Pá do rotor

Monitoramento contínuo de estado de uma pá do rotor
Voltar para Aerogeradores

Categorias

  • Soluções para a detecção de gelo

    O sistema de detecção de gelo da Phoenix Contact mede a intensidade da formação de gelo nas pás dos rotores para um funcionamento confiável do seu aerogerador.

  • Soluções para a medição de carga

    O sistema Rotor Monitoring (RM-S) da Phoenix Contact monitora continuamente as oscilações nas pás dos rotores em um aerogerador.

O monitoramento do estado da pá do rotor é uma tarefa sensível considerando os diâmetros cada vez maiores dos rotores. Graças ao monitoramento certo, a eficiência da instalação é reforçada e as funções de segurança importantes são percepcionadas para proteger o aerogerador contra danos.

Suas vantagens

  • Máxima disponibilidade dos aerogeradores com componentes robustos, mesmo em condições extremas
  • Integração simples em instalações existentes graças a interfaces abertas
  • Trabalhos de manutenção planejáveis e adaptação da parametrização através de acesso remoto

Monitoramento das pás dos rotores com Blade Intelligence

Novas tecnologias e sensores sem fio tornam possível um gerenciamento eficiente e sustentável, mas também, ao mesmo tempo, um reequipamento eficiente de turbinas mais antigas.

Graças à combinação de detecção de gelo, medição de descargas atmosféricas e monitoramento de carga, com a nossa solução de monitoramento de pás Blade Intelligence você tem sempre o estado de suas pás dos rotores sob controle e, desse modo, consegue reagir atempadamente aos eventos. Blade Intelligence está disponível em diversas variantes e também pode ser integrada em instalações existentes posteriormente e de modo confiável.

Topologia Blade Intelligence

Monitoramento de estado através de tecnologia de medição inovadora

Estrutura do sistema modular

Quadro de comando Blade Intelligence  

Solução global para uma operação eficiente

O design modular da solução Blade Intelligence permite uma combinação individual das soluções únicas em função da demanda. Os sensores especialmente desenvolvidos para a utilização na pá do rotor fornecem todos os dados necessários para o processamento em uma unidade de avaliação comum.

É possível uma expansão com sensores adicionais a qualquer altura. Novas tecnologias e sensores sem fio tornam possível um gerenciamento eficiente e sustentável.

Operação e visualização

Visualização do estado da instalação  

Visualização do estado da instalação

Os dados de todos os sensores são visualizados de forma clara através de um web panel IHM. A operação simples torna todas as funções rapidamente acessíveis e permite uma representação completa para registro de estado de todas as pás dos rotores.

Documentação da instalação

Suporte na instalação  

Suporte na instalação

Oferecemos um apoio digital para a instalação dos sensores via aplicativo. Logo na instalação e configuração na pá do rotor é possível documentar no aplicativo a posição dos sensores por foto, bem como outras informações para a montagem. Esses dados são transferidos para o controlador correspondente.

Integração de Matlab Simulink

Graças à utilização da PLCnext Technology, o Blade Intelligence é perfeitamente adequado para a utilização em aerogeradores modernos. Uma integração de Matlab Simulink permite a instalação e integração simples dos modelos para o controle do aquecimento das pás no controlador. Desta forma, o aquecimento das pás pode reagir diretamente à alteração de condições na pá do rotor.

Plataforma para a automação sem limites

Plataforma para a automação sem limites

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Serviço


Soluções para instalações de energia eólica

A Phoenix Contact oferece soluções inovadoras e confiáveis para instalações e parques de energia eólica.


Sistema de monitoramento das pás dos rotores

Sistema completo para o monitoramento integral das pás dos rotores


Sistema de medição de descargas atmosféricas LM-S

LM-S monitora parque eólico em Guangxi com 1,5 megawatts de potência.

Outras informações