Solução para monitorização de jazidas

Resumo

Jazida com colaborador  

Monitorizar jazidas de petróleo e gás

  • A digitalização dos campos de petróleo possibilita custos de produção menores graças a um diagnóstico mais rentável e a uma monitorização mais eficiente.
  • O Oil and Gas Monitor da Phoenix Contact capta dados analógicos e digitais nas bombas de petróleo e transmite-os de forma segura para uma sala de controlo.
  • Na sala de controlo podem ser apresentados diretamente os dados captados e processados por um sistema de controlo de nível superior.

Aplicação

Colaborador observa bomba de extração à distância  

A tendência é a digitalização de jazidas

Os campos de petróleo são sistemas constituídos por bombas distribuídas e que funcionam independentemente. Estas bombas estão, por vezes, afastadas vários quilómetros entre si. É frequente não existir cablagem de rede entre as estações de bombagem. Geralmente, também não existe rede GSM que possa ser utilizada para a transmissão de dados.

Contudo, existe há alguns anos a tendência de digitalizar tantos os campos de petróleo novos como os antigos (Digital Oilfield). Graças a esta digitalização, é possível realizar um diagnóstico mais rápido e rentável, bem como uma monitorização mais eficiente. No passado, os colaboradores tinham de atravessar terrenos inóspitos nas mais diversas condições meteorológicas e visitar cada bomba para registar os dados.

Com a ajuda da monitorização digital, podem ser registados, no caso mais simples, sinais de entrada binários que indicam, por exemplo, as posições das válvulas. No entanto, também podem ser registados sinais analógicos. Entre eles contam-se as temperaturas, pressões e também caudais. Os sinais são apresentados e processados numa sala de controlo a grande distância. A transmissão de sinal segura tem aqui prioridade. Apenas uma transmissão de dados robusta e adequada para a indústria permite uma supervisão contínua de todas as plataformas de extração.

Um outro requisito importante para os produtos utilizados relaciona-se com o facto de que os sistemas se encontram, em grande parte, ao ar livre. As condições ambientais requerem intervalos de temperatura maiores e também certificações para áreas com atmosfera potencialmente explosiva.

Solução

A solução da Phoenix Contact é composta por três funções principais:

  1. Compilação dos dados da área com atmosfera potencialmente explosiva/não potencialmente explosiva
  2. Transmissão segura de dados através de uma rede sem fios em malha
  3. Transmissão dos dados para um sistema SCADA/DCS ou apresentação dos dados

Na bomba de óleo são recolhidos sinais da Zona 1 e 2 e enviados ciclicamente através de Trusted Wireless. Na sala de controlo, os dados registados são apresentados em monitores separados e, opcionalmente, transmitidos para um sistema SCADA/DCS de nível superior. Para isso, são utilizadas interfaces de software abertas. A Phoenix Contact disponibiliza interfaces reconhecidas para esse fim, suportadas por muitos fabricantes de sistemas, como, por ex., OPC, Modbus, SQL Server, MySQL. Além disso, existe a possibilidade de utilizar comunicação TCP/IP aberta.

Topologia da monitorização de jazidas

Vista geral das funções da monitorização de jazidas

Solução para jazidas da Phoenix Contact  

Solução completa para monitorização de jazidas

Monitorizar em segurança poços de petróleo e gás

Com o Oil and Gas Monitor da Phoenix Contact, pode monitorizar os seus poços de petróleo e gás de forma fiável e económica mesmo a grandes distâncias.

  • Componentes com intervalo de temperatura alargado
  • Alcances de até vários quilómetros graças a taxas de transmissão de dados ajustáveis
  • Diagnóstico remoto prático e abrangente da rede de rádio com software de diagnóstico
  • Funcionamento em paralelo de várias redes em canais diferentes

Vantagens

  • Fácil colocação em funcionamento e custos de instalação reduzidos em sistemas extensos graças a comunicação wireless
  • Aquisição de dados independente do local através de módulos para área com atmosfera potencialmente explosiva e com atmosfera não potencialmente explosiva
  • Transmissão de sinal segura e sem interferências através de uma rede sem fios encriptada e em malha
  • Possibilidade de transmissão de dados para um sistema SCADA/DCS e de apresentação dos dados no local
  • Flexibilidade na ligação de sinal a sistemas de gestão de processos graças a software de interface aberto

Produtos

DescriçãoTipoN.º de artigo
Sistema de monitorização de petróleo e gás (OGM) para automação completa e monitorização de um campo de petróleo por controlo remotoOGM I/O-CE2400188
Unidade OGM RG (Repeater/Gateway) para conversão de protocolos de rádio e extensão do alcance da rede sem fiosOGM RG-CE2402935
DescriçãoTipoN.º de artigo
Sistema de monitorização de petróleo e gás (OGM) para automação completa e monitorização de um campo de petróleo por controlo remotoOGM I/O-CE
Unidade OGM RG (Repeater/Gateway) para conversão de protocolos de rádio e extensão do alcance da rede sem fiosOGM RG-CE

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar