Solução para a recolha de dados meteorológicos

Visão geral

Recolha de dados meteorológicos  

Recolha de dados meteorológicos

  • O mais importante para os operadores de grandes instalações fotovoltaicas é a eficiência. Uma medida possível é o coeficiente de desempenho.
  • Com a estação meteorológica Phoenix Contact, os projetistas e operadores de instalações dispõem de uma solução testada e, deste modo, segura para determinar o coeficiente de desempenho.
  • A solução apoia os operadores na otimização do rendimento e da disponibilidade da instalação.

Aplicação

Estação meteorológica na instalação fotovoltaica  

Registro de informações meteorológicas através de sensores comuns

O registro de dados operacionais em instalações fotovoltaicas é muito complexo. Aqui não é suficiente registrar os dados de potência de cada string de módulo e dos inversores. Uma medida possível para determinar a eficiência é o coeficiente de desempenho, a relação entre o rendimento real e o rendimento máximo possível. Para calcular este valor, a estação meteorológica registra dados meteorológicos, como p. ex. a radiação solar, a velocidade do vento e a temperatura. Com base nestas informações, os projetistas e operadores conseguem identificar perdas e erros da instalação.

Além disso, em sistemas fotovoltaicos rastreados o registro da velocidade do vento é importante para a segurança. Os sensores meteorológicos registram informações sobre a velocidade do vento. Os dados são processados na estação meteorológica e transmitidos para o controlador. Em caso de uma pressão demasiado alta do vento, a unidade de rastreamento é colocada em uma posição de segurança. Isto permite reduzir a carga sobre os módulos e evitar danos.

Solução

A estação meteorológica dispõe de interfaces padrão e permite a conexão de até onze sensores comuns. O controlador integrado registra os dados meteorológicos e disponibiliza os valores de medição para um sistema SCADA, via Modbus/TCP, ou a OPC UA, através de uma interface Ethernet. O registro de dados ocorre em um formato de dados padronizado, de modo a permitir uma integração sem problemas no sistema SCADA.

A solução para a recolha de dados meteorológicos está adaptada para as necessidades de instalações fotovoltaicas de grande escala. Os diversos sensores são configurados facilmente através da interface web. O usuário não precisa de conhecimentos de programação. Dentro da rede da instalação, os usuários podem chamar os dados meteorológicos atuais em qualquer momento via acesso web.

Interação entre sensores, estação meteorológica, memória de dados e interface web

A estação meteorológica armazena localmente os dados registrados e os disponibiliza para o usuário através de uma interface web

Suas vantagens

  • Solução testada e pré-montada
  • Universalmente aplicável
  • Utilização das melhores tecnologias de conexão e de componentes adequados
  • Esforço reduzido de colocação em funcionamento e configuração
  • Sem necessidade de conhecimentos de programação
  • Seleção flexível dos sensores graças a interfaces padronizadas

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Estação meteorológica para a detecção de até onze sinais meteorológicosSOL-SC-WEATHER-STN2402797
Programa de usuário para o controle de uma estação meteorológica em um cartão SDSD FLASH 2GB SOL-WEATHER-STN2402852
DescriçãoTipoCódigo
Estação meteorológica para a detecção de até onze sinais meteorológicosSOL-SC-WEATHER-STN
Programa de usuário para o controle de uma estação meteorológica em um cartão SDSD FLASH 2GB SOL-WEATHER-STN

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)