Solução para o gerenciamento operacional

Visão geral

Gerenciamento de alimentação  

Gerenciamento de alimentação

  • Um nível de dados significativo é uma base essencial para o gerenciamento operacional técnico de uma instalação fotovoltaica de grande escala.
  • O sistema de gerenciamento de dados SOL-DMS da Phoenix Contact está adaptado para os requisitos de instalações fotovoltaicas de grande escala e pode ser universalmente escalonado.
  • Sendo um módulo do sistema de gerenciamento do parque, o SOL-DMS se integra perfeitamente na infraestrutura.

Aplicação

Um gerenciamento de dados central é um fator-chave para que seja possível operar de forma eficiente uma instalação fotovoltaica de grande escala. Para operar a instalação são registrados diferentes dados, p. ex. valores de rendimento, mensagens de erro e dados de referência de operação. O arquivamento de dados ocorre tipicamente em um servidor local da instalação.

Para ser possível avaliar a eficiência, é necessário um registro e arquivamento em toda a vida útil da instalação. Para este efeito, a Phoenix Contact oferece um sistema de gerenciamento de dados independente do fabricante para o registro, o arquivamento e a avaliação de dados operacionais diretos ou calculados. O SOL-DMS disponibiliza dados individualmente preparados para diferentes grupos de usuários.

Topologia do sistema de gerenciamento de dados

Sistema de gerenciamento de dados independente do fabricante para o registro, o arquivamento e a avaliação de dados operacionais

Solução

O sistema de gerenciamento SOL-DMS da Phoenix Contact serve para a visualização de dados, geralmente registrados de forma descentralizada no campo e disponibilizadas por controladores. Os dados provêm de diferentes fontes como, p. ex., strings fotovoltaicos, inversor, estação meteorológica ou informações da rede.

Os dados de todas as áreas de aplicação são transmitidos para um servidor central, armazenados em um banco de dados e disponibilizados para o usuário final. A utilização exclusiva da funcionalidade HTML5 permite usar um PC padrão ou um terminal web com um navegador usual para a representação dos dados.

Todos os dados registrados são arquivados em períodos definidos em um banco de dados e representados em forma de valor ou tendência histórica em uma página web. O usuário registrado somente vê os dados da tendência pertencente a seu grupo de usuários.

Um arquivo de alarme fornece um resumo sobre todas as mensagens ocorridas no sistema. O usuário pode filtrar as mensagens conforme a sua área de atividade e visualizá-las na interface. Se ocorrerem, p. ex., falhas, ocorre uma notificação via SMS. Quem recebe a informação é o participante cuja função inclua a sua recepção, ou para o qual foi liberada a recepção de mensagens com um determinado conteúdo ou parte de conteúdo.

Tela do software de gerenciamento de dados  

O software de gerenciamento de dados informa em qualquer momento sobre o estado de toda a instalação

Visualização
No SOL-DMS estão armazenados tipos de objetos predefinidos no sistema de visualização. Isto inclui, entre outros, tipos de objetos como estação meteorológica, controle de segmentos, caixas de conexão de gerador e DNO Control para o monitoramento das condições da conexão de rede. O usuário pode utilizar estes tipos de objetos como modelo. Além disso, existe a possibilidade de integrar e utilizar designs próprios conforme as possibilidades de visualização.

Os vários clusters (arrays) são representados na página inicial em forma de pontos coloridos. No estado verde a instalação está funcionando com o desempenho desejado. Não há necessidade de tomar qualquer ação. Se a cor do ponto mudar para amarelo, isso significa um aviso. Neste caso, o array continua funcionando, mas deve ser efetuado um controle.

Se a cor mudar para vermelho, existe uma falha. A parte afetada da instalação já não fornece mais energia. É emitido um alarme definido. A cor azul indica que nesta parte da instalação está sendo efetuada uma manutenção. Dependendo da cor atual na vista geral, o usuário pode obter mais informações sobre o estado do respectivo array até ao nível do string em submenus adicionais. Graças à visualização clara, é possível obter em qualquer momento informações sobre o estado da instalação.

Arquivamento de dados
O SOL-DMS registra e arquiva dados em toda a vida útil da instalação. Isto impõe requisitos especiais para o arquivamento de dados em termos de condensação e redundância. Para a armazenagem de dados se aplica a seguinte regra:

  • Armazenagem de dados básicos a cada 15 segundos e disponibilidade durante 24 horas
  • Após 24 horas, os dados são condensados para um intervalo de 60 segundos
  • Após seis meses, os dados são comprimidos para um valor de 5 minutos
  • Após 2 anos é utilizado um valor de 15 minutos
  • Os dados podem ser armazenados até 25 anos
Datenarchivierung

Armazenagem de todos os dados relevantes durante até 25 anos

Suas vantagens

  • Rápida instalação e colocação em funcionamento
  • Flexibilidade através de possibilidades de adaptação escalonáveis para qualquer dimensão da instalação
  • Reduzido esforço de planejamento por ser individualmente expansível e reproduzível em qualquer tipo de instalação
  • Adaptação definida pelo usuário através de possibilidade de configuração individual da interface
  • Sem custos subsequentes para o operador
  • Alta segurança contra acesso de terceiros, uma vez que todas as informações são armazenadas localmente no servidor

Produtos

O SOL Data Management System (DMS) é oferecido na seguinte configuração básica.

PC de rack de 19'' inclusive:

  • Quadro de comando Ethernet Gigabit com conexão de fibra óptica e cobre
  • Fonte de alimentação com alta disponibilidade
  • Processador
  • Drive de disco rígido RAID
  • Memória de trabalho
  • Sistema operacional Windows
  • Software antivírus

Sob consulta estão disponíveis configurações individuais. Todas as ferramentas de software necessárias já estão pré-instaladas e disponíveis.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: