Pressão adequada: secionador de sinal intrinsecamente seguro da MAN Turbo

MAN Turbo em Zurique: compressores destinados à indústria petrolífera e de gás natural

Com cerca de 50.000 colaboradores, o Grupo MAN é um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais, motores e outros produtos no setor da construção de máquinas e de instalações.

A MAN Turbo AG está sediada em Zurique, na Suíça. Aí cerca de 700 especialistas se ocupam, entre outros, do desenvolvimento e da produção de compressores destinados à indústria petrolífera e de gás natural.

Aplicação

Os compressores não podem ser utilizados para o transporte comercial de petróleo ou de gás natural através de dutovias.

Para a transmissão de sinais de dados de processo de zonas com proteção contra explosão para o controlador na zona segura, o fabricante recorreu a módulos de interface intrinsecamente seguros da série MACX Analog Ex da Phoenix Contact.

Os módulos são utilizados, entre outros, em uma refinaria para a preparação do petróleo no Turquemenistão e numa plataforma petrolífera no Brasil

Solução

Compressor MAN com módulos INTERFACE da Phoenix Contact  

Compressor MAN com módulos INTERFACE da Phoenix Contact

Foi necessário um amplificador de comutação de isolamento no quadro de comando para transmissão de dados de temperatura da zona de explosão: a MAN Turbo se decidiu pelo transdutor de temperatura intrinsecamente seguro MCR-EX-SL-RTD-I da gama de produtos MACX da Phoenix Contact Tagelswangen.

Os módulos analógicos intrinsecamente seguros para zonas potencialmente explosivas são compostos por uma linha completa de secionadores de sinais de um ou dois canais para zonas potencialmente explosivas: Analog In, Analog Out, Digital In, Digital Out, temperatura e acessórios.

O conector de trilho de fixação inovador facilita a montagem, alimentação e o diagnóstico.

Aplicações convencionais para os módulos com apenas 12,5 milímetros de largura são, por exemplo, a medição da pressão, do caudal, umidade, temperatura, comando de válvulas de regulagem e módulos de válvulas através de transmissores.

Os equipamentos estão certificados para circuitos elétricos Ex-i até zonas Ex 0 (Gás) e 20 (poeiras) e instalação em zonas Ex 2 (ATEX, IECEx, UL).

Um conceito de comutação inovador garante o comportamento de transmissão preciso mesmo com perdas de desempenho mínimas. Certificações SIL (nível de integração de segurança) permitem a utilização em aplicações orientadas para a segurança.

Além disso, os módulos podem ser facilmente configurados através de interfaces padronizadas uniformes FDT/DTM (Field Device Tool/Device Type Manager).

Resumo

"No âmbito do projeto contamos sempre com o suporte excepcional dos técnicos da Phoenix Contact, o que nos permitiu executar o projeto em tempo real e sem grandes interrupções", elogiou o engenheiro responsável da MAN. "Isto são fatores extremamente importantes, sobretudo em projetos realizados no estrangeiro."

Mesmo em futuros projetos, como em outras instalações de compressão de gás, o engenheiro da MAN continuará a apostar nos produtos da Phoenix Contact. Mostra-se muito satisfeito: "Irei recomendar internamente este fornecedor competentíssimo internamente."

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)