Heldele GmbH

Postos de abastecimento de design da Heldele

Postos de abastecimento de design da Heldele  

Tampa inteligente: a tomada de carregamento só abre para pessoas autorizadas

A Heldele GmbH é uma das principais empresas de fornecimento de serviços de tecnologia de comunicação e elétrica no sul da Alemanha. Esta empresa, com sede em Salach, conta com aproximadamente 500 colaboradores e oferece produtos, sistemas e serviços principalmente a nível de eletrónica, TI e tecnologia de comunicação, bem como de automação.

O círculo de clientes inclui não só o comércio e a indústria, mas também autoridades públicas e profissionais liberais. As energias renováveis pertencem, há algum tempo, ao leque de serviços desta empresa que, com a típica modéstia suábia, se autodenomina de empresa artesanal. Para além da energia fotovoltaica, para a qual fundou um centro de competência em conjunto com parceiros de sistema, a Heldele também está ativamente presente na E-mobility.

Aplicação

EV Charge Controller numa estação CAP  

O EV Charge Controller (à esquerda, na figura) é ideal para o invólucro esbelto das estações CAP

Ao desenvolver uma nova estação de carregamento, o responsável da Heldele GmbH rapidamente esclareceu que a empresa não pretende simplesmente colocar no mercado uma nova estação de carregamento. A ideia dos especialistas em eletricidade e comunicação é a seguinte: conceber a estação de carregamento elétrico de forma interativa e equipá-la com funções de conforto e informação adicionais para o condutor.

Para se distinguir das estações ou postos de carregamento elétrico comuns, a Heldele contratou um reputado designer industrial. O seu objetivo foi criar uma inovadora linguagem de formas que também pudesse fazer sentido para utilizadores finais que prezem objetos de estilo. O resultado foi a séria de estações de carregamento inteligentes "CAP" na típica cor de laranja da Heldele. Este conceito tem em conta o caráter modular das estações de carregamento elétricas da Heldele. São fáceis de montar e, graças aos diferentes formatos, são extremamente reconhecíveis.

Para operar de forma rentável a infraestrutura de carregamento e poder disponibilizar muitos pontos de carregamento, a Heldele requeria um sistema de gestão para as suas estações de carregamento que pudesse tratar da comunicação completa com o back-end e das funcionalidades de controlo e monitorização.

Solução

Debaixo da tampa estão muitos produtos da Phoenix Contact que tornam o carregamento AC seguro e prático. Graças às dimensões compactas, a equipa de desenvolvimento da Heldele, liderada pelo gestor de projeto Georg Thomas, optou pelo EV Charge Controller da Phoenix Contact. Este aparelho com as dimensões de um disjuntor diferencial controla a comunicação completa com o veículo a carregar (Handshaking) e assume todos os processos de controlo relacionados com o carregamento, como o bloqueio do conector, o desbloqueio e a sinalização.

O controlador integrado opcional ILC 150 ETH e o router de rede móvel com UMTS/HSPA permitem a utilização nos mais diversos cenários de aplicação. A tomada e o conector de carga da infraestrutura para o carregamento AC também estão incluídos nesta solução. Com base nas bibliotecas de software da Phoenix Contact, a equipa da Heldele desenvolveu especificamente para o cliente o software para a comunicação da estação de carregamento com o back-end, a autenticação dos utilizadores, o seguimento do processo, o histórico de carregamento e a faturação.

Resultado

EV Charge Controller  

O EV Charge Controller cumpre todas as funções de controlo

O EV Charge Controller controla e monitoriza o processo de carregamento conforme a norma IEC 61851-1 no modo 3. Uma vez que todas as funções de controlo necessárias para o carregamento estão incluídas num único dispositivo, a estação de carregamento não requer um controlador adicional.

O EV Charge Controller é configurado através dos botões DIP na parte frontal do invólucro. Dez botões DIP diferentes dão origem a aplicações distintas, desde Wallboxes simples a instalações complexas de estações de carregamento individuais ou ligadas em rede. A corrente máxima permitida pode ser ajustada através de um interruptor rotativo num intervalo de 5 a 80 A. As entradas digitais adicionais permite a utilização em diferentes aplicações.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar