Voltar para a visão geral

Trusted Wireless – sistemas I/O sem fio na central elétrica a linhito de Yallourn

Produção de energia a longo prazo com a tecnologia da PHOENIX CONTACT

A central elétrica a linhito em Yallourn faz parte da empresa TRUenergy (anterior Yallourn Energy), é a terceira maior central elétrica no estado australiano de Victoria e fica situada 150 km a leste de Melbourne na região de Latrobe Valley.

A central elétrica fornece aprox. 22% da demanda de eletricidade de Victoria e 8% da demanda de eletricidade nacional.

Em Yallourn se produz energia desde 1921. Em 2001, a TRUenergy investiu 500 milhões de dólares para modernizar a central elétrica e a mina de carvão. A Phoenix Contact foi escolhida para fornecer uma solução Trusted Wireless.

Aplicação

Uma vez que o abastecimento de carvão da mina Yallourn's East Field estaria, provavelmente, esgotado em 2007, foi iniciado há cinco anos o desvio do rio Morwell, situado nas proximidades, para assim ter um acesso desimpedido à jazida de carvão na bacia carbonífera de Maryvale.

Sem este desvio, é possível que a central elétrica tivesse de ser totalmente modificada ou mesmo encerrada. Devido ao desvio do rio Morwell e o acesso ao fornecimento de carvão, é agora possível continuar a operar a central elétrica até o ano de 2032. Durante o recondicionamento da instalação de transporte de carvão em Yallourn foram utilizados produtos da Phoenix Contact.

Solução

Austrália, sinais I/O, Trusted Wireless, Yallourn, produção de energia  

Equipamentos I/O Trusted Wireless

O módulo RAD ISM 900 BD é um transceptor de rádio (transmissor e receptor) para a expansão de conexões ponto a multiponto e circuitos de repetidor, para sistemas de transmissão sem fio bidirecionais de 900 MHz.

Os transceptores de rádio RAD da Phoenix Contact tiveram que ser primeiro exaustivamente testados na central elétrica de Yallourn antes de serem utilizados na aplicação.

A TRUenergy decidiu utilizar equipamentos I/O Wireless para o recondicionamento da instalação de fornecimento de carvão para não ter que utilizar novamente os cabos em catenária que estavam causando problemas.

A instalação de fornecimento de carvão transporta o carvão do silo de carvão bruto do local de extração para o silo da central elétrica. Sendo que os equipamentos são utilizados em 16 seções diferentes da instalação (8 carros de extração de carvão (BDW), 4 esteiras transportadoras e 4 carros de abastecimento de carvão). Esta solução é composta por 16 conjuntos de transceptores, 72 módulos de entrada digitais, 72 módulos de saída digitais, assim como 18 módulos de entrada analógicos e 18 módulos de saída analógicos.

Aqui são exibidas fotos de um dos sistemas I/O Wireless instalados. A distância entre o quadro I/O descentralizado e o carro de extração de carvão mais distante é de aprox. 250 m. Uma vantagem seriam aqui os vários pontos de conexão para os I/Os e o painel com espaço suficiente para portas RJ45 e D-SUB adicionais. Os conectores Ethernet industriais VARIOSUB RJ-45 da Phoenix Contact foram desenvolvidos para a transmissão de Gigabit-Ethernet de acordo com a categoria 5e. O conector VARIOSUB é compatível com conectores RJ45 convencionais e permite uma conexão rápida através das linhas patch usuais no mercado. O conector está totalmente blindado para permitir uma transmissão de dados confiável em ambientes com interferências EMC.

Resumo

Quando se trata de transmitir sinais I/O analógicos e digitais através de grandes trajetos, Trusted Wireless é a tecnologia certa. O sistema de estrutura modular transmite até 33 sinais analógicos ou 66 sinais digitais.

Trusted Wireless foi desenvolvido especificamente para uma segurança de transmissão máxima e uma insensibilidade máxima a interferências. Assim, tanto para o projetista como para o usuário fica disponível um trajeto de transmissão muito confiável para áreas de aplicação industrial. Os sinais, cuja captação não era possível ou era possível de forma muito complexa, são registrados de forma simples e rápida.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)