Solução de carregamento para veículos elétricos que oferece várias funções num espaço compacto

Resumo

Conector de carga AC para veículos tipo 2  

Com o conector de carga AC para veículos é possível carregar o veículo elétrico com corrente alternada

  • A mobilidade elétrica continua a aumentar, com a Holanda a assumir a liderança com uma rede de infraestruturas bem desenvolvida.
  • Empresas holandesas, como a Allego e Van der Sijs, desenvolvem pontos de carregamento inteligentes, equipados com uma função especial de gestão de energia.
  • O controlador de carregamento EV Charge Control Advanced controla e monitoriza o carregamento de veículos elétricos na rede de corrente alternada trifásica e troca dados com o controlador central.
  • Graças à utilização flexível e ao cumprimento das normas industriais relevantes, a Allego e a Van der Sijs optaram pela solução da Phoenix Contact.

Perfil do cliente

A Allego, fundada em 2013 pela operadora de rede elétrica Alliander, desenvolve soluções e infraestruturas de carregamento personalizadas para municípios, empresas e empresas de transportes. Com o objetivo de oferecer a todos os utilizadores uma opção de carregamento fácil, económica, bem como disponível em qualquer lugar e a qualquer hora, além de atuar na Holanda, a Allego atua também na Bélgica e Alemanha.

Aplicação

Pontos de carregamento especialmente concebidos para a gestão de energia  

Pontos de carregamento especialmente concebidos: compactos, mas totalmente integrados do ponto de vista funcional

A empresa holandesa Van der Sijs Techniek & Automatisering BV desenvolveu um sistema de gestão de energia que pode ser usado para distribuir a energia gerada por veículos elétricos, coordenar a oferta e a procura de energia e evitar problemas na rede de energia elétrica.

Para o posterior desenvolvimento do sistema de carregamento, também a ligação a um Backoffice, como disponibilizada pela Allego, foi de importância vital. O Open Charge Point Protocol (OCPP), utilizado para a autenticação de veículos elétricos em estações de carga públicas, prevê um Backoffice deste tipo. O padrão que monitoriza e gere os processos de carregamento e transmite os dados de utilizador e de faturação para o parceiro contratual não foi concebido para a comunicação com um único ponto de carregamento. Na verdade, a aplicação de carregamento tem de possuir um sistema de gestão de energia.

A Allego deu início a uma pesquisa e, entre outros, questionou potenciais compradores de veículos automóveis sobre como devia ser a aparência de uma estação de carga. Para a maioria dos participantes, era importante que o ponto de carregamento fosse o menor possível e ficasse oculto. A Allego recebeu este feedback e implementou-o no desenvolvimento do sistema Charging Plaza, para o qual a Phoenix Contact disponibiliza os componentes de automação necessários.

Solução

Ponto de carregamento mais compacto  

O formato do ponto de carregamento permite uma grande diversidade de opções de aplicação

Os pontos de carregamento incorporam apenas a tecnologia estritamente necessária. Esta inclui a tomada de carregamento (Socket Outlet), o bloqueio e os chips RFID/NFC para autorizar e dar início ao processo de carregamento. As estações de carga pequenas foram concebidas pela Allego especialmente para espaços de carregamento apertados. Podem ser montadas numa coluna como variante de um, dois ou quatro pontos ou como ponto de carregamento individual numa parede.

O controlador de carregamento EV Charge Control Advanced é extremamente importante no sistema descrito. Destina-se ao controlo e à monitorização do carregamento do veículo elétrico na rede de corrente alternada trifásica no modo 3, conforme a IEC 61851-1. Em simultâneo, o EV Charge Control Advanced troca dados com o controlador central através de Modbus TCP/IP. Trata-se de um Inline Controller ILC 370 ETH 2TX, o qual, por sua vez, está ligado ao sistema de backoffice via OCPP.

Entretanto, o ILC 370 ETH 2TX foi substituído por um controlador Axiocontrol AXC 3050 mais eficiente. Em vez do atual número máximo de 30 pontos de carregamento, com o AXC 3050 é agora possível controlar até 100 pontos de carregamento.

A Van der Sijs celebrou um Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement - SLA) com a Allego. O router 3G necessário permite estabelecer uma ligação VPN segura com base em IPsec. Através da ligação, vários especialistas de assistência da Allego podem iniciar sessão no controlador central e no controlador de carregamento.

Quadro de comando com todos os componentes relevantes  

Fácil integração na aplicação através da interface Ethernet

Por isso, a Allego e a Van der Sijs escolheram componentes e sistemas da Phoenix Contact graças à sua aplicação flexível e ao cumprimento das normas industriais relevantes.

"Os dispositivos fornecidos prontos a utilizar podem comunicar com veículos elétricos de diferentes fabricantes, bem como com o sistema principal", esclarece Henk Roest, Especialista em automação na Van der Sijs. "Por isso, o sistema de gestão de energia que desenvolvemos tem a capacidade de distribuir a energia disponível para um ou um número praticamente infinito de automóveis elétricos".

Resultado

Patrick Langevoort, Innovation & Product Manager na Allego, vê um grande potencial de mercado para a solução de carregamento desenvolvida em conjunto: "o ponto de carregamento que criámos permite carregar um qualquer número de veículos elétricos em locais onde, por questões de espaços, tal não era possível até ao momento."

De acordo com a Allego e a Van der Sijs, agora o maior desafio é atingir as economias de escala necessárias com a solução desenvolvida. A este respeito, diz Langevoort: "O mercado da mobilidade elétrica encontra-se numa fase inicial. No entanto, é necessário, em simultâneo, oferecer sistemas de carregamento adequados a condições económicas."

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar