Soluções de iluminação LED inteligentes para túneis e passagens subterrâneas

Visão geral

Túnel Liefkenshoek  

As soluções de iluminação LED para túneis oferecem diversas vantagens

  • Os operadores, projetistas e empresas de instalação de sistemas luminotécnicos enfrentam o desafio de iluminar um túnel de forma uniforme e conforme a especificação e de controlar a intensidade da iluminação em função da situação.
  • Juntamente com o parceiro de cooperação belga Schréder, a Phoenix Contact oferece soluções de iluminação prontas a instalar que podem ser integradas em um controlador através da rede Ethernet.
  • Os quadros de comando ou o software de aplicação já estão programados e podem ser parametrizados e integrados na rede facilmente.

Aplicação

Túnel Liefkenshoek  

Instalação simples da solução graças ao QPD

Os túneis são construções complexas do ponto de vista técnico. Para além da grande quantidade de túneis já existentes, também o número de instalações novas aumenta constantemente. O resultado é o funcionamento simultâneo das mais diversas soluções de iluminação.

Paralelamente à tecnologia de iluminação antiga, cada vez mais é implementada a tecnologia LED superior. Além disso, há túneis que foram ampliados posteriormente, pelo que existem instalações mistas com tecnologias de iluminação novas e antigas.

Solução

A Phoenix Contact desenvolveu soluções de iluminação para túneis com a mais moderna tecnologia LED. Neste caso, as luzes LED são controladas diretamente ou através das conhecidas caixas de controlador. Nas caixas estão os controladores LED para a regulação das luzes. A posição exata das luzes e das caixas do controlador foi definida pelos especialistas da Schréder com base em uma análise fotométrica da posterior iluminação do túnel. Paralelamente aos trabalhos de preparação, os cabos de potência e de barramento são pré-montados e entregues no local da obra. Desta forma, se resolve um problema típico para a empresa de instalação já antes da produção dos cabos. Uma vez que todos os cabos estão equipados com uma rotação da fase automática, as três fases da conexão da potência são submetidas a uma carga uniforme. É assim possível abdicar da morosa "entrada em contato" dos cabos e da consequente alteração do cabeamento.

O verdadeiro controle da eletrônica de ligação Lumgate e dos controladores LED está predefinido em 50 cenários diferentes. Além disso, estão incluídos 15 cenários especiais que são utilizados com a máxima prioridade em situações especiais, por exemplo, numa situação de emergência ou em um evento perigoso. A especificação da velocidade máxima a respeitar dentro do túnel influencia igualmente a intensidade luminosa e é, por isso, considerada no controlador. Além do programa de aplicação, também as especificações da análise fotométrica são integradas no ATS. O respectivo arquivo de configuração, que o controlador lê autonomamente, constitui juntamente com os outros parâmetros a base para o controle da iluminação. Garante-se assim que as especificações do operador do túnel são completamente cumpridas no que diz respeito às diretrizes legais. Além disso, só é gerada a luz efetivamente necessária no momento, o que influencia positivamente os custos energéticos.

Topologia: solução de iluminação  

Estrutura e elementos da solução de iluminação

O sistema possibilita tempos de instalação reduzidos graças às soluções para quadro de comando predefinidas, bem como o sistema de instalação QPD no campo e na luz. Outras vantagens da solução de iluminação para túneis se revelam ao longo do ciclo de vida da instalação.

Suas vantagens

  • Plug and Play, graças aos parâmetros predefinidos e ao endereçamento autônomo
  • Soluções de aplicação flexível graças à regulação de 240 pontos luminosos diferentes de até 96 km e 1920 controladores LED com apenas um controlador
  • Estado de diagnóstico alargado devido ao monitoramento do tempo de operação e do consumo de corrente
  • Constant Light Output com horas de operação efetivas e fatores de manutenção

Produtos

DescriçãoTipo
Advanced Tunnel System (ATS) – Quadro de comando completamente montado, incluindo software de aplicação para uma regulação contínua das luzes do túnelp. ex. TSL-SC-RTL-ATS/D0S12
Basic Tunnel System (BTS) – Quadro de comando pronto a montar para ligar as luzesp. ex., TSL-SC-RTL-BTS
Tunnel Control System (TCS) – Solução de quadro de comando para a integração em rede de vários ATS e para a ligação a uma central de controle do túnel com protocolos de comunicação definidosp. ex., TSL-SC-RTL-TCS/D0S22

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: https://www.google.com/