O sistema de relés reduz a necessidade de espaço e as despesas com cablagem em fresadoras

Resumo

Fresar a alta velocidade  

A velocidade máxima de corte das fresadoras é de 1000 metros por minuto

  • As fresadoras de alta velocidade da Röders TEC GmbH são utilizadas em todos os locais com elevados requisitos em termos de desempenho no arranque de aparas e de qualidade da superfície.
  • Para controlar as máquinas, são utilizados muitos relés de acoplamento que devem ser montados e cablados de forma eficiente.
  • Os módulos de relé da família de produtos Rifline complete não só reduzem o tempo de instalação como ainda economizam espaço no quadro de distribuição.

Perfil do cliente

Sede da Röders TEC  

A sede da Röders TEC encontra-se em Soltau

Entre outras coisas, as fresadoras de alta velocidade da Röders TEC GmbH, com mais de 2000 máquinas instaladas em mais de 50 países (situação em 2014), são utilizadas para a produção de moldes de alta precisão para a tecnologia médica e para carimbos de cunhagem de moedas.

A empresa mantém filiais na China, em França, nos EUA e no Vietname.

Aplicação

Fresadora de 5 eixos  

Uma compensação geométrica especial garante a máxima precisão

Para controlar as fresadoras, a Röders TEC recorre a uma grande variedade de relés de acoplamento, uma vez que é necessário implementar diferentes funções de comutação. "Utilizamos o módulo de relé RIF-0 rápido para acoplar sinais entre o controlador e o campo. Esse tipo de sinais pode ser, por exemplo, um chamado sinal de bem-estar de um aspirador de poeira com apenas 24 V e poucos mA.

Para a multiplicação de sinais, utilizamos o módulo de relé RIF-2 porque disponibiliza até quatro contactos inversores", informa Olaf Hartmann, responsável pela conceção elétrica das máquinas. A elevada velocidade de corte impõe requisitos especiais ao fuso, que, por essa razão, é alimentado com uma mistura de óleo/ar a cada três segundos. Um relé de estado sólido liga a respetiva bomba de óleo que transporta a mistura lubrificante. O relé trabalha sem desgaste, permitindo assim um funcionamento fiável da máquina.

Solução

Tecnologia de ligação push-in  

Elevado conforto operacional com tecnologia de ligação push-in

Considerando que as fresadoras incluem muitos relés de acoplamento, a eficência da montagem e da cablagem dos módulos assume uma enorme importância. "Esta é outra razão que nos fez optar por módulos de relé da família de produtos RIFLINE complete", esclarece Olaf Hartmann. "Porque os relés RIFLINE proporcionam uma cablagem simples e cómoda". Isso resulta da tecnologia inovadora push-in que permite a ligação segura, rápida e sem ferramentas de condutores rígidos e flexíveis com terminal ponteira a partir de uma secção transversal de 0,34 mm2. A força de inserção dos condutores foi reduzida em 50 por cento. O baixo esforço resulta num maior conforto operacional para o colaborador, assim como numa cablagem mais rápida, o que acaba por diminuir os custos. Para remover os condutores, o instalador só tem de pressionar o botão para que a mola se solte.

O portfólio RIFLINE inclui módulos de relé estreitos numa largura total de apenas 6,2 mm com um contacto inversor, bem como módulos de relés de potência com dois, três ou quatro contactos inversores. Além disso, estão disponíveis módulos de relé semelhantes a um contactor miniatura. Clips de fixação para relé e módulos funcionais encaixáveis com indicador luminoso por LED, proteção contra as inversões de polaridade e ligação de proteção completam o espectro de potência. Caso a aplicação exija uma alta frequência de comutação, também é possível utilizar relés semicondutores sem desgaste nas variantes de base RIF-0 e RIF-1. O destaque da gama é assumido por um módulo temporizador encaixável estreito com as três funções de temporizador: atraso à operação, com ligação em intervalos e unidade de flash. Neste caso, o utilizador pode ajustar quatro intervalos de tempo de 0,5 segundos a 100 minutos. Tal como acontece com todos os módulos funcionais padrão de igual construção, o módulo que transforma o RIFLINE complete num relé temporizado pode ser ligado a todas as variantes de RIF-1 até RIF-4.

Resultado

O RIFLINE complete utiliza as pontes, o material de marcação e os conectores de teste da gama de réguas de bornes CLIPLINE complete da Phoenix Contact, que já é preferida por inúmeros utilizadores. Por isso, existe uma redução do esforço de planeamento, compra e de armazenamento dos componentes.

"A gama de acessórios conjunta revela-se uma verdadeira vantagem para nós, porque já nos permite utilizar há muito tempo as réguas de bornes que também podem ser ligadas com a tecnologia push-in", conclui Hartmann. As vantagens da tecnologia de ligação oferecem muitos mais componentes como controladores, o sistema de I/O, condicionadores de sinal ou arrancadores de motor híbrido.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar