Bechtle: parque de estacionamento para colaboradores com estações de carga para 50 veículos elétricos

Resumo

Parque de estacionamento para veículos elétricos da Bechtle  

50 veículos elétricos podem ser carregados no novo parque de estacionamento da Bechtle AG

  • A Bechtle AG, a maior empresa de sistemas de tecnologia da informação da Alemanha, adotou o tópico da eletrificação da frota de veículos como parte da sua estratégia de sustentabilidade.
  • 50 postos de carga deverão ser integrados no parque de estacionamento e alimentados por sistemas fotovoltaicos no telhado.
  • A RTB GmbH & Co. KG desenvolveu uma solução de carga com tecnologia de carregamento e componentes da Phoenix Contact para as circunstâncias específicas do edifício.
  • A solução de carga no parque de estacionamento facilita o desenvolvimento da frota elétrica da Bechtle.

Perfil do cliente

Rainer Kury e Torsten Kocher da Bechtle AG  

Rainer Kury (esquerda) e Torsten Kocher da Bechtle AG

Também a Bechtle AG planeia eletrificar a sua frota de veículos.

"O nosso objetivo é aumentar a médio prazo a percentagem de veículos de serviço elétricos e híbridos para 10 por cento", explica Rainer Kury do departamento de comunicação empresarial da Bechtle. "O interesse numa conversão aumenta constantemente."

Aplicação

Parte do concurso para um novo parque de estacionamento para colaboradores era o requisito da possibilidade de carregar 50 veículos elétricos. Outros requisitos eram a facilidade de ampliação, a faturação conforme a legislação de calibração de contadores de energia, e ainda um sistema de gestão energética orientado para a utilização de energias renováveis.

Os parques de estacionamento atuais com estrutura em aço não são atravessados por paredes mestras. O formato aberto caracteriza-se por colunas verticais de aço e por travessas transversais. Com colunas verticais assentes no solo seria necessária uma proteção contra colisão, o que ocuparia espaço valioso e aumentaria os custos. A parede mestra ausente faz falta à instalação de uma Wallbox. Assim, apenas os suportes de aço estreitos estavam à disposição para a instalação dos postos de carga.

Os postos de carga devem ser seguros e fiáveis, integrando-se esteticamente no conjunto arquitetónico. Além disso, os sistemas elétricos comerciais têm de ser verificados regularmente e os custos para o fazer não devem aumentar linearmente com a quantidade de postos de carga.

Solução

Componentes de controlo e dispositivos de proteção e comutação no quadro de comando central  

Componentes de controlo e dispositivos de proteção e comutação no quadro de comando central

"O empreiteiro geral para a construção do parque de estacionamento foi a Goldbeck, sedeada em Bielefeld", disse Rainer Kury. "Apenas o mínimo indispensável deveria ocupar espaço no parque." Por isso, o posto de carga é constituído apenas por uma tomada de carga tipo 2, um dispositivo de leitura RFID para identificação do utilizador e LED locais para indicação de estado. Os dispositivos de proteção e comutação, controladores de carregamento e contadores de energia estão integrados no quadro de comando central.

"Visto que num posto de carga não estão instalados componentes ativos transmissores de energia," explica Torsten Kocher do departamento de Facility Management da Bechtle AG em Neckarsulm, "a manutenção necessária aos postos de carga individuais reduz-se a uma inspeção visual e funcional simples." Desde que nenhum veículo esteja em carregamento, não existem tensões superiores a 12 V no posto de carga. A inspeção dos dispositivos de proteção e comutação críticos é feita na sala técnica central.

Para o controlador de carregamento, os especialistas em eletromobilidade da RTB optaram pela utilização do EV Charge Control Basic da Phoenix Contact – em combinação com a monitorização de corrente de fuga DC EV-RCM. Esta combinação garante uma elevada disponibilidade e previne intervenções de manutenção desnecessárias através de uma função automática de reinício, depois de um dos veículos causar uma corrente de falha. Através da interface RS-485 de série e do protocolo supraordenado Modbus/RTU, os vários processos de carga podem ser autorizados após uma identificação bem-sucedida.

EV Charge Control Basic e contadores de energia no quadro de comando  

Os controladores EV Charge Control Basic e os contadores de energia no quadro de comando são controlados por um PC

O registo das correntes e potências de carga no momento e da energia já carregada é entretanto feita pelo contador de energia EEM-350, também da Phoenix Contact. Uma vantagem destes é que são dispositivos MID certificados. São assim contadores de energia adequados para a faturação de processos de carga conforme a legislação de calibração de contadores de energia.

"Neste sistema, incluímos ainda uma tecnologia de controlo de parques de estacionamento que, por exemplo, torna possível a vigilância dos lugares de estacionamento e uma orientação dinâmica do utilizador através do parque de estacionamento até ao próximo lugar de estacionamento livre", completa Kocher. "Assim, estacionar torna-se ainda mais cómodo."

Conclusão

Painéis solares no telhado do parque de estacionamento da Bechtle  

Os painéis solares no telhado do parque de estacionamento geram a energia para carregar os veículos

Da combinação das respetivas competências principais das empresas participantes nas áreas de tecnologia de controlo de parques de estacionamento, tecnologia de carregamento e processos de faturação foi possível implementar uma solução perfeitamente adaptada ao carregamento de frotas de veículos. Nesta foram considerados todos os aspetos necessários e específicos da construção e manutenção.

Simultaneamente, também foi implementada a utilização otimizada de energias renováveis. "O nosso sistema funcionou perfeitamente desde o primeiro instante", resumiu Torsten Kocher. "A solução RTB que utilizamos com componentes da Phoenix Contact tem um grau de maturidade que facilita o desenvolvimento da nossa frota elétrica."

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar