Ir para a vista geral de notícias

Indústria 4.0 aplicada numa plataforma elevatória

12.12.2016

axioline

A Phoenix Contact em parceria com a RARI, desenvolveu um sistema de controlo de uma plataforma elevatória utilizada na industria automóvel no âmbito da industria 4.0.

Além do controlo normal do sistema através dos habituais painéis de controlo este sistema disponibiliza uma plataforma web (não sendo necessário software adicional, apenas um explorador de internet), que permite o acesso remoto dentro da rede local.
Este acesso tanto pode ser feito através de um PC normal como um dispositivo móvel com Android ou Apple graças à plataforma base ser HTML 5. Deste modo de forma simples e rápida é possível dar ao utilizar / operador toda a informação de funcionamento da plataforma elevatória, como qual o consumo do sistema ou mesmo um sensor que esteja em avaria.
Foi utilizado um PLC da gama AXIOLINE modelo AXC 1050 que devido ao seu desenho compacto, assim como dos módulos IO's, permite uma instalação complexa ocupar um espaço reduzido. Este PLC pelo facto de ser PROFINET controller permite o controlo até 8 dispositivos PROFINET respondendo aos desafios atuais deste tipo de soluções.
Aliado ao sistema de controlo está disponível o nosso Access Point FL WLAN 5100, que permite alargar a rede local aos dispositivos móveis de uma forma rápida e segura, aumentado assim a mobilidade da solução.
Ao nível de HMI foi utilizada uma consola modelo TP3121S que se baseia na nossa plataforma SCADA VISU+ que permite integrar todas as variáveis que PLC utiliza de uma forma fácil e rápida devido ao OPC Server nativo.
De modo a verificar em tempo real o consumo energético de todo o sistema foi integrado um analisador de energia com comunicação MODBUS TCP.

 


Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar