Gêmeo digital

Gêmeo digital

Comparação entre As Planned e As Built

Manutenção otimizada através de melhor qualidade dos dados.

Nas grandes instalações está sempre havendo construções, expansões, reparações e, com tudo isso, improvisos. Consequentemente, muitas vezes os esquemas de tubulação e instrumentos não estão devidamente atualizados. São afetados por esse aspecto não só os processos de manutenção, planejamento e compras, mas também as considerações em termos de segurança. A solução é uma comparação online entre software e equipamentos de campo. As ferramentas CAE modernas tornam possível a comparação dos dados e, assim, a identificação dos desvios.

Até mesmo nas instalações mais antigas possibilitamos a exploração posterior dos dados HART e disponibilizamos, sem efeitos, os dados de campo necessários para isso em formato OPC-UA. Como modelo de informação OPC-UA é usado na indústria de processos o padrão parceiro PA-DIM.

Suas vantagens

  • Leitura dos parâmetros do equipamento conforme NOA e sem efeitos, que são disponibilizados no formato OPC-UA padrão (PA-DIM) para efeitos de processamento posterior
  • Possibilidade de representar instalações existentes por completo, uma vez que os sensores e atuadores são integrados conforme o novo padrão existente, como p. ex. FDT 1.2 até 2.0 e também FDI
  • Esforço de configuração reduzido, pois as todas as descrições de sensores e atuadores estão disponíveis no controlador sem necessidade de configuração

Representação digital de uma instalação

Colaborador comparando online equipamentos de campo instalados em um tablet  

A comparação online entre software e equipamentos de campo permite uma manutenção inteligente

Todas as informações sobre sensores e atuadores, bem como os outros componentes da instalação, podem ser acessadas através de um sistema. Se os dados correspondentes estiverem disponíveis, será possível, p. ex. realizar manutenções de um modo bastante mais inteligente.

Além disso, essa é uma forma melhor e mais fácil de comparar os sensores instalados no campo. Fica mais fácil identificar qual sensor, com sua faixa de medição específica, é mais adequado para realizar uma tarefa de medição concreta. Assim, os dados fornecem uma ajuda adicional para a tomada de decisões.

De HART para PA-DIM – Instalações Brownfield

Na Cloud são reunidos todos os arquivos de descrição disponíveis. Os dados de quase todos os sensores e atuadores compatíveis com HART estão disponíveis sem esforço de configuração. Esses dados são disponibilizados ao usuário conforme OPC UA, tendo em conta o PA-DIM. Para ler a base instalada de sensores e atuadores existentes é utilizado o gateway IP HART.

Topologia de representação de solução para instalações Brownfield

Solução exemplificativa para instalações Brownfield

De HART para PA-DIM – Instalações Greenfield

Na Cloud são reunidos todos os arquivos de descrição disponíveis. Os dados de quase todos os sensores e atuadores compatíveis com HART estão disponíveis sem esforço de configuração. Esses dados são disponibilizados ao usuário conforme OPC UA, tendo em conta o PA-DIM. Os dados HART são lidos diretamente a partir do sistema IO remoto.

Topologia de representação de solução para instalações Greenfield

Solução exemplificativa para instalações Greenfield

Gostaria de receber informações sobre a aplicação da nossa solução na sua instalação de processamento?

Teremos todo o gosto em assessorar você e clarificar os requisitos específicos do seu projeto.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)