Tratamento de lamas

Tratamento de lamas

Eficiente e seguro

Implemente um tratamento de lamas com otimização de energia e confiável – com soluções da Phoenix Contact.

Durante o tratamento de águas residuais se acumulam muitas matérias sólidas na forma de lama. O objetivo é processá-la da forma o mais eficiente possível ou removê-la. Para isso, a lama acumulada é tratada antes da sua eliminação de forma a perder grande parte da sua capacidade de putrefação.

Existem diferentes processos para o tratamento de lamas, como a digestão aeróbia, o espessamento, a estabilização e a secagem de lamas. Em todos os processos é muito importante uma operação com eficiência energética e confiável. A Phoenix Contact oferece um vasto portfólio de soluções, desde o registro de dados de energia ao armazenamento de dados de operação e avaliação na central.

Suas vantagens

  • Armazenamento e tratamento seguros de dados de operação
  • Emissão de relatórios à medida graças a um registro e avaliação de dados flexíveis
  • Soluções para uma segurança funcional em aplicações para águas residuais

Armazenamento confiável de dados de operação

Captação de valores de medição durante as descargas  

Registrar, armazenar e arquivar valores de medição

Durante as descargas através da estrutura de escoamento são registrados e armazenados diversos valores de medição. Eles constituem a base de todo o registro em protocolo e análise.

Com o software de gestão de dados confiável ACRON para o registro, arquivo de longo prazo e avaliação de dados de operação, você pode criar relatórios em qualquer momento de uma forma simples e completa.

Registro de dados de energia para uma operação com economia de energia

Registro de dados de energia  

Controlar bombas e agitadores com economia de energia

Durante a secagem e limpeza de lamas residuais de depuração é importante um controle das bombas e dos agitadores com eficiência energética.

Para poupar energia e dessa forma custos de operacionais, são necessários os mais diversos valores de medição, como tensão, corrente e potência elétrica. Nós oferecemos os mais diversos equipamentos de medição de corrente para interfaces usuais, como Modbus, PROFINET e PROFIBUS.

Soluções para uma operação segura de acordo com a diretriz de máquinas

Quadro de comando com produtos para a segurança funcional  

Soluções para a segurança funcional

Na desidratação de lamas, os decantadores servem para o espessamento de lamas excedentárias e lamas digeridas e funcionam a mais de 3000 r.p.m. Aqui, a segurança para o homem, para a máquina e para o meio desempenha um papel importante.

A Phoenix Contact oferece soluções seguras e serviços confiáveis relacionados à segurança funcional, com os quais você cumpre todas as diretivas.

Conceito de segurança para decantador

Os módulos Safety Bridge não precisam de um controlador seguro a montante. Em vez disso, está integrada num módulo de saída especialmente seguro uma lógica programável pelo usuário. Quando o registro da rotação seguro detecta uma sobrerrotação ou um dos muitos dispositivos de comando da parada de emergência é acionado, o módulo de lógica desliga ambos os acionamentos do decantador e, se necessário, também os grupos ligados, como p. ex. as bombas de lama.

Topologia: conceito de segurança para decantador

Implemente seu conceito de segurança com módulos Safety Bridge

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)