GP Joule constrói parque de carregamento como modelo na sede da empresa em Reußenköge

Resumo

Parque de carregamento empresarial da GP Joule  

Parque de carregamento empresarial da GP Joule

  • A GP Joule especializou-se em energias renováveis – desde o planeamento, passando pela construção de sistemas, até à gestão empresarial.
  • Isto inclui também o carregamento de maiores frotas de veículos elétricos com energias renováveis conforme necessário
  • Como solução, foi implementado com sucesso um sistema de gestão de energia com ligação a um backend OCPP com o apoio da North-Tec e da Phoenix Contact.
  • Este sistema aberto e futurista une as mudanças na mobilidade às mudanças na energia e serve de modelo para parques de carregamento futuros.

Perfil do cliente

A GP Joule especializou-se na utilização inovadora de energias renováveis – na qualidade de parceira de empresas, municípios e investidores de todos os setores das energias renováveis. A GP Joule constrói, comercializa e opera parques energéticos em todo o mundo com excelentes capacidades de dimensionamento e potências nominais superiores a várias centenas de Megawatt.

Aplicação

Dr. Fabian Sösemann e Eng. (FH) Ralf Breckling  

Dr. Fabian Sösemann e Eng. (FH) Ralf Breckling

As mudanças na mobilidade enfrentam muitos desafios – por exemplo, o carregamento de grandes frotas automóveis sem uma expansão maciça das ligações à rede de alimentação existentes. "A nossa oferta inclui também conceitos personalizados de E-Mobility e de energia para comerciantes, empresas e municípios", explica Dr. Fabian Sösemann, diretor do departamento de fornecimento de energia e jurídico na GP Joule em Reußenköge. "Consideramos que as mudanças na mobilidade introduzidas pela E-Mobility são o propulsor no sistema."

A empresa opera uma frota própria com 28 veículos elétricos de raça pura – dos quais dois terços são carregados na sede da empresa em Reußenköge. Para isso, estão disponíveis quase 1,5 MWp de energia solar e ainda uma unidade de biogás. "O grande desafio consiste na alimentação das cargas com aproveitamento máximo do potencial das energias renováveis", refere Sösemann, "sobrecarregando o menos possível a rede elétrica convencional." Por esse motivo, o conceito de carga do estacionamento com carregamento elétrico empresarial também deve resultar de uma baixa utilização de recursos.

Solução

Contadores de energia, módulos RCM e controladores de carregamento no quadro de distribuição central  

Contadores de energia, módulos RCM e controladores de carregamento no quadro de distribuição central

A solução é um sistema mestre-escravo com a tecnologia de carregamento no quadro de distribuição central. As aplicações e os processos são controlados a partir daí. A comunicação necessária para o processo de carregamento conforme IEC 61851 modo de carregamento 3 é implementada nos pontos de carregamento com controladores de carregamento da série EV CC Advanced da Phoenix Contact.

Os contadores de energia aferidos ligados diretamente aos controladores de carregamento através de um bus de série fornecem as informações sobre os valores de potência atuais necessárias para a gestão da carga. A interligação dos controladores de carregamento e dos leitores de cartões RFID baseia-se numa rede Ethernet que envia os dados para pós-processamento no controlador central – um Axioline 1050 da Phoenix Contact programado com o ambiente de desenvolvimento PC Worx conforme IEC 61131.

Apresentação da gestão da potência no quadro de distribuição central  

O monitor no quadro de distribuição central apresenta a gestão da potência

Enquanto especialista para o controlo de unidades de biogás e tecnologia de automação, a North-Tec Maschinenbau GmbH de Bredstedt co-desenvolveu a solução de carregamento. Os processos de regulação são implementados através de cartões de carregamento com diferentes prioridades de acordo com o fim de utilização do veículo a carregar em conformidade com a energia renovável disponível. "Pretendemos monitorizar continuamente a rede e assim otimizar o consumo de corrente próprio", explica Ralf Breckling, gerente da North-Tec. "O estacionamento com carregamento elétrico da GP Joule encontra-se no final do ramal da rede elétrica do operador da rede de distribuição local – esta posição é análoga às condições em inúmeros parques de estacionamento."

Efetivamente, com o crescente número de carregamentos de veículos elétricos, é expectável um congestionamento da potência de carga economicamente viável e implementável. "O nosso conceito de carregamento pode ser transferido para os casos de aplicação atuais sem qualquer problema", indica Sösemann, referindo ainda a necessidade de uma retenção de dados concentrada no controlador: "Graças à junção de todos os sinais num painel de controlo, também podemos explorá-los na área do grupo de balanço."

O conceito mestre-escravo tem ainda outra vantagem: graças à concentração de poucos componentes inteligentes em apenas um quadro de distribuição, também a manutenção do sistema é mais clara e fácil.

Resultado

Para a frota de veículos elétricos da empresa na sede da GP Joule em Reußenköge foi implementado um sistema de gestão de energia com parque de carregamento baseado na abordagem mestre-escravo. Sösemann resume: "Na qualidade de especialistas em energias renováveis, também progredimos bastante com as alterações na mobilidade." A tecnologia de carregamento e a plataforma de hardware para processamento de algoritmos para distribuição de energia têm origem na Phoenix Contact. Em cooperação com o parceiro de desenvolvimento North-Tec, foi criado um sistema aberto e futurista que une eficientemente as mudanças na mobilidade às mudanças na energia, sendo assim um modelo para os parques de carregamento do futuro.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar