Abastecimento de gás confiável em Oldenburg, graças a proteção contra sobretensão

EWE AG Oldenburg: energia, meio ambiente, telecomunicações

A EWE AG em Oldenburg é uma importante empresa nas áreas de energia, meio ambiente e telecomunicações.

A EWE abastece mais de 700.000 clientes com gás natural e, além disso, opera no norte da Alemanha dois depósitos de armazenagem de gás em domos salinos – 21 cavernas com 700.000 metros cúbicos e um teor energético de 13 bilhões de kWh.

Aplicação

A EWE cobre sua demanda anual adquirindo quantidades constantes de gás natural. Em tempos de carga reduzida, como no verão, o gás é bombeado sob pressão para o domo salino e retirado daí quando se verifica uma grande demanda.

Para assegurar a alimentação de energia, as instalações têm que estar sempre disponíveis. Por esse motivo, a proteção contra sobretensão é de grande importância.

Sensores, atuadores, válvulas e acionamentos estão instalados ao ar livre. Por outro lado, o comando da instalação e a visualização de processo se encontram em uma central.

Todas as informações são enviadas para o computador central em Oldenburg via transmissão de dados.

Solução

Conceito de proteção para o fornecimento de energia  

Proteção confiável em caixa com economia de espaço

Grande parte do conceito de proteção para o fornecimento de energia possui uma estrutura de dois níveis: com dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas FLT-PLUS nas distribuições principais, bem como dispositivos de proteção contra sobretensão VAL-MS em subdistribuições e nos quadros de comando.

As partes importantes da instalação requerem uma alta disponibilidade e estão, por isso, equipadas com fontes de alimentação ininterrupta (UPS). As UPS, por seu lado, são protegidas com dispositivos de proteção contra sobretensão VAL-MS.

Muitas transmissões de sinal foram implementadas como circuitos de corrente Ex-ia. Estes circuitos de corrente intrinsecamente seguros são protegidos com TERMITRAB TT-EX(I)-24DC. Os circuitos de proteção de dois níveis estão montados nos condutores de descarga com somente 6,2 mm de largura com dispositivos de proteção contra sobretensão de alto desempenho e diodos supressores de resposta rápida.

Graças ao baixo nível de proteção e à elevada capacidade de condutor de descarga de 10 kA, a eletrônica fica protegida de forma segura sem que seja ocupado muito espaço no quadro de comando.

Os TERMITRAB TT-2-PE-24DC protegem circuitos de corrente de sinal não requerendo uma segurança intrínseca. As interfaces de comunicação são protegidas contra sobretensões com MODUTRAB MT-2FM-RJ12.

Assim, o conceito de proteção é completo para os meios de produção no campo e para os sistemas de controladores no edifício: todos os componentes da instalação estão protegidos de forma confiável.

Resumo

O conceito de proteção abrangente da Phoenix Contact evita eficazmente as falhas das instalações resultantes de sobretensão.

Assim, o abastecimento de gás da EWE AG é assegurado perante todas as condições meteorológicas.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)