Os arrancadores de motor híbridos aumentam a disponibilidade de correias transportadoras

Resumo

Soluções de filtragem da Hengst  

As soluções de filtragem da Hengst garantem que os motores trabalham de forma mais limpa e eficiente

  • A Hengst SE & Co. KG desenvolve e fabrica soluções de filtragem de elevada qualidade que asseguram um funcionamento limpo e eficiente de motores em automóveis, veículos comerciais e navios.
  • Para o acionamento das correias transportadoras nos sistemas de montagem são utilizados arrancadores de motor híbridos da Phoenix Contact.
  • A Hengst decidiu-se pelos arrancadores de motor híbridos devido ao seu formato robusto, cablagem e utilização fáceis e vida útil dez vezes superior. Isto aumenta a disponibilidade do sistema.

Perfil do cliente

Soluções de filtragem da Hengst  

Os sistemas são utilizados em automóveis e veículos comercias, entre outros (fonte da imagem: Hengst)

A empresa familiar Hengst SE & Co. KG foi fundada em 1958 em Münster.

Cerca de 3000 funcionários desenvolvem e fabricam sistemas de gestão de fluidos e de filtragem multifuncionais e de elevada qualidade para motores de automóveis, veículos comerciais, navios e motores estacionários.

Estes sistemas garantem que os motores e as máquinas trabalham de forma mais limpa e eficiente.

Aplicação

Sistemas de produção  

Os sistemas de produção são planeados, construídos e instalados internamente

Os produtos da Hengst apresentam uma elevada integração vertical do fabrico. Isto permite uma independência de fornecedores externos, bem como um elevado nível de flexibilidade e qualidade. Os sistemas de produção fabricados internamente, incluindo o software e a construção elétrica, são planeados, construídos e montados internamente, sem exceções. Assegura-se assim que os sistemas cumprem os requisitos especiais, apresentam uma elevada disponibilidade e que a manutenção é otimizada para as próprias necessidades.

A qualidade dos componentes utilizados nos sistemas, a operação fácil e a longa vida útil dos componentes é muito importante. Perante este cenário, a Hengst utiliza arrancadores de motor híbridos da família de produtos CONTACTRON da Phoenix Contact para operar as correias transportadoras instaladas em sistemas de montagem de elevada qualidade.

Solução

Arrancador de motor híbrido no quadro de distribuição  

Economiza espaço no quadro de distribuição: quatro funções num dispositivo

Os arrancadores de motor híbridos iniciam e invertem de forma fiável e com desgaste reduzido os motores assíncronos trifásicos instalados nos sistemas de montagem. Com a função de sobrecarga integrada, protegem também o motor contra eventuais bloqueios. Além disso, comunicam as avarias ocorridas, tal como um relé de proteção de motor convencional. Se necessário, param o acionamento em segurança de acordo com a diretiva Máquinas, atingindo assim PL e conforme DIN EN ISO 13849-1 e SIL 3 conforme EN 62061. Os arrancadores de motor híbridos CONTACTRON reúnem assim quatro funções numa largura total de 22,5 mm. Uma estrutura convencional equivalente seria composta por dois contactores, para a rotação normal e inversa, dois contactores de paragem de emergência e um relé de proteção do motor. A necessidade de espaço no quadro de distribuição também é significativamente reduzida.

A tecnologia de arrancadores de motor híbridos CONTACTRON da Phoenix Contact combina tecnologia de semicondutores sem desgaste com a robusta tecnologia de relés, controladas através de um microcontrolador. Enquanto os semicondutores assumem os processos de ligação e desligamento dos motores, os contactos de relé conduzem a corrente sem perdas. Daí resulta uma comutação com pouco desgaste e um alívio considerável dos contactos de relé.  Além disso, esta abordagem dispensa dissipadores de calores complicados e dispendiosos. Além disso, a vida útil dos arrancadores de motor híbridos é dez vezes superior em comparação com dispositivos de comutação puramente eletromecânicos.

Além disso, o circuito de fecho e de carga integrado reduz significativamente o esforço de cablagem, visto que apenas são necessárias seis ligações para o circuito principal. Na parte frontal do invólucro é possível ajustar continuamente a corrente nominal do motor e verificar o estado dos dispositivos através de LED. Os erros também são comunicados para a central de comando através de um contacto inversor livre de potencial. Os circuitos de proteção incorporados asseguram que os dispositivos comutam em segurança mesmo em ambientes adversos. Devido ao baixo consumo de corrente das entradas de controlo, é possível um controlo diretamente através do PLC.

Resumo

Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto na Hengst  

Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto na Hengst

A Hengst utiliza os arrancadores de motor eletrónicos da Phoenix Contact há muitos anos. "O formato robusto, bem como a cablagem e operação fáceis, foram os critérios que nos levaram a optar pelo Contactron", informa Alfons Lehmbrock, engenheiro de projeto do fabrico de máquinas interno.

A vida útil dez vezes superior representa também uma grande vantagem, dado que a Hengst trabalha com elevadas frequências de comutação. Assim, os ciclos de manutenção prolongam-se consideravelmente e aumenta a disponibilidade do sistema. Os arrancadores de motor híbridos adequados para modelos de motor com uma potência até cerca de 3 kW podem não só ser utilizados nas correias transportadoras, como também em pequenos sistemas de elevação de cargas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Outras informações

Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar