A MAN constrói fábrica de montagem em Cracóvia em tempo recorde

Resumo

Último controlo de qualidade no final da linha de produção  

Controlo de qualidade na MAN

Em 2007, a nova fábrica de montagem do Grupo MAN Nutzfahrzeuge foi inaugurada na cidade polaca Niepolomice em Cracóvia, onde são fabricados veículos pesados de mercadorias com peso superior a 16 toneladas. Pela primeira vez, a MAN implementa em Niepolomice tecnologia de rede e de comando, bem como sistemas I/O da Phoenix Contact em todas as áreas de produção.

Sobre um terreno de 142 hectares, o principal fabricante internacional de camiões construiu em muito pouco tempo uma das fábricas de montagem mais modernas, com uma superfície de base de aproximadamente 250.000 metros quadrados, dos quais 78.000 metros quadrados são cobertos. A construção teve início no outono de 2005 e os primeiros veículos começaram a sair da linha de produção logo em meados de 2007.

A fábrica foi concebida de forma que sejam fabricados 15.000 camiões por ano em apenas um turno com 650 colaboradores. "Este número foi superado logo em 2009", explica o Dr. Carsten Intra, diretor da unidade de veículos pesados de mercadorias. Para pôr em prática um projeto desta dimensão de forma rápida e simples, foi adotada e desenvolvida uma norma de automação testada na fábrica de Munique.

Aplicação

Antes de começar a construção da fábrica polaca, uma equipa de oito projetistas, liderada por Peter Gutjahr, responsável pelo planeamento de manutenção da MAN de Munique, e o seu representante Alexander Röhrl, determinou os requisitos essenciais para o conceito de automação. Todos os dados relevantes para a produção devem ser transmitidos através de uma rede a partir da central bávara para cada um dos níveis de produção na Polónia.

Para proporcionar uma comunicação contínua e rápida em todos os níveis da empresa e entre as unidades de produção distribuídas por todo o mundo, a solução de automação tinha de se basear em normas abertas e padronizadas internacionalmente. Além disso, as peças do sistema e os componentes deviam ser facilmente integrados na rede da empresa e também adaptados de forma flexível às condições de aplicação em mudança. Também era importante dispor de uma conceito de diagnóstico amplo, de modo a reduzir os períodos de inatividade ao mínimo. O sistema de automação da Phoenix Contact cumpre estes requisitos, pois baseia-se no conceito da "IT-powered Automation".

Solução

Comunicação com a ligação do sistema de monocarril elétrico através de controlador  

O controlador ILC 350 ETH-IB regula a comunicação com a ligação do sistema de monocarril elétrico

Na extensa fábrica de montagem polaca, é necessário adquirir mais de 100.000 sinais, transferir comandos e monitorizar correntes para que os sistemas funcionem na perfeição. Para este efeito, a MAN implementou sistemas I/O da Phoenix Contact nos graus de proteção IP20 e IP65/67. Para a montagem no quadro de comando, é utilizado o sistema Inline Modular.

Comunicação por rádio fiável

O Bluetooth é caracterizado nomeadamente por uma transmissão de dados estável e fiável, mesmo em condições ambientais adversas. O protocolo sem fios pode ser facilmente integrado na comunicação Ethernet, pelo que podem ser utilizadas paralelamente várias redes de Bluetooth locais.

Tecnologia de comando altamente comunicativa

À semelhança dos sistemas de monocarril elétrico, também são utilizados RFC 450 ETH-IB como controlador principal nas quatro estações de trabalho da montagem de estrutura. Nas duas estações de pré-montagem, um controlador Inline ILC 200 IB transfere os dados através do sistema INTERBUS para o periférico descentralizado.

De uma perspetiva ambiental, todos os chassis da fábrica polaca da MAN são pintados com tinta à base de água. Para que o processo de pintura seja seguro, é necessário garantir os tempos de respostas mais rápidos no controlador. Os RFC 450 ETH-IB também regulam a pressão, a elevação, a descida e o transporte do chassi, bem como a dosagem da cor, em que os sistemas subjacentes são ligados através de INTERBUS.

Diagnóstico abrangente

Com a ferramenta de software integrada Diag+, é possível diagnosticar todas as áreas do sistema na fábrica polaca da MAN. Os operadores do sistema e os responsáveis pela manutenção ficam a conhecer não só a localização e a causa do erro, como também recebem indicações para eliminar a avaria. Além de aumentar a produtividade através da redução dos períodos de inatividade, também obedece aos elevados padrões de qualidade da MAN.

Resumo

A MAN aposta nas soluções de automação da Phoenix Contact  

A MAN aposta nas soluções de automação da Phoenix Contact

Uma vez que o sistema de automação da Phoenix Contact se baseia no conceito da "IT-powered Automation", os responsáveis do Grupo MAN Nutzfahrzeuge foram unânimes quanto à solução de automação.

"Além de uma elevada produtividade, também atribuímos grande importância a um "ramping" rápido e à extensibilidade flexível dos sistemas", explica Peter Gutjahr, responsável pelo planeamento e manutenção na MAN Nutzfahrzeuge. "Isso só é possível alcançar com a integração simples das peças do sistema e dos componentes na rede de produção, bem como com a transmissão contínua e rápida dos dados em todos os níveis e estabelecimentos da empresa."

"O sistema de automação da Phoenix Contact dispõe de todas as interfaces padronizadas internacionalmente necessárias, como INTERBUS, Ethernet TCP/IP, Bluetooth ou OPC", complementa o seu representante Alexander Röhrl. "Em combinação com a facilidade de utilização e a elevada eficiência do hardware e software, permite fazer poupanças na engenharia, bem como de uma rápida colocação em funcionamento dos sistemas."

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar