Transmissão de sinal sem fio na GDF SUEZ em Lingen

Empresa de fornecimento energético GDF SUEZ, Alemanha

A GDF SUEZ E&P DEUTSCHLAND GmbH é uma empresa que se dedica à prospecção, exploração e comercialização de gás natural e de petróleo na Alemanha.

Com uma tecnologia inovadora e a competência técnica apreciável de seus colaboradores, a empresa garante um abastecimento de energia seguro na Europa.

A empresa faz parte de um dos maiores consórcios energéticos do mundo, o Grupo GDF SUEZ.

Aplicação

Na exploração petrolífera de Bramberge, dez quilômetros a norte de Lingen, a GDF Suez E&P Deutschland GmbH se dedica à exploração de petróleo bruto e gás natural. A empresa retira de uma profundidade de quase 900 metros uma mistura de petróleo, gás natural e água salgada.

As águas residuais da exploração são bombeadas através de bombas de injeção após a separação. As bombas injetam a água, através de seis orifícios de injeção situados na margem da exploração petrolífera, novamente nas formações rochosas.

A pressão de injeção dos orifícios deve ser controlada continuamente, visto se tratar de um parâmetro de processamento importante; inicialmente este controle era realizado através de passagens de controle e registro manual de dados.

Solução

Solução de comunicação rádio Trusted Wireless  

Solução de comunicação rádio Trusted Wireless

"Na procura por uma alternativa ao cabeamento dispendioso, nos decidimos pela solução de comunicação remota – a gama Trusted Wireless da Phoenix Contact", explica Friedrich Schulte, responsável pela tecnologia de medição, controle e regulagem da GDF SUEZ.

Com os módulos de rádio Trusted Wireless, Schulte pode conectar duas perfurações com localizações especialmente desfavoráveis. Foi até necessário passar uma via ferroviária para transmitir os valores de medição de uma das perfurações localizada no campo situado no limite norte, a 600 metros e distância da bomba de injeção central.

A solução de cabeamento implicaria muitos trabalhos de perfuração dispendiosos. "A escavação de túneis por baixo de uma linha férrea tem custos muito elevados e exige muitas medidas de segurança, assim como custos administrativos e processos de licenciamento", afirmou Schulte. "Com a comunicação por rádio evitamos tudo isso."

A distância da comunicação rádio foi equipada com o sistema de transmissão de segurança sem fio RAD-Line-I/O. O sistema transmite dois sinais digitais e um sinal analógico entre o emissor e o receptor. Com antenas direcionais do programa de acessórios sem fio abrangente o afastamento de 600 metros não causa quaisquer problemas, apesar das condições ambientais complexas.

A tecnologia de comunicação de rádio sem fio Trusted Wireless utilizada nos módulos RAD-Line-IO não é perturbada pela linha ferroviária nem pelos equipamentos de alta tensão existentes.

A segunda perfuração está igualmente localizada em terreno desfavorável, no limite sudeste da exploração petrolífera. Aqui não existe qualquer infraestrutura. Os módulos de comunicação por rádio e sensores são alimentados a partir de um sistema de energia solar, concebido pela Phoenix Contact para utilização em aplicações de comunicação por rádio industriais.

O módulo solar contempla, para além das células solares, um quadro de comando pré-configurado com regulador de carga, baterias solares e proteção contra sobretensão.

Resumo

As estações de medição das perfurações da GDF SUEZ E&P DEUTSCHLAND GMBH em Emsland foram visitadas diariamente para registro dos valores da pressão de injeção de água.

Estas informações são agora transmitidas através da solução de comunicação rádio Trusted Wireless da Phoenix Contact.

Aumenta assim claramente a segurança e economia.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)