Na Verbundwasserwerk Witten, a água é tratada em uma instalação de ultrafiltração através da nova fase de limpeza
Além da distribuição de eletricidade e gás, a AVU Netz também garante a água potável limpa na região. O reservatório de água potável, a barragem de Ennepe, tem um volume de mais de 12,3 milhões de metros cúbicos de água.
Em colaboração com a Verbundwasserwerk Witten, a AVU Netz opera a instalação de tratamento de água Rohland e a instalação conjunta de tratamento de água Volmarstein para assegurar a produção de água da sua área de rede.
"Enquanto empresa fornecedora, a documentação da instalação é muito importante para nós", explica Stephan Maubach do departamento de assistência de rede e engenharia de sistemas da AVU Netz. "O abastecimento de água potável é uma área altamente sensível e, por esse motivo, os nossos técnicos da instalação necessitam, especialmente em caso de assistência, de poder ter sempre um acesso rápido e eficiente a todas as partes da instalação." Longos tempos de manutenção e assistência provocariam um bloqueio desnecessário da rede de distribuição que idealmente representa um sistema de funcionamento contínuo. Em caso de reparações ou expansões da instalação, juntamente com os novos componentes no quadro de comando também é necessário adaptar a identificação existente.
"Enfrentamos alguns problemas na identificação e documentação da instalação no local. As identificações a complementar eram anotadas à mão em uma folha de papel e entregues ao departamento responsável", acrescenta Maubach. "Isto resultava em custos que tínhamos que voltar a economizar em outros locais. Por isso, procuramos uma solução de impressão portátil para criar as nossas identificações onde elas são necessárias."
Atualmente, o setor de abastecimento também enfrenta uma alta pressão sobre os custos e as empresas são obrigadas a identificar sempre novos potenciais de economia e de configurar os processos existentes de modo mais eficiente. Neste caso, foram identificadas perspectivas interessantes no equipamento portátil de identificação para os instaladores, oferecendo a mesma qualidade de impressão que uma impressora estacionária utilizada na oficina na construção de quadros de comando.
Por este motivo, a AVU Netz optou pelo sistema de impressão portátil e alimentada por bateria THERMOMARK PRIME. Em resumo, Maubach refere uma poupança de tempo de aprox. 15 por cento em comparação com a situação de trabalho anterior com as impressoras estacionárias. "A possibilidade de entrar os dados das placas diretamente no local permite evitar passos intermédios demorados e sujeitos a erros. Agora também economizamos o tempo para reimpressões e os tempos de viagem e os caminhos."
De modo a garantir a continuidade do abastecimento, cada ponto de conexão é designado, documentado e identificado da mesma forma no sistema e na instalação. As possibilidades de utilização flexíveis e a imagem de impressão clara e bem legível da THERMOMARK PRIME asseguram a eficiência e continuidade no quadro de comando - aspectos muito importantes para os técnicos de sistema da AVU Netz. Maubach: "A mais recente tecnologia de impressão permite identificar sem problemas até mesmo réguas de bornes com 40 anos."
Juntamente com a tela tátil funcionando como um tablet, o software de identificação CLIP PROJECT integrado na impressora portátil, utilizado em muitos sistemas de impressão da Phoenix Contact, permite aos usuários a entrada direta dos dados necessários no local. Além disso, os projetos de identificação criados podem ser transmitidos e depois impressos e/ou salvos via Plug & Play através de diferentes interfaces no equipamento, p. ex. de um stick USB ou também de uma conexão sem fio.
A alta segurança operacional exigida na rede de distribuição regional não pode ser alcançada sem a elevada exatidão e continuidade da identificação e documentação de instalações. "O investimento na THERMOMARK PRIME da Phoenix Contact foi recuperado logo após um curto período de tempo", resume Maubach. "Agora trabalhos com maior eficiência no local. Os motivos decisivos para a aquisição da impressora portátil THERMOMARK PRIME foram a alta flexibilidade, o manuseio intuitivo através da tela tátil e – um fator a não negligenciar - a boa conexão de interface no nosso sistema CAE da EPLAN." Maubach também está considerando outros projetos: "Atualmente estamos planejando a utilização da THERMOMARK PRIME na área da transmissão remota entre estações em redes locais de 10 kV."
"$pageName" em