O artigo digital apoia na otimização da dissipação no quadro de comando

Visão geral

Thermal Design Integration  

Thermal Design Integration para quadros de comando com eficiência energética

  • Eplan, Phoenix Contact e Rittal uniram forças para apoiar os planejadores de quadros de comando nos desafios relacionados com a eficiência energética, a operação livre de problemas de quadros de comando e a norma DIN EN 61439 relativa a quadros de comando.
  • Através de Thermal Design Integration é possível otimizar instalações de distribuição elétrica em relação à dissipação e operação livre de problemas.

Aplicação

Produtos e dados para artigos digitais  

Phoenix Contact fornece produtos e dados para artigos digitais

Ao calcular a potência de dissipação de componentes de quadros de comando, são muitas vezes esquecidas as perdas de potência em cabos e pontos de prensagem. As gravações de imagens térmicas de quadros de comando mostram, para além de componentes ativos, muitas vezes réguas de terminais muito quentes. As potências de dissipação máximas permitidas de acordo com a norma dos terminais ilustram como surgem as altas temperaturas.

Um terminal para 16 mm2 pode, segundo a norma, ter até 3,42 W de potência de dissipação; o valor para os terminais mais usados para 2,5 mm2 continua a ser 1,08 W. O mesmo se aplica principalmente a cada ponto de prensagem no quadro de comando.

Em uma disposição cuidadosa do quadro de comando, o planejador deve ter em conta a entrada de calor de muitos pontos de prensagem. Devido ao grande número de terminais e os pontos de prensagem esta tarefa pode ser resolvido de forma eficiente e prática apenas através da utilização do software.

Solução

Smart Engineering and Production 4.0  

Smart Engineering and Production 4.0

Neste contexto, os parceiros desenvolveram um conceito que permite o melhor apoio possível dos planejadores com base no software Eplan. Um aspeto essencial para a construção eficiente de energia do quadro de comando é o dimensionamento adequado da climatização, tendo em conta a situação de montagem e as condições ambientais.

O Eplan Pro Panel foi ampliado de forma correspondente em algumas funções. Assim, o layout do quadro de comando foi melhorado sob aspectos técnicos de climatização. A causa mais comum para a ultrapassagem da temperatura permitida para os componentes do quadro de comando não está na capacidade de refrigeração reduzida do refrigerador, mas na disposição dos componentes no quadro de comando. A falta de fluxo de um dispositivo resulta muitas vezes da obstrução do fluxo de ar por outros componentes. O mesmo se aplica às aberturas de entrada e saída de dispositivos com autoventilação.

Para o agrupamento correto de componentes no quadro de comando é, por isso, importante que as instruções do fabricante para a potência de dissipação máxima, as distâncias mínimas ou as direções de fluxo de autoventilação estejam disponíveis e sejam consideradas já na fase de planejamento.

Por isso, a Phoenix Contact fornece há algum tempo seus dados de dispositivos em diferentes formatos eletrônicos. Devido às inúmeras vantagens, o formato BMEcat com classificação eCl@ss se tornou um padrão de facto, sendo, por isso, usado preferencialmente. Assim, os dados necessários para a disposição e climatização correta de quadros de comando podem ser trocados de forma eletrônica. Os dados de dispositivo ampliados para muitos componentes pela Phoenix Contact estão disponíveis no Eplan Data Portal. Uma vez que o planejador tenha concluído a estrutura de montagem virtual e determinado as posições de todos os dispositivos a projetar, pode implementar a solução de climatização.

Resumo

No âmbito da iniciativa Smart Engineering and Production 4.0 (SEAP), as três empresas fazem uso dos resultados de Green Carbody Technologies. Através de Thermal Design Integration é possível otimizar instalações de distribuição elétrica em relação à dissipação e operação livre de problemas.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)