Solução de acesso remoto segura minimiza tempos de paragem de máquinas de ciclos rotativos

Resumo

  • Para um processo de produção sem problemas com elevada disponibilidade, é imprescindível um serviço de assistência 24 horas por dia do fabricante das máquinas.
  • O acesso remoto seguro ao sistema instalado nas instalações do utilizador final constitui um importante componente do conceito de assistência.
  • Como elemento central do novo conceito de assistência remota a centros de processamento da Pfiffner está o router de segurança FL mGuard RS4000 TX/TX VPN da Phoenix Contact.

Perfil do cliente

Máquinas de ciclos rotativos da Pfiffner para fabrico em massa de peças de alta precisão  

Máquinas de ciclos rotativos da Pfiffner para fabrico em massa de peças de alta precisão

As máquinas de ciclos rotativos desenvolvidas pela K.R. Pfiffner GmbH produzem mais de 300.000 peças por ano cada uma, podendo apresentar um tamanho de até um punho.

450 colaboradores a nível mundial fabricam os centros de processamento que, por exemplo, são utilizados para o fabrico em massa de peças de alta precisão para a indústria automóvel.

Aplicação

Tobias Halbritter, IT de máquinas e desenvolvimento de software na Pfiffner  

Tobias Halbritter, IT de máquinas e desenvolvimento de software na Pfiffner

Para garantir um processo de produção sem problemas com elevada disponibilidade, é imprescindível um serviço de assistência 24 horas por dia do fabricante das máquinas. Só assim é possível tomar as medidas necessárias em caso de falha para que os centros de processamento fiquem inativos apenas durante um breve período. O acesso remoto seguro ao sistema instalado nas instalações do utilizador final constitui um importante componente do conceito de assistência.

"Originalmente, a manutenção remota era realizada através de ligações por modem analógicas. No entanto, o desempenho deixou de ser suficiente para os nossos requisitos. Além disso, ocorriam frequentemente problemas de ligação", afirma Tobias Halbritter, o supervisor do sistema de manutenção remota na Pfiffner e o principal responsável pela nova estrutura baseada em ligações VPN (Virtual Private Network) seguras.

Solução

Router de segurança FL MGuard RS4000 TX/TX VPN no quadro de distribuição  

O router de segurança garante ligações VPN seguras

Como elemento central do novo conceito de assistência remota está o router de segurança FL mGuard RS4000 TX/TX VPN integrado nos centros de processamento. "Uma vez que já utilizamos a tecnologia mGuard com firewall integrada para a ligação dos nossos sistemas à rede do cliente, agora utilizamos o sistema também para acesso remoto seguro", esclarece Halbritter. Para o técnico de assistência, utilizar a ligação VPN é praticamente igual a estar sentado à frente do sistema. Isto permite reduzir os tempos de reação em caso de manutenção. Além disso, deixa de ser necessária, em grande medida, uma intervenção no local, reduzindo assim elevadas despesas de manutenção.

Ao acionar um interruptor de chave, o utilizar inicia o estabelecimento do túnel IPsec até ao Pfiffner Remote Services Center. Então, o técnico de assistência obtém acesso ao sistema. O operador da unidade mantém assim o controlo sobre o acesso à aplicação. Neste contexto, é útil a memória de configuração externa opcional do FL mGuard. Uma vez que, muitas vezes, os colaboradores da Pfiffner não sabem os parâmetros IP da rede do cliente antes da entrega das máquinas, é possível enviar a configuração correta posteriormente através de cartão SD com toda a simplicidade.

Estrutura de portal do sistema de manutenção remota  

Estrutura de portal do sistema de manutenção remota

Naturalmente, as centrais VPN não estão integradas na rede empresarial da Pfiffner, sendo antes operadas como sistema de portal com acesso à Internet próprio. Assim, a Pfiffner também pode dar um acesso seguro a fornecedores externos a componentes do sistema do cliente sem que tenham de passar pela própria rede de comunicação.

Do ponto de vista técnico da rede, os sistemas dos clientes estão geralmente configurados com intervalos de endereço idênticos para aceder a componentes individuais do sistema sempre com o mesmo endereço IP. Para que não exista qualquer conflito de endereços quando é necessário realizar a manutenção de várias máquinas de ciclos rotativos em simultâneo, os endereços têm de ser apresentados de forma virtualizada em intervalos de endereços independentes. Este requisito é implementado nos routers mGuard através de NAT 1:1 (Network Address Translation) no túnel VPN.

Resultado

A utilização de manutenção remota baseada na Internet com ligações VPN seguras é vantajosa tanto para o fabricante como para a entidade operadora dos centros de processamento da Pfiffner. Entre as vantagens contam-se a reação mais rápida em caso de falha graças ao acesso direto ao sistema e a consequente minimização de tempos de inatividade e a redução das despesas de manutenção, visto que não são necessárias dispendiosas intervenções no local. Estes critérios têm um papel decisivo especialmente no fabrico em massa por máquinas de ciclos rotativos.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760
Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar