Controlo remoto através da rede de comunicação móvel

Controlo remoto através da rede de comunicação móvel

Wireless em qualquer lugar do mundo

Graças à rede de comunicação móvel global, consegue aceder às suas máquinas e sistemas em qualquer lugar.

Para efetuar o registo contínuo dos seus dados de processo, a Phoenix Contact disponibiliza aparelhos de comunicação móvel que suportam todas as tecnologias de transmissão, desde mensagens SMS até à comunicação de dados através de GPRS/EDGE (2G), UMTS/HSPA (3G) e LTE (4G). Graças à rede de comunicação móvel disponível mundialmente, os dispositivos tornam-se um sistema de comunicação fiável mesmo em áreas com pouca infraestrutura.

As mais pequenas estações exteriores e parques de sistemas completos como, por ex., estações elevatórias remotas, podem ser ligados à central de comando de acordo com as necessidades de comunicação através de mensagem SMS, protocolos de controlo remoto que requerem poucos dados e até de ligação VPN de banda larga.

Vantagens

  • Independente da localização graças à rede de comunicação móvel disponível mundialmente
  • Dimensionável desde mensagens SMS, passando por protocolos de controlo remoto IP ligeiros até a ligação de banda larga LTE
  • Segurança de rede completa graças a APN privado, firewall e VPN
  • Router para redes móveis com intervalo de temperatura ampliado para todas as aplicações de infraestrutura
  • Módulo de rede móvel compacto para ligação económica de componentes de sistema muito pequenos

Ligação de banda larga para sistemas descentralizados

Conectividade Ethernet flexível para todas as aplicações  

Conectividade Ethernet flexível para todas as aplicações

Em aplicações com elevada taxa de transferência de dados, a tecnologia de rede móvel oferece uma solução de comunicação segura. Na rede LTE são disponibilizadas imagens de monitorização e funcionalidades de servidor para a central de comando.

Os routers com funcionalidade VPN permitem uma comunicação fechada através da Internet. O tráfego de dados pode ser transmitido diretamente via VPN para a sala de comando. Assim, é possível, por ex., uma ligação flexível de aerogeradores através de aplicações de câmara ou a ligação à rede de uma estação de tratamento de águas.

Comunicação controlada por eventos

As notificações por SMS fornecem aos técnicos e ao sistema de controlo acesso ao processo  

As notificações por SMS fornecem aos técnicos e ao sistema de controlo acesso ao processo

Para poucas ações de comutação ou vários intervenientes diferentes, basta a tecnologia SMS. Com um cartão pré-pago sem obrigação contratual, é possível intervir num processo remoto através de comandos por SMS.

A versão SMS do sistema de controlo remoto TC MOBILE I/O X200 permite realizar controlos de acesso com um simples telemóvel através da ativação do trinco ou desligar novamente sistemas em caso de falha. Graças à interface de software existente do router de rede móvel, é possível ligar os I/O de um controlador via SMS ou inicializar o túnel VPN conforme necessário.

Rede privada através de rede móvel

Comunicação remota segura através de APN privado  

Comunicação remota segura através de APN privado

Em aplicações críticas como, por ex., distribuição de água, gás, petróleo ou energia, aplicam-se regulamentos de segurança específicos. Por esse motivo, geralmente a comunicação através de redes públicas está totalmente fora de questão.

Muitos fornecedores oferecem cartões SIM que utilizam um APN (Access Point Name) privado. Este processo permite o estabelecimento de uma rede privada mesmo através da interface de rede móvel e cria uma rede LAN (Local Area Network) descentralizada. Ao contrário da rede móvel pública, pode trabalhar com endereços IP fixos e possibilita uma comunicação direta entre as subestações. Assim, em aplicações críticas, não é possível uma tentativa de ataque a partir da Internet.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar