Voltar para a vista geral

Disjuntores térmicos de proteção de equipamentos

O elemento de atuação dos disjuntores térmicos de proteção de equipamentos é um bimetal térmico, uma combinação de bimetal e elemento de aquecimento elétrico. O bimetal é composto por aço e zinco, que se deforma ao ser exposto a calor. Ao atingir um determinado nível de aquecimento devido a uma corrente demasiado elevada, o bimetal térmico aciona o mecanismo de disparo.

Os disjuntores térmicos de proteção de equipamentos são uma alternativa fácil e económica para aplicações em que não é obrigatoriamente necessário um disparo de elevada precisão.

Estrutura (com fechadura de comutação)

Estrutura de um disjuntor térmico  

Estrutura de um disjuntor térmico

Os disjuntores com este formato trabalham com um bimetal térmico em forma de faixa. O disparo é realizado através de um mecanismo de contacto tensionado por mola. O interruptor permite que os dispositivos de proteção sejam ligados e desligados manualmente.

O ajuste de fábrica do ponto de disparo é realizado com um parafuso de ajuste. É assim ajustada a tensão prévia do bimetal térmico que atua sobre o mecanismo de atuação.

As correntes nominais começam na ordem dos miliamperes e atingem o intervalo dos amperes com dois algarismos. São adequados para aplicações até 230 V CA ou 65 V CC.

Legenda:

  1. Interruptor de ligar/desligar
  2. Haste de comutação tensionada por mola
  3. Contactos de comutação
  4. Bimetal
  5. Ajuste da tensão prévia
Voltar para cima

Esquema de ligação

Esquema de funcionamento de um disjuntor térmico

Esquema de funcionamento de um disjuntor térmico

Voltar para cima

Estrutura (com alavanca de comutação)

Estrutura de um disjuntor térmico  

Estrutura de um disjuntor térmico

Os disjuntores térmicos com disco de pressão como bimetal térmico apresentam um formato muito compacto. O contacto de comutação encontra-se fixo diretamente no disco. Estas variantes possuem uma curva característica de disparo ligeiramente mais rápida do que as com faixas bimetálicas.

São utilizadas principalmente para proteção de circuitos integrados em sistemas de bateria e de bordo com tensão contínua até 32 V. As correntes nominais encontram-se na ordem dos amperes com um a dois algarismos. Os disjuntores térmicos podem ser ligados novamente com um botão após o disparo. As correntes nominais inferiores são protegidas com dispositivos de proteção com formato diferente.

Legenda:

  1. Contacto de comutação
  2. Interruptor de ligação
  3. Bimetal

 

Voltar para cima

Esquema de ligação

Esquema de funcionamento de um disjuntor térmico

Esquema de funcionamento de um disjuntor térmico

Voltar para cima

Curvas características de disparo

Curva característica de disparo de um disjuntor térmico  

Curva característica de disparo de um disjuntor térmico

O momento de disparo dos disjuntores térmicos de proteção de equipamentos depende da corrente de sobrecarga existente e da temperatura ambiente. Com sobrecarga crescente, o disjuntor dispara mais rapidamente, com correntes de sobrecarga menores, mais lentamente. Para disjuntores com correntes nominais diferentes mas característica de disparo semelhante, o comportamento de disparo também pode ser apresentado em gráficos de curva característica.

Os disjuntores térmicos de proteção de equipamentos reagem de forma natural aos efeitos do calor. Também a temperatura ambiente influencia o momento de disparo. O disjuntor dispara mais cedo a uma temperatura ambiente elevada e mais tarde, a uma temperatura ambiente mais baixa.

Legenda:

t = Tempo de comutação (em segundos)
xl = Múltiplo da corrente nominal/fator de disparo
1 = Intervalos de corrente do gráfico de curva característica
2 = Curva característica de disparo do intervalo de temperatura inferior (azul)
3 = Curva característica de disparo do grupo 1
4 = Curva característica de disparo do grupo 2
5 = Curva característica de disparo do intervalo de temperatura superior (vermelho)

Voltar para cima

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar