Hallberg-Rassy: segurança no mar com proteção contra sobretensão

Aplicação

A Hallberg-Rassy Varf AB, em Ellös, Suécia, constrói iates à vela de luxo como o cruzeiro HR 64, com quase 20 metros de comprimento. Junto com o proprietário do barco do Sunny Times, o senhor Günther Cramer, a Phoenix Contact desenvolveu um conceito de proteção de sobretensão e instalou-o no iate à vela.

Iniciar vídeo

Solução

A conversão do conceito de proteção abrange um sistema de proteção contra raios externa e interna, assim como a proteção contra corrosão catódica. Uma vez que todas as linhas metálicas são aterradas sobre a quilha, é necessário proteger os equipamentos sensíveis de navegação, comunicação, controle e acionamento dos picos de corrente com dispositivos de proteção contra surtos de tensão adequados.

Mesmo no caso de acoplamentos de sobretensão na alimentação no cais devem ser utilizados equipamentos de proteção adequados. Os ânodos de sacrifício da proteção contra corrosão catódica garantem uma proteção contra corrosão do eixo de transmissão e restantes componentes metálicos.

Resumo

O conceito de proteção abrangente e a versão correta a bordo oferecem a proteção máxima no caso de falha de instrumentos imprescindíveis a bordo — em alto mar e no porto.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)