XJ Group Corporation

Troca rápida da bateria graças a conectores da Phoenix Contact

a_0059048  

Mobilidade inteligente: a China dedica-se ao transporte elétrico de pessoas

A XJ Group Corporation produz e fornece sistemas de geração, transmissão e distribuição de corrente. Esta empresa oferece também conversores DC, equipamento de proteção e tecnologia de automação e equipamento elétrico para tráfego ferroviário, contadores de corrente inteligentes, sistemas AMR e de automação de redes de distribuição.

Entre os seus clientes estão empresas de distribuição energética na China, Turquia, Indonésia, Brasil, Tailândia e Índia. A empresa foi fundada em 1947 e está sedeada em Xuchang, na China. Desde 2011, XJ Group Corporation atua como subsidiária da China Electric Technology Equipment Co., Ltd.

Aplicação

Autocarros elétricos  

As baterias dos autocarros são trocadas de forma totalmente automática

No Império do Meio, a mobilidade elétrica já faz parte do quotidiano. Também o transporte de passageiros na cidade portuária de Qingdau, no leste da China, é cada vez mais realizado através de autocarros elétricos, com o objetivo de reduzir as emissões poluentes.

Para manter os tempos de paragem dos autocarros para o carregamento das baterias tão baixo quanto possível, os projetistas decidiram-se por um conceito de bateria trocável – o battery swapping. Neste conceito, é realizada a substituição totalmente automática das baterias gastas por baterias carregadas numa estação de troca equipada com robôs em ambos os lados. As baterias são substituídas em aproximadamente sete minutos e então o autocarro pode prosseguir a sua marcha. A XJ Group Corporation chinesa dedicou-se à pesquisa de conectores adequados para a frota de autocarros.

Solução

Conectores da Phoenix Contact  

Os conectores da Phoenix Contact são resistentes a vibrações e transmitem até 400 A

Os sistemas de troca de baterias requerem sistemas de ligação 100% fiáveis e robustos, uma vez que cada minuto de falha custa dinheiro. A Phoenix Contact desenvolveu especialmente para veículos comerciais elétricos de utilização contínua um conector adequado para esses requisitos.

Uma vez que as baterias são expostas a um stress extremo provocado pelos múltiplos carregamentos e descarregamentos diários, o carregamento tem de provocar pouco desgaste e, no entanto, ser rápido. Graças ao módulo de dados integrado, para além da gestão precisa e da monitorização do processo de carregamento, também é possível monitorizar a temperatura para evitar possíveis sobreaquecimentos.

Uma vez que as grandes dimensões dos autocarros não permitem que sejam estacionados com precisão milimétrica, é necessário compensar os desvios no posicionamento dos veículos através, por exemplo, de pinos de guia amortecidos por mola e de centragem automática no processo de encaixe. Estes também agem como amortecedor de vibrações durante a viagem e garantem uma ligação à prova de avarias. Graças às suas dimensões e características do material, este sistema de ligação foi concebido para correntes até 400 A e tensões até 750 V.

Entretanto, já foram fornecidos mais de 6000 pares de conectores para a China. As baterias de aproximadamente 40 autocarros são trocadas duas a três vezes por dia. Isto significa que, até agora, foram realizadas no total mais de 100.000 trocas de bateria. Os conectores da Phoenix Contact cumpriram a sua função totalmente sem falhas.

Resultado

O conceito de bateria de substituição DC da Phoenix Contact adequa-se perfeitamente a veículos comerciais utilizados em cidades e municípios, empilhadores, veículos de transporte, bem como ao transporte de passageiros. Este sistema transmite correntes de até 400 A e tensões de até 750 V DC.

Graças à compensação da tolerância do processo de encaixe e ao amortecimento de vibrações durante a marcha, este sistema de ligação garante um contacto seguro mesmo com grandes esforços mecânicos – e isto em mais de 10.000 ciclos de encaixe e remoção. Este conceito de bateria trocável inclui também um módulo de dados integrado para consulta do estado da carga e possibilita que as entidades operadoras monitorizem todos os processos de carregamento para evitar tempos de inatividade provocados por falhas de funcionamento.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar