Solução para a conexão do gerador

Visão geral

Instalação fotovoltaica em campo aberto  

Instalação fotovoltaica em campo aberto

  • Os projetistas e operadores de instalações estão perante o desafio de otimizar o rendimento e a disponibilidade da instalação.
  • Com as caixas de conexão de gerador da Phoenix Contact você tem a certeza de utilizar uma solução testada e segura.
  • A facilidade de instalação e a integração simples na infraestrutura da instalação são fatores positivos adicionais.

Aplicação

Segundo os resultados de uma pesquisa da revista Photon, 70% dos peritos consideram as instalações fotovoltaicas alemãs como apresentando deficiências. Devido a erros de montagem, o rendimento prognosticado e, assim, o rendimento do capital de uma instalação fotovoltaica apenas são alcançados com um retardo temporal. Nesse meio tempo, não são recebidos os reembolsos esperados das tarifas de aquisição.

Colaborador falando com um cliente  

O mais importante é a concepção correta da caixa de conexão de gerador

Com as funções de conectar, medir e proteger, a caixa de conexão de gerador (inglês: Combiner Box) é o elemento decisivo entre a concepção econômica e a disponibilidade a longo prazo da instalação fotovoltaica. Porém, muitas vezes a caixa de conexão de gerador somente é escolhida sob aspectos de custos. A qualidade e a longa vida útil têm um papel secundário.

Para obter caixas de conexão seguras e de alta qualidade, os projetistas e instaladores precisam prestar atenção ao uso de em conformidade com as normas.  Para a caixa de conexão de gerador se aplica a norma de dispositivos de comutação EN 61439, descrevendo a estrutura, a seleção dos componentes e os testes necessários. A norma também requer uma documentação abrangente sobre as características técnicas e as condições de utilização, bem como sobre a instalação e manutenção corretas. Todas as informações devem acompanhar o equipamento em forma de instruções de instalação no idioma falado no local de instalação.

Solução

As combinações de equipamentos de comutação da Phoenix Contact asseguram uma operação de instalações fotovoltaicas sem falhas. Os componentes e interfaces de comunicação perfeitamente adaptados entre si permitem integrar as caixas de conexão de gerador de forma rápida e fácil em um gerenciamento de parque hierarquicamente superior. Uma equipe especializada abrangendo todas as áreas relevantes da empresa elabora soluções individuais junto com você enquanto contratante.

Esclarecimento prévio de desenvolvimento com o cliente  

Soluções de quadro de comando para todos os requisitos do cliente

Desenvolvimento
No esclarecimento prévio de desenvolvimento, trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes em todas as áreas, de modo a implementar os requisitos desejados da melhor forma. Os desafios específicos são previamente detectados. Deste modo, o processo de desenvolvimento se orienta de forma objetiva e eficiente.

Depois de concluído o esclarecimento prévio, tem início a fase de construção. Esta fase é terminada com a criação de protótipos e a execução de um procedimento específico de teste e verificação. Os conhecimentos daí obtidos são incluídos na otimização da solução.

Procedimento de teste e verificação
Com a ajuda de um teste de temperatura é possível detectar, p. ex. hotspots. Com base nisso, todos os componentes são dispostos de forma ideal. Deste modo, é excluída a possibilidade de falha devido a sobrecarga térmica.

Os protótipos são submetidos a testes elétricos e mecânicos em laboratórios de teste internos. Os testes garantem o funcionamento sem erros das soluções nos ambientes de instalação previstos.

Uma análise termográfica no laboratório interno permite detectar possíveis hotspots e dispor todos os componentes de forma ideal na caixa de conexão de gerador. Deste modo, é possível excluir a possibilidade de falha devido a sobrecarga térmica.

Comparação de imagens termográficas de caixas de conexão de gerador  

Através do design do quadro de comando com otimização de temperatura é excluída a possibilidade de falha devido a sobrecarga térmica

Fabricação
Depois de concluídos todos os testes relevantes na fase de desenvolvimento, o artigo é liberado para a produção. Os componentes são fabricados no procedimento One-Piece-Flow, de modo a poder efetuar cada passo de forma eficiente. Isto permite reagir de forma rápida e flexível a alterações da construção e dos tamanhos de lote. As informações necessárias para assegurar a qualidade estão bem visíveis e garantem, assim, um processo de produção e de montagem sem problemas.

 

Qualidade
Na linha de produção são aplicados meios auxiliares que permitem uma produção de todos os artigos repetidamente exata. A utilização de parafusos com monitoramento de torque garante conexões confiáveis e seguras. Assim é garantida a qualidade constante de cada caixa de conexão de gerador. No último passo de produção ocorre o teste final conforme a IEC 61439. Em seguida, é elaborado um protocolo de teste. Todas as combinações de equipamentos de comutação, bem como os componentes eletrônicos incluídos dispõem de números de série para poderem ser sempre identificados de forma clara.

SCB compact e SCB next generation  

Dois conceitos de solução inteligentes: caixa de conexão de gerador com proteção de strings fora da caixa de comando para 32 strings e caixa de conexão de gerador com proteção de strings padrão para 16 strings

Suas vantagens

  • Análise e assessoria orientadas para a aplicação
  • Posicionamento ideal da proteção contra sobretensão
  • Utilização das melhores tecnologias de conexão e de componentes adequados
  • Redução de custos e do trabalho de cabeamento
  • Sem necessidade de fornecimento de energia em separado no campo
  • Instalação com economia de espaço graças ao formato compacto
  • Análise e assessoria orientadas para a aplicação

Produtos

DescriçãoTipoCódigo
Caixa de conexão de gerador para 32 strings com proteção InlineSOL-SC1-32-0-FI-VMC-T1-SD1-222403683
Caixa de conexão de gerador para 16 strings com fusível de string padrãoSOL-SC1-16-0-F-VM-T1-SD1-112403682
DescriçãoTipoCódigo
Caixa de conexão de gerador para 32 strings com proteção InlineSOL-SC1-32-0-FI-VMC-T1-SD1-22
Caixa de conexão de gerador para 16 strings com fusível de string padrãoSOL-SC1-16-0-F-VM-T1-SD1-11

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)