Modernização simples das instalações de poços de Barsinghausen com WellControl

Visão geral

Tratamento da água subterrânea  

No tratamento são retiradas, entre outras, as substâncias ferro e manganês da água subterrânea.

  • Em 2017 a Stadtwerke Barsinghausen extraiu aprox. 1,7 milhões de m3 de água potável.
  • A automação moderna das respectivas instalações contribui para garantir o abastecimento de água mesmo em caso de longos períodos de calor e de fortes variações dos consumos.
  • Com o WellControl, a Phoenix Contact disponibiliza uma solução realizando por completo a parte de automação de um poço profundo.
  • Além da confiabilidade de WellControl e do suporte da Phoenix Contact, o operador foi convencido pela configuração simples da solução.

Perfil do cliente

Instalação de tratamento de água de Eckerde  

Em Eckerde a água é extraída e tratada de seis instalações de poços

Barsinghausen inclui 18 localidades se estendendo por uma superfície de aprox. 103 km². Os distribuidores municipais locais asseguram o abastecimento confiável de água potável a cerca de 35.500 habitantes e a empresas. A maioria é extraída na instalação de tratamento de água de Eckerde, onde seis instalações de poços acessam a um aquífero abundante.

Aplicação

Instalação de tratamento de água de Eckerde  

WellControl é uma solução pré-configurada e adaptável pelo usuário

No âmbito do planejamento para o furo de um novo poço profundo, os responsáveis dos distribuidores municipais optaram pela aquisição de um novo sistema de automação para os sistemas de extração. A modernização se tornou necessária porque a solução utilizada até ao momento já não correspondia à tecnologia mais recente. Para além do sistema de automação, também devia ser substituído o sistema de visualização utilizado na central de controle. Na elaboração dos pré-requisitos a serem satisfeitos pela nova solução de automação ficou demonstrado que as demandas são multifacetadas. Assim os colaboradores não devem receber somente abrangentes informações do processo, mas a partir da central de controle também deve ser possível efetuar o diagnóstico do estado da instalação e a operação das estações externas. O objetivo mais importante é o funcionamento confiável das instalações, sem perder de vista os curtos operacionais envolvidos. Após uma análise abrangente dos sistemas disponibilizados no mercado, os distribuidores municipais optaram pela solução de automação WellControl da Phoenix Contact.

Solução

Abordagem de solução integrada  

Além do controlador Axiocontrol AXC 1050, a solução abrange inúmeros outros componentes da Phoenix Contact

WellControl é um quadro de comando pré-fabricado que assume todas as tarefas necessárias de controle e regulação. Desse modo, a solução implementa por completo a parte de automação de um poço profundo. O construtor ou operador da instalação apenas tem de efetuar o planejamento e a criação individuais do elemento de potência. Em seguida, as duas partes são acopladas entre si através de interfaces padronizadas e documentadas, e o sistema completo é conectado à central de controle. Para a colocação em funcionamento da aplicação, somente é necessária a configuração dos equipamentos de campo e das funções. Consequentemente, os colaboradores não necessitam de quaisquer conhecimentos de programação e também não é necessário comprar um software especial. Assim, a configuração é efetuada através de uma visualização web executada no controlador AXC 1050, diretamente no local ou via acesso remoto.

Os equipamentos montados na WellControl disponibilizam abrangentes possibilidades de diagnóstico, permitindo uma manutenção baseada no estado. Desse modo, as fontes de alimentação ininterrupta Quint Power com IQ Technology e os componentes de proteção contra a sobretensão Plugtrab PT-IQ fornecem uma visão geral contínua do estado geral e também informações sobre a vida útil operacional restante. Isto permite uma melhor organização das ações de manutenção. Além disso, as informações de estado dos equipamentos de campo são avaliadas pelo controlador e transmitidas para o sistema de controle. Isto significa que os colaboradores da Stadtwerke Barsinghausen têm sempre o estado da instalação sob controle. Para a comunicação com a instalação de poços modernizada são utilizadas linhas internas da empresa. Com base na operação redundante de quatro condutores é possível assumir uma conexão segura e, desse modo, os responsáveis decidiram utilizar o protocolo Modbus/TCP. Se no futuro for necessária uma conexão através do protocolo de controle remoto IEC 60870-5-104, isso poderá ser realizado em poucos passos.

Resumo

A instalação modernizada foi colocada em funcionamento no verão de 2017 e funciona desde essa altura sem falhas. René Bloise, responsável pelo sistema de abastecimento de água na instalação de tratamento de água de Eckerde, conclui: "Além da confiabilidade de WellControl e do suporte abrangente da Phoenix Contact, fiquei convencido pela configuração simples da solução. Isto permite uma rápida adaptação dos parâmetros da instalação às alterações das condições básicas." Com base na solução de automação padronizada, os restantes poços podem ser agora sucessivamente atualizados para a tecnologia mais recente. Em combinação com o abrangente portfólio de produtos da Phoenix Contact, também é simples integrar futuras expansões e modernizações no sistema completo.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: