Conversão rápida e simples para comunicação IP

Visão geral

Aerogeradores  

Aerogeradores

  • Os provedores estão substituindo as redes de telefone analógicas e ISDN anteriormente usadas pela tecnologia All-IP.
  • Enquanto que no setor dos clientes privados, a mudança geralmente é realizada sem grande esforço, muitos usuários comerciais são confrontados com o enorme desafio de uma conversão do sistema de comunicação.
  • Uma simples solução Plug and Play para esse desafio é o Serial Device FL COMSERVER com interface de parametrização baseada na web da Phoenix Contact.

Aplicação

Infraestrutura de um parque eólico  

Infraestrutura de um parque eólico

A área das telecomunicações está prestes a enfrentar sérias alterações. Desde há alguns anos que muitos provedores têm vindo a substituir as redes de telefone analógicas e ISDN que usavam anteriormente pela tecnologia All-IP. A líder de mercado, a Deutsche Telekom, está planejando extinguir a telefonia analógica e a rede ISDN até o final de 2018.

Enquanto que a mudança no setor da telefonia para clientes privados geralmente é realizada sem grande esforço, muitos usuários comerciais, como os operadores de aerogeradores, são confrontados com o enorme desafio de uma conversão do sistema de comunicação. Uma vez que a comunicação entre a central e o aerogerador ou o parque eólico já não é possível através de um modem analógico ou ISDN clássico, mas somente através da Internet, em muitas instalações é necessário efetuar uma adaptação da tecnologia que frequentemente fica dispendiosa.

Solução

A simples solução Plug and Play da Phoenix Contact é realizada com o Serial Device FL COMSERVER com interface de parametrização baseada na web da Phoenix Contact. No modo de operação com modem, o FL COMSERVER age como um modem de discagem. Neste caso, a conexão e a desconexão são controladas através de comandos AT. Dessa forma, através de uma simples troca 1:1 do clássico modem, é possível conseguir uma solução com base na comunicação IP moderna, tanto no parque eólico como na central, sem alteração adicional no controlador da instalação de geração eólica e no sistema SCADA. A comunicação entre os FL COMSERVER é regulada nos equipamentos. Aqui, através de uma interface de parametrização simples de operar, são realizadas somente as atribuições dos números de telefone usados até o momento ao novo endereço IP.

Entre os equipamentos FL COMSERVER somente é necessária uma conexão LAN ou WAN. Neste caso, é disponibilizada uma conexão VPN codificada e, portanto, segura, que oferece o mais alto nível de proteção contra acessos não autorizados.

Comunicação entre a instalação de geração eólica ou o parque eólico, a central e o PC operador

Comunicação entre a instalação de geração eólica ou o parque eólico, a central e o PC operador através da Internet via FL COMSERVER

Integração na infraestrutura existente
Se em sua instalação de geração eólica ou seu parque eólico já houver uma conexão de Internet, ela pode ser usada sem qualquer problema. Aqui, um roteador FL MGUARD RS2000 com funcionalidade VPN assegura a codificação necessária. Mas até mesmo as instalações de geração eólica mais remotas sem conexão de Internet correspondente podem ser conectadas sem problema através de telefonia móvel. Nesse caso, os roteadores TC Router 3002T-3G/4G asseguram a conexão e a codificação necessárias e, dessa forma, segurança ao mais alto nível.

Fonte de alimentação ininterrupta opcional
Para o caso de uma falha da alimentação da tecnologia de comunicação resultar em uma ruptura grave nas comunicações em sua instalação de geração eólica ou seu parque eólico, esse problema poderá ser solucionado com uma expansão da solução com um sistema UPS compacto. Em caso de queda de tensão, a UPS assegura a manutenção da comunicação, tornando assim possível uma notificação ativa do estado para a central ou, via e-mail ou SMS, para qualquer endereço parametrizável.

Suas vantagens

  • Troca 1:1 dos clássicos modems analógicos e ISDN
  • Não é necessária a adaptação do controlador da instalação de geração eólica e do sistema SCADA
  • Integração simples de infraestrutura de Internet existente
  • Comunicação segura através de comunicação VPN
  • Colocação em funcionamento fácil através de parametrização baseada na web
  • Conexão de instalações de geração eólica remotas através de telefonia móvel

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Emulação de modem
Servidor de equipamentos serial para a conversão de uma interface RS-232/422/485 serial para Ethernet
FL COMSERVER BASIC 232/422/4852313478
Conexão à Ethernet
Roteador para aplicações de segurança em caixa metálica
FL MGUARD RS2000 TX/TX VPN2700642
Conexão a ADSL
Roteador de banda larga ADSL industrial
TC DSL ROUTER X500 A/B2902710
Conexão à telefonia móvel
Roteador 3G industrial
TC ROUTER 3002T-3G2702529
Conexão à telefonia móvel
Roteador 4G LTE industrial
TC ROUTER 3002T-4G2702528
DescriçãoTipoCódigo
Emulação de modem
Servidor de equipamentos serial para a conversão de uma interface RS-232/422/485 serial para Ethernet
FL COMSERVER BASIC 232/422/485
Conexão à Ethernet
Roteador para aplicações de segurança em caixa metálica
FL MGUARD RS2000 TX/TX VPN
Conexão a ADSL
Roteador de banda larga ADSL industrial
TC DSL ROUTER X500 A/B
Conexão à telefonia móvel
Roteador 3G industrial
TC ROUTER 3002T-3G
Conexão à telefonia móvel
Roteador 4G LTE industrial
TC ROUTER 3002T-4G

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: