Fabricação de quadros de comando na indústria de bebidas: de forma econômica também no tamanho de lote 1

Visão geral

A Krones aposta no conceito ClipX

A Krones aposta no conceito ClipX

  • Como um fabricante global de sistemas de enchimento e embalagem, a Krones AG otimiza constantemente não só suas soluções, mas também os processos de fabricação.
  • O conceito de Phoenix Contact contribui para produção rápida, sem erros e econômica do número cada vez maior de quadros de comando.

Aplicação

Desenvolvimento das instalações de acordo com os pontos de vista de Industrie 4.0  

A Krones desenvolve instalações inovadoras

O grupo Krones planeja, desenvolve e fabrica máquinas e sistemas completos para a tecnologia de processos, enchimento e embalagem. Até agora, as réguas de terminais totalmente montadas, necessárias para a linha de produção, eram compostas manualmente em várias etapas.

Depois de cortar no comprimento certo o respectivo trilho de fixação, era necessário encaixar as réguas de terminais necessárias. A seguir, os colaboradores compunham e montavam o material de etiquetagem, assim como conectores, pontes e outros acessórios.

Solução

eCl@ss e AutomationML  

Padrões consistentes eCl@ss e AutomationML

Na instalação concebida pela Phoenix Contact se trata de uma combinação das tecnologias de construção de máquinas Clipx-Cutter e Clipx-Loader desenvolvidas na própria empresa.

Os trilhos de fixação alojados em um depósito são cortados para o comprimento necessário de forma individual e otimizada para o consumo. Em um dispositivo adicional são colocadas manualmente as sobras na instalação. No passo seguinte os trilhos de fixação são equipados de forma totalmente automática, com base em uma tecnologia de depósito sofisticada, com uma variação de até 50 diferentes tipos de terminais. Devido a uma solução logística patenteada dos produtos, o colaborador pode carregar os depósitos paralelamente à usinagem ou, se necessário, os substituir por completo. Uma assistência de equipamento centrada no pessoal operador permite a integração guiada de mais tipos de terminais, sem que a instalação tenha de ser programada ou usada em demasia.

Os pedidos automatizados do setor de engenharia e do pool de pedido do fabricante são realizados utilizando o controlador ClipX sem etapas intermediárias da instalação, sendo que os colaboradores estão constantemente informados acerca do estado da instalação. A instalação também verifica se cada pedido pode ser produzido ou se existem erros de engenharia, para que posso enviar o pedido de volta para correção.

Neste contexto, a consistência dos dados, desde do software E-CAD usado até ao controle da fabricação, ganha uma importância significativa. Assim, um aspeto fundamental do futuro projeto Industrie 4.0 foi incorporado na solução: a fabricação de produtos em tamanho de lote Um ao custo unitário de uma produção em série.

Resumo

A Krones e a Phoenix Contact já se ocupam com conceitos para mais processos parciais em matéria de criação de quadros de comando, dos quais outros fabricantes de instalações de distribuição elétrica podem se beneficiar.

Por exemplo, se trata da padronização de dados de produtos baseados nos padrões de classificação eCl@ss. Se forem usadas descrições de produto idênticas em uma linguagem de descrição unificada - por exemplo AutomationML - todas as informações necessárias podem ser disponibilizadas no momento certo e no local certo, até mesmo em um ambiente de sistema heterogêneo com diferentes instalações e ferramentas.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)