Automação económica de sistemas de soldadura com relés de segurança multifuncionais

Resumo

Cadinho de soldar  

O cadinho de soldar é parte integrante do módulo de soldadura

  • Considerando que a tecnologia de segurança é extremamente importante na Ersa GmbH, a empresa modularizou os conceitos de segurança dos seus sistemas de soldadura seletiva.
  • Para melhorar o processo de produção dos seus clientes, o especialista em soldadura tem de ser capaz de reagir de forma flexível aos requisitos daqueles.
  • Os relés de segurança multifuncionais PSR-MXF podem ser utilizados tanto em máquinas simples como em conceitos de segurança modulares.

Perfil do cliente

Edgar Diener, projetista elétrico  

Edgar Diener, projetista elétrico, verificou o circuito numa placa de demonstração

A empresa Ersa GmbH, situada em Wertheim, é o maior fabricante da Europa no campo da tecnologia de soldadura.

Este fornecedor a nível internacional de sistemas de soldadura por onda e seletiva disponibiliza serviços e pacotes de soluções para otimizar os processos de produção dos seus clientes.

Aplicação

Sistema de soldadura seletiva Versa-Flow  

Os relés de segurança multifuncionais PSR-MXF são utilizados no sistema de soldadura seletiva Versa-Flow

O processo de soldadura seletiva é frequentemente o único conceito viável quando é necessário soldar componentes chumbados de ambos os lados e já não é possível recorrer a um processo de soldadura por onda com a onda clássica no segundo lado do módulo.

Em comparação com o sistema de soldadura por onda clássico, o sistema de soldadura seletiva necessita de muito menos de espaço. Além disso, a sua configuração mínima é composta por um fluxo de pulverização de precisão programável com a função de aplicar o fundente, por um módulo de pré-aquecimento e pelo próprio módulo de soldadura.

A pedido do cliente, é possível complementar o sistema de soldadura seletiva com outras unidades abrangentes, respetivamente com um módulo de pré-aquecimento e um módulo de soldadura. Esse tipo de conceito exige equipamentos compactos fáceis de manusear e adaptáveis de forma flexível às respetivas condições de base.

Solução

Quadro de distribuição do sistema de soldadura seletiva  

Além dos relés de segurança, a Ersa utiliza muitos outros componentes da Phoenix Contact para automatizar o sistema de soldadura seletiva

Devido aos requisitos descritos, a Ersa utiliza os relés de segurança multifuncionais PSR-MXF da Phoenix Contact na série Versa-Flow. Assim é porque o componente de segurança com uma largura de apenas 22,5 milímetros consegue processar dois circuitos de sensores locais e um superior até ao Performance Level PL e ao respetivo Safety Integrity Level SIL CL 3. Entre outras coisas, graças à caixa MEmax de três andares, o tamanho reduzido permite a implementação com um total de 24 pontos de contacto do portfólio de produtos da Phoenix Contact.

A tecnologia de ligação push-in também foi um critério importante que levou Edgar Diener, responsável pela conceção elétrica dos sistemas de soldadura seletiva, a optar pelos relés de segurança PSR-MXF. "O meu objetivo passava mesmo pela utilização exclusiva de componentes com a tecnologia de encaixe direto, que permite uma cablagem simples e rápida", esclarece Diener.

Como o exemplo do sistema de soldadura seletiva demonstra, este conceito patenteado, composto por dois níveis de encerramento independentes combinados com duas funções de segurança locais e uma superior, permite implementar facilmente mesmo os conceitos de máquina modulares. Graças à funcionalidade já integrada nos relés de segurança, o custo de verificação e de validação da solução de segurança sofre uma redução significativa comparativamente aos conceitos alternativos.

Edgar Diener informa: "No futuro, a variante de base, que representa uma parte significativa no volume total da série, será equipada com um relé de segurança em vez de três". Todos os outros módulos do sistema de soldadura seletiva que incluam respetivamente um quadro de distribuição próprio inserem-se no conceito de circuito existente, na medida em que o módulo do fluxo transmite o sinal de paragem de emergência superior a todas as peças do circuito a jusante. Além disso, durante a avaliação de segurança, os participantes definiram que os bloqueios da porta de segurança das unidades funcionais individuais têm de atuar sempre sobre os módulos a montante e a justante.

Resultado

Os especialistas em automação da Ersa pronunciaram-se a favor do relé de segurança multifuncional PSR-MXF, porque o conceito do sistema de soldadura seletiva Versa-Flow está deliberadamente concebido para um manuseamento simples e para uma flexibilidade elevada. Utilizar um relé de segurança configurável teria significado uma adaptação individual do software para cada expansão do módulo. Isso revela-se importante, na medida em que o conceito de montagem dos sistemas de soldadura está direcionado para uma eficácia máxima. Assim é porque, no âmbito da produção em série, os colaboradores da Ersa produzem um novo sistema de soldadura a cada nove ciclos de quatro horas.

Phoenix Contact S.A.

Sintra Business Park,
Edifício n°1
Zona Industrial da Abrunheira
2710-089 SINTRA

Horário: 9h -13h e 14h -18h
(+351) 21 911 2760

Outras informações

Referrer:

Este website usa cookies. Ao continuar a navegar, está a concordar com a nossa política de cookies. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade.

Fechar