Aplicação de um sistema sem fio para o monitoramento eficiente de níveis de água na mineração a céu aberto

Visão geral

Caminhão na instalação de mineração a céu aberto  

Mineração a céu aberto

  • O objetivo de uma grande mina na América do Sul era automatizar a drenagem da instalação de mineração e monitorar e controlar automaticamente estações de bombeamento.
  • Para poder transmitir os dados ao longo das grandes distâncias na mina era necessária uma solução sem fio que funcionasse de modo confiável.
  • O sistema sem fio Radioline da Phoenix Contact permite o controle e monitoramento remotos do nível de água, assegurando assim processos mais eficientes na mina.

Aplicação

Na mineração a céu aberto ocorre uma acumulação de água na mina que precisa ser regularmente bombeada para assegurar condições de trabalho seguras. Para esse efeito foram instaladas cinco estações de bombeamento que devem ser monitoradas e controladas manualmente.

Para reduzir as tarefas dos seus colaboradores e automatizar os processos, os operadores da mina quiseram implementar um sistema de monitoramento e controle remotos para as cinco estações de bombeamento. A mineração a céu aberto é composta por cinco níveis de profundidade, por isso é necessária uma solução sem fio que transporte os sinais de modo confiável inclusive ao longo de grandes distâncias e forneça dados em tempo real para a central de operações e monitoramento.

Solução

Monitoramento do nível de água na mineração a céu aberto  

Monitoramento do nível de água na mineração a céu aberto

Para tornar possível uma distribuição de sinais I/O simples foi instalado o sistema sem fio Radioline da Phoenix Contact. A tecnologia Trusted Wireless 2.0 que está na base da solução sem fio demonstra ser a solução ideal graças a sua capacidade de transmitir dados ao longo de grandes distâncias. Desse modo, é possível comunicar dados inclusive através dos vários níveis de uma instalação de mineração.

Para o encaminhamento das informações sobre o nível de água na laguna da mina foram instalados quatro módulos Radioline em cada um dos níveis da instalação de mineração. Os sinais transmitidos são primeiro enviados para o módulo de comunicação, que envia as informações para o controlador Inline através de um protocolo Modbus. Após o processamento das informações, elas são encaminhadas via PROFIBUS para o PLC, que as prepara para o monitoramento e a análise na central.

Para assegurar uma comunicação estável e confiável e, consequentemente, um monitoramento eficiente, foram realizados diversos testes no final do projeto.

Resumo

Atualmente, os operadores da mina estão em condições para monitorar e controlar o nível de água na instalação de mineração a partir do centro de controle. Desse modo são providenciadas condições de trabalho seguras para os seus colaboradores.

Os operadores da mina se beneficiam com os seguintes pontos:

  • Processos eficientes graças ao monitoramento remoto e controle contínuos do nível de água.
  • Possibilidades de reação rápidas graças aos dados em tempo real.
  • Condições de trabalho seguras para seus colaboradores, uma vez que o nível de água na instalação de mineração é monitorado de modo contínuo e confiável.
  • Tempo de funcionamento constantemente elevado em comparação com o monitoramento direto pelos colaboradores, porque o sistema Radioline oferece opções de diagnóstico diversificadas.
  • Instalação e colocação em funcionamento econômicas graças ao uso de tecnologia de rádio.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: