Estação de tratamento de águas residuais de Braunsbedra: colocação em funcionamento mais rápida com uma engenharia simples

Visão geral

Estação de bombeamento da ZWAG em Braunsbedra  

Estação de bombeamento da ZWAG em Braunsbedra

  • Na estação de tratamento de águas residuais da associação para o abastecimento de água e eliminação de águas residuais do Vale de Geisel (ZWAG), todas as águas residuais são limpas de forma mecânica e biológica.
  • Os operadores no gerenciamento de recursos hídricos exigem hoje dos seus fornecedores não só a disponibilização de componentes individuais como também soluções completas.
  • Os trabalhos de automação incluíram a ligação das estações de bombeamento via telefonia móvel e tecnologia SHDSL ao controlador da estação de tratamento de águas residuais e a integração dos equipamentos de campo.
  • A ZWAG tira partido das vantagens de uma tecnologia contínua.

Perfil do cliente

O Geiseltalsee próximo de Braunsbedra  

O Geiseltalsee é o maior lago artificial da Alemanha

Na região da ZWAG em volta de Braunsbedra se encontra o Geiseltalsee, o maior lago artificial da Alemanha. Até 1995 foi extraída lignito do Vale de Geisel, atualmente existe ali um espaço de laser.

Para não influenciar negativamente o equilíbrio biológico da água da região, todas as águas residuais têm de ser conduzidas para a estação de tratamento de águas residuais da ZWAG.

Aplicação

No quadro de medidas de modernização, os responsáveis da ZWAG procuravam uma nova solução para três estações de bombeamento de águas residuais. A estação de bombeamento de Stöbnitzer Mitte bombeia as águas residuais diretamente para o canal que conduz à estação de tratamento de águas residuais. Em contraste, as duas novas estações de bombeamento no Geiseltalsee - a estação de bombeamento principal da praia de Mücheln e a estação de bombeamento da praia de Mücheln - alimentam o canal reciprocamente, o que em termos energéticos é mais razoável do que uma introdução em forma de cascata.

A solução deveria ser completa e portanto não conter apenas componentes individuais de fabricantes diferentes. Além disso, era necessário garantir uma proteção contra danos devidos a sobretensão e a prontidão operacional tinha de ser assegurada através de uma fonte de alimentação ininterrupta. Neste cenário, o conceito da Krohne Messtechnik e da Phoenix Contact se complementando entre si de forma otimizada convenceu. Na base da abordagem estão os blocos de funções da biblioteca para o processamento de água Waterworx desenvolvidos pelas duas empresas. Através dos blocos de funções, a tecnologia de medição é ligada de forma simples à tecnologia de automação e à tecnologia de comando.

Solução

Estação de bombeamento de águas residuais no Geiseltalsee, próximo de Braunsbedra  

Tecnologia de medição da Krohne e aparelhos de automação da Phoenix Contact

Neste contexto foram realizados diversos trabalhos de tecnologia de automação. Os trabalhos de automação incluíram a ligação das estações de bombeamento via telefonia móvel e tecnologia SHDSL ao controlador da estação de tratamento de águas residuais e a integração dos equipamentos de campo - como o medidor de fluxo Optiflux 2050 W da Krohne - bem como de outros componentes da tecnologia de medição e da tecnologia de acionamento.

O modem industrial de ligação permanente PSI-Modem SHDSL/ETH permite ligar equipamentos série em banda larga através de cabos em cobre da própria empresa. A tecnologia SHDSL utilizada permite velocidades de dados até 30 MBit/s. Com o modem SHDSL podem ser estabelecidas ligações ponto-a-ponto, redundância de caminho, e topologias em linha e em estrela. Os modems determinam automaticamente a velocidade SHDSL entre si, pelo que não é necessária uma configuração através de chave DIP.

Não é necessária a atribuição de um endereço IP ou uma configuração cliente/servidor. Um livro de registro integrado e as saídas de alarme facilitam as ações de assistência técnica no local.

Estação de bombeamento de águas residuais com painel tátil  

Operação através de painel tátil no local

Telefonia móvel substitui ligações por cabo em falta

Quando não estão disponíveis cabos da própria empresa ou a rede telefônica pública, é utilizado o potente roteador 3G da família de produtos PSI-Modem para a transmissão dos dados para o controlador. As estações de bombeamento estão ligadas à rede IP através de uma ligação UMTS/HSPA. Se esta ligação não funcionar, o roteador 3G comuta automaticamente para GPRS/EDGE. A firewall incorporada e o suporte VPN protegem contra acessos não autorizados.

Além disso, a ligação de dados e a qualidade da rede de telefonia móvel são monitoradas. Se esta se deteriorar, o modem 3G informa ou reconstitui a ligação de telefonia móvel. Seis entradas de comutação configuráveis permitem aqui o envio independente de SMS ou e-mail - e isto também para vários destinatários. As quatro saídas de comutação integradas podem ser ativadas por SMS protegida por senha, para controlar remotamente o estado da instalação e para ligar funções.

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Extensor Ethernet não gerenciável, para conexões ponto-a-ponto, estruturas lineares e anularesSI-Modem-SHDSL/ETH2313643
Acoplador de bus PROFINET para conexão de periféricos descentralizadosIL PN BK DI8 DO4 2TX2703994
Biblioteca de software WATERWORX para PC WORXWATERWORX2400180
Dispositivo de segurança em caixa metálicaFL MGUARD RS4000 TX/TX VPN2200515
PC WORX UA SERVERPC WORX UA SERVER2402685
Software de visualização atvise®ATVISE2400478
Software de gerenciamento de dados ACRONACRON2400115
AXIOCONTROL para comando direto de I/Os AXIOLINE FAXC 30502700989
DescriçãoTipoCódigo
Extensor Ethernet não gerenciável, para conexões ponto-a-ponto, estruturas lineares e anularesSI-Modem-SHDSL/ETH
Acoplador de bus PROFINET para conexão de periféricos descentralizadosIL PN BK DI8 DO4 2TX
Biblioteca de software WATERWORX para PC WORXWATERWORX
Dispositivo de segurança em caixa metálicaFL MGUARD RS4000 TX/TX VPN
PC WORX UA SERVERPC WORX UA SERVER
Software de visualização atvise®ATVISE
Software de gerenciamento de dados ACRONACRON
AXIOCONTROL para comando direto de I/Os AXIOLINE FAXC 3050

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: