Voltar para a visão geral

Painéis de distribuição compactos – Schluchseewerk prepara as instalações de distribuição elétrica para o futuro

Visão geral

Usina hidrelétrica reversível de Waldshut  

Usina hidrelétrica reversível de Waldshut – a sala de máquinas fica mesmo junto das margens do Reno

  • Com suas cinco usinas hidrelétricas reversíveis, a Schluchseewerk AG está entre os stakeholders de grande importância da região de usinas hidrelétricas do Alto Reno.
  • Durante o processo de modernização das instalações de distribuição elétrica também deveria ser otimizado o manuseio do sistema de painéis de distribuição. Para isso, a escolha recaiu sobre o sistema de painéis de distribuição PTRV da Phoenix Contact.
  • Dessa forma, o manuseio foi substancialmente melhorado – o novo sistema de painéis de distribuição também deverá ser instalado em novas instalações, expansões ou modernizações.

Perfil do cliente

Fundada em 1928 e atualmente com sede em Laufenburg, a Schluchseewerk AG está entre os maiores operadores de usinas hidrelétricas reversíveis da Europa. Em conjunto, as cinco usinas hidrelétricas reversíveis produzem uma 1862 megawatts de potência. A porcentagem regenerativa de influxos naturais alcança anualmente os 400 milhões de quilowatts/hora.

Aplicação

Dietmar Kastner, diretor do departamento de eletrotécnica da Schluchseewerk AG  

Dietmar Kastner da Schluchseewerk AG cuidou da modernização da tecnologia de comando

A partir de Kühmoos, localizada em um ponto alto do Hotzenwald, são controlados os grupos de máquinas das cinco usinas hidrelétricas reversíveis, bem como gerenciados todos os tanques e espaços de armazenamento do Reno. Aqui está situada a instalação de distribuição elétrica de 220/380 kV de 1966/67, através da qual a corrente das usinas elétricas de Säckingen e Wehr é fornecida para a rede europeia interconectada.

Após cerca de 20 anos em funcionamento, a taxa de erros da tecnologia de comando em Kühmoos começou a aumentar. Além do mais, estava ficando cada vez mais difícil conseguir peças de reposição para os componentes que falhavam. Por isso se tornou necessário instalar uma nova tecnologia de comando. O responsável pela eletrotécnica dessa medida foi Dietmar Kastner, diretor do departamento de eletrotécnica do setor de gerenciamento de ativos. A partir do seu escritório na administração central em Laufenburg são planejadas e coordenadas as medidas de construção e renovação. "O objetivo da medida de modernização foi contornar o dilema das peças de reposição e atualizar as instalações com as tecnologias mais recentes", resume Kastner.

Solução

Renovação dos painéis de distribuição na Schluchseewerk AG  

A renovação dos painéis de distribuição está sendo realizada pela própria Schluchseewerk AG

Até agora, a conexão dos sinais ao painel de distribuição era extremamente dispendiosa devido à tecnologia TERMI-POINT®. Sem uma ferramenta especial, que só funcionava com ar comprimido, não era possível fazer a conexão. Se a conexão de ar comprimido faltasse, primeiro era necessário providenciar um compressor.

Além do mais, devido ao formato e ao peso da ferramenta especial, o manuseio no local se tornava difícil e demorado. Em consequência disso, estava havendo cada vez mais contatos encurvados e, por isso, curtos-circuitos entre os pontos de conexão.

Após o exame de vários sistemas de painéis de distribuição pelos técnicos, a Schluchseewerk AG se decidiu pelos conectores de triagem PTRV da Phoenix Contact. Em comparação com as alternativas, o formato compacto do sistema se destacou. Além do mais, ele oferece outras vantagens: graças aos insertos coloridos, o usuário consegue adaptar as marcações aos seus processos operacionais ou reproduzir as normas para as cores dos condutores (DIN VDE 0815, IEC EN 69100) no sistema de painéis de distribuição. Os bornes estão equipados com uma abertura de teste de 2,3 mm, para que as pontas de medição padrão possam ser utilizadas para o teste.

Sistema de painéis de distribuição PTRV  

O sistema de painéis de distribuição PTRV precisa de até menos 20% de espaço no quadro de comando

Devido ao formato compacto do sistema PTRV, foi possível reduzir o espaço necessário no quadro de comando em cerca de 35% comparativamente à solução anterior. A medida não produz uma economia dos quadros de comando, mas a Schluchseewerk AG fica com uma reserva de espaço significativamente maior para futuras expansões. Graças à moderna tecnologia de conexão push-in dos bornes, foi possível reduzir consideravelmente o tempo necessário para a montagem no local. Graças à estrutura do sistema ficam excluídos erros como contatos encurvados ou curtos-circuitos entre os contatos. A segurança do pessoal no local aumentou graças à proteção contra toque dos bornes. Agora também é possível conectar sinais com um potencial de até 250 V – o que anteriormente não era possível por motivos de segurança.

Resumo

A técnica e o manuseio do PTRV convenceram a Schluchseewerk AG para a modernização de sucesso em Kühmoos. "O manuseio do novo sistema de painéis de distribuição PTRV melhorou substancialmente por comparação com a técnica usada antes. Nos pontos em que agora basta uma pequena chave de fenda para conectar os fios, antes era necessário usar uma pistola de ar comprimido", esclarece Kastner.

Neste momento, os painéis de distribuição das outras unidades também estão sendo trocados pelo sistema PTRV. Adicionalmente, para aplicações futuras, o sistema de painéis de distribuição PTRV será prescrito em caso de terceirização.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)