Voltar para a visão geral

Marcação flexível e robusta com sistema de identificação para centrais elétricas KKS

Visão geral

Marcação dos meios de produção na RWE  

Marcação dos meios de produção na RWE

  • Na zona de exploração de linhito da Renânia, a RWE Power AG explora a central elétrica de Neurath que é uma de quatro centrais elétricas.
  • Como em todas as centrais elétricas, também aqui a identificação exata e permanente de todos os meios de produção desempenha um papel especial. Neste âmbito, os erros teriam consequências imprevisíveis.
  • Desde o início dos anos 80 que as respectivas regras são definidas pelo sistema de identificação para centrais elétricas KKS. Para a etiquetagem, a RWE Power AG utiliza soluções de marcação à base de impressoras LED UV da Phoenix Contact.

Perfil do cliente

Na zona de exploração de linhito da Renânia, a RWE Power AG explora quatro centrais elétricas: Frimmersdorf, Neurath, Niederaußem e Weisweiler – com uma capacidade total de produção bruta de mais de 10 Gigawatt. A partir do ano de 2009, a tecnologia de comando foi renovada nos blocos D e E da central elétrica de Neurath para aumentar a eficiência e a flexibilidade dos blocos.

Aplicação

Uma vez que foi também necessário etiquetar novamente numerosos cabos tronco quando da renovação da tecnologia de comando na central elétrica de Neurath, o departamento técnico procurou um sistema de impressão adequado com um consumo energético tão baixo quanto possível e uma operação silenciosa. Além da qualidade de impressão, também era um requisito importante o tamanho de plaqueta definido para o alojamento nos suportes de plaqueta pré-montados no bloco da central elétrica.

Nesse âmbito o sistema de identificação para centrais elétricas, sucintamente designado por KKS, serve de regulamentação para a marcação, ajudando os construtores de instalações e operadores de centrais elétricas a identificar os meios de produção de modo inequívoco. As identificações KKS, que são compostas por uma combinação de 15 a 17 letras e dígitos, vêm definidas nas diretivas VGB B105 e B106. Todos os agregados e meios de produção são codificados e identificados nessa base.

Solução

Chave KKS com fonte, destino e tipo de cabo  

Chave KKS com fonte, destino e tipo de cabo

Em busca de um sistema de impressão adequado, o departamento técnico havia optado inicialmente pelo sistema BLUEMARK LED da Phoenix Contact. Agora, com o modelo sucessor BLUEMARK CLED é possível imprimir mesmo até 120 placas por hora de forma ecológica e silenciosa.

A etiquetagem de cabos inequívoca inclui o número KKS e o tipo de cabo, além da fonte e do destino. Todos os cabos são etiquetados em ambas as extremidades de acordo com DIN EN 62491.

O código de barras facilita a identificação  

O código de barras facilita a identificação

Além da chave KKS e do texto breve, todas as placas de identificação de tecnologia de processos no conjunto de centrais elétricas da RWE Power AG na zona de exploração de linhito da Renânia apresentam um código de barras. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para uma mensagem de dano no âmbito da manutenção móvel.

Sobretudo a qualidade de impressão e a resistência à temperatura elevadas são imprescindíveis para uma etiquetagem durável sob as condições ambientais adversas em uma central elétrica.

Identificação do meio conforme DIN 2403  

Identificação do meio conforme DIN 2403

Após o trabalho de desenvolvimento na central elétrica de Neurath, a RWE Power AG decidiu introduzir o sistema de impressão também nas centrais elétricas de Niederaußem e Weisweiler. Aqui são usados, além de impressoras e plaquetas, outros acessórios da Phoenix Contact: desde porta-plaquetas até componentes de fixação, passando por cores de meios.

Entretanto também outros fornecedores da RWE, como p. ex. a Siemens AG, passaram a apostar na identificação para centrais elétricas da Phoenix Contact.

"Com o sistema de identificação da Phoenix Contact conseguimos etiquetar nossas instalações de distribuição elétrica com rapidez e flexibilidade de acordo com as especificações da RWE", explica Patrick Schmidt, Gestor de Projetos no setor de negócios Power and Gas da Siemens AG em Essen. Ele já equipou algumas instalações de distribuição elétrica na central elétrica de Weisweiler com as plaquetas KKS da Phoenix Contact. "Aqui também recorremos às plaquetas padronizadas pela RWE."

Resumo

Na apreciação do seu projeto de marcação, o departamento técnico também privilegia o aspecto dos custos. O software de controle de impressão hierarquicamente superior Clip Project foi importante para reduzir os custos de material e de pessoal. O software oferece interfaces abertas para o intercâmbio de dados simples com os sistemas de documentação das instalações hierarquicamente superiores.

O tema da etiquetagem ganhará provavelmente importância no futuro em virtude da crescente pressão financeira no setor e do consequente aumento da eficiência.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: