvânica e multiplicá-los.

No entanto, os relés de acoplamento da nova geração também são um auxílio importante para reduzir os custos. Em Ludwigshafen, a BASF aposta num sistema acoplador de relés e de optoacoplador inovador da Phoenix Contact.

Aplicação

Desde a sua fundação, a BASF transformou a sua fábrica em Ludwigshafen na maior área mundial relativa a uma empresa química.

Um exemplo da gama de produção é a fábrica de vitaminas, onde são produzidas as vitaminas A e E lipossolúveis. Quase todos os precursores das sínteses dispendiosas são produzidos na fábrica e são fornecidos diretamente para a fábrica de vitaminas através de tubagens. O controlo da produção é assumido por sistemas de gestão de processos modernos, cujos cabos de sinais são conduzidos através de armações de marshalling padronizadas.

Para amplificação dos sinais no sistema de sensores, são utilizados relés de acoplamento com apenas 6,2 mm de espessura do sistema PLC-INTERFACE da Phoenix Contact. Os módulos PLC-INTERFACE de estrutura idêntica destinam-se à adaptação dos sinais de resposta do lado do campo ao controlador.

Solução

PLC-INTERFACE da Phoenix Contact  

PLC-INTERFACE da Phoenix Contact

Sobretudo a capacidade de encaixe do acoplador de relés e do optoacoplador constitui uma vantagem. Dependendo da tensão, da potência e da frequência de arranque, todos os canais podem ser adaptados de forma ideal à aplicação.

Caso as condições alteradas requeiram um optoacoplador em detrimento de um relé, se assim desejar, pode optar posteriormente por uma adaptação mista, que é realizada em poucos segundos e sem ter de soltar a cablagem.

As séries de construção disponíveis em todas as tensões de comando comuns estão igualmente disponíveis, de forma facultativa, com tecnologia de mola de tração ou de ligação de parafuso.

O sistema é completado por acessórios úteis como diferentes pontes, placas de isolamento, módulos de potência e placas de marcação de equipamentos do programa de réguas de bornes padrão da Phoenix Contact.

Resultado

O sistema PLC-INTERFACE economiza custos segundo a fórmula que se segue: reduzir a necessidade global de espaço, as despesas de cablagem, o tempo necessário e as despesas de montagem. Além disso, ainda permite melhorar a clareza e aumentar a segurança.

A chave para isso é o sistema de pontes PLC encaixável e resistente a vibrações. O isolamento seguro entre entrada/saída e o modelo do relé no grau de proteção IP67 foram dois critérios de decisão importantes que levaram a BASF a optar pelo PLC-INTERFACE da Phoenix Contact.

Apesar das sensibilizações para os custos, no setor químico, a segurança assume a máxima importância.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar