Facilitação substancial em caso de manutenção graças a manutenção remota

Um requisito central de cada operador é a alta disponibilidade da sua máquina ou instalação. Por isso, no âmbito de seu conceito de manutenção remota, a Hermes Systeme GmbH aposta na Cloud da Phoenix Contact como solução flexível e econômica para acessar de forma segura as aplicações dos clientes.

Acesso remoto seguro a redes SCADA através da Cloud mGuard

Os colaboradores da Hermes Systeme GmbH, sediada em Wildeshausen perto de Bremen, desenvolvem soluções inovadoras para as áreas de tecnologia de medição, comando e regulagem e de automação. A gama de serviços abrange a modernização de instalações e também a manutenção e reparação da tecnologia existente, assim como o fornecimento e a instalação de novos sistemas. Assim, a Hermes Systeme se foca na automação industrial e predial, bem como na tecnologia para sistemas de água, piscinas, estações de tratamento de esgoto, refrigeração, informação e na tecnologia de comando central. Na função de integrador de sistemas, a empresa acompanha há mais de 30 anos usuários industriais e municipais também na implementação de sistemas SCADA. Aqui é utilizada uma estação I/O concebida pela própria Hermes Systeme. Para a manutenção remota são utilizados dispositivos de segurança da Phoenix Contact, criando para os técnicos de serviço um acesso seguro a cada rede SCADA.

"Atualmente, as instalações sem tecnologia de manutenção remota já não são competitivas, uma vez que qualquer operador exige uma alta disponibilidade, obrigando a uma eliminação tão rápida quanto possível das falhas", relata o gerente Ingo Hermes. A sua empresa já colaborou em muitos projetos de controle, desde o controlador de bomba simples até projetos grandes. O serviço abrangente inclui a pesquisa, análise, programação, instalação e detecção de erros nos sistemas de processo das instalações. Entre outros aspectos, a Hermes Systeme se especializou no desenvolvimento de soluções SCADA proprietárias para o controle e monitoramento dos processos. No gerenciamento de recursos hídricos, essas soluções podem ser pequenas estações de bombeamento ou também sistemas de distribuição complexos.

Utilização gratuita da solução em Cloud

Na área da manutenção remota a Hermes Systeme confia na tecnologia comprovada da Phoenix Contact. Aqui, o mais importante é a eliminação rápida de falhas, mas também obter um padrão compreensível de segurança, imprescindível para o operador da instalação aceitar a manutenção remota. Por esse motivo, a utilização da mGuard Secure Cloud representa a solução ideal para aplicações correspondentes e poupa os recursos da Hermes Systeme, uma vez que a utilização da Cloud é gratuita e a responsabilidade pela disponibilização das funcionalidades Cloud é da Phoenix Contact. A utilização da solução baseada na Cloud representa as seguintes vantagens para o usuário:

  • sem custos de hardware para a central de manutenção remota
  • utilização simples dos serviços Cloud via navegador da web
  • possibilidade de acesso estacionário ou móvel
  • vários técnicos de serviço podem acessar em simultâneo
  • a Phoenix Contact é responsável pela segurança da Cloud
  • redução da imobilização de capital e de custos de pessoal, bem como alta disponibilidade
  • a Phoenix Contact é responsável pelo escalonamento e a adaptação do desempenho

Em caso de serviço, o técnico pode se informar imediatamente por via remota sobre o estado operacional da instalação. Para tal, os abrangentes arquivos de log e outros dados históricos são avaliados pressionando um botão, dando uma indicação sobre a causa do erro. Os registros do sistema de sensores da instalação permitem detectar falhas e, em simultâneo, apresentam opções de otimização. Os sistemas SCADA são normalmente compostos por vários controladores e uma interface de usuário gráfica. "Podemos eliminar aproximadamente 80% de todos os problemas de forma final através de acesso remoto", explica Christian Nölker, engenheiro eletrônico e programador na Hermes Systeme. "Para esse efeito, os nossos técnicos de serviço visualizam a tela do usuário da instalação em seu computador e trabalham seguidamente em conjunto com os colaboradores no local para eliminar os erros."

Gerenciamento simples das instalações e dos colaboradores de serviço

"Para selecionar a tecnologia correta de manutenção remota não é suficiente analisar os parâmetros técnicos e os preços", salienta Christian Nölker. Com o aumento, ao longo do tempo, do número de instalações, pode aumentar rapidamente o esforço para o gerenciamento dos acessos online e para a configuração das estações remotas de roteadores. Além disso, a decisão é dificultada por temas como a autenticação segura, o gerenciamento de dados de acesso e configuração individuais do cliente, bem como os diferentes ambientes de software de um parque de instalações em crescimento contínuo. "Por isso, procuramos um fornecedor que nos ofereça uma solução para o gerenciamento simples, tanto das instalações como também dos colaboradores de serviço", declara Ingo Hermes. "De igual importância para nós foi que se tratasse de um fabricante de renome para nossos clientes aceitarem o conceito de manutenção remota".

Por este motivo, a solução completa da Phoenix Contact convenceu os responsáveis, abrangendo um alto nível de segurança TI e também o gerenciamento das instalações e dos técnicos de serviço. A configuração necessária dos equipamentos finais é gerada automaticamente na Cloud e carregada para os equipamentos. A implementação de todos os processos como configuração VPN, ajustes de roteamento ou o gerenciamento de certificados se efetua com a Cloud. "Enquanto portal, a Cloud da Phoenix Contact gerencia a crescente diversidade de diferentes ambientes de manutenção das instalações e disponibiliza automaticamente o ambiente correto para o técnico de serviço", afirma Christian Nölker com entusiasmo. Com cada acesso remoto é iniciada uma máquina virtual temporária e, seguidamente, de novo apagada. Isso também permite a operação em paralelo de diferentes gerações de software. A Hermes Systeme comprovou que este tipo de manutenção remota é a solução eficiente proporcionando a seus clientes uma disponibilidade do sistema mais alta.

Solução robusta para ambientes industriais adversos

"Anteriormente estávamos procurando uma solução para acessar via Internet a rede SCADA e, em simultâneo, para proteger contra os acessos não autorizados", explica Christian Nölker. Idealmente, essa solução deveria estar adaptada para um ambiente industrial. "Porém, a maioria das aplicações de segurança disponíveis no mercado foi desenvolvida para ambientes de escritório", acrescenta Nölker. Com a família de produtos FL mGuard da Phoenix Contact, a Hermes Systeme optou por dispositivos de segurança que satisfazem os requisitos do ambiente industrial. A série inclui componentes de segurança com funções integradas de firewall, roteamento e VPN (Virtual Private Network) para redes industriais. Os equipamentos combinam os requisitos da tecnologia da informação com um hardware robusto em caixa metálica para aplicações industriais exigentes.

"A variante utilizada por nós, FL mGuard RS2000, pode ser montada no trilho de fixação e possui uma fonte de alimentação de 24 V DC. Dependendo das circunstâncias no local, usamos a versão RJ45 ou a variante de telefonia móvel para conectar a instalação com a Cloud", acrescenta o programador à explicação. Como o FL mGuard RS2000 atua como gateway seguro, protegendo o sistema contra os acessos não autorizados, a rede SCADA pode ser diretamente conectada com a Internet e, desse modo, se conectar à Cloud. Os técnicos de serviço aplicam um cliente de software VPN permitindo também estabelecer uma conexão com a Cloud. Nesse processo, a função VPN garante que somente pessoas autorizadas com os respectivos dados de acesso sejam capazes de iniciar a comunicação. Depois de a conexão VPN estar configurada, ela funciona adicionalmente como uma conexão direta à rede local. O software de programação do controlador detecta assim os equipamentos de segurança e consegue integrá-los com facilidade.

Resumo

As instalações atuais são frequentemente compostas por máquinas e sistemas complexos se caracterizando por um alto nível de automação. Com base no aumento da digitalização no ambiente industrial, é esperado um crescimento adicional desta tendência. Aplicações desse tipo precisam estar equipadas com segurança de TI, se orientando para as necessidades do usuário e os requisitos do sistema, bem como oferecer uma proteção adequada contra os vetores de ataque usuais, como a Internet. A segurança de acesso é um processo consistente que somente pode ser alcançado com novas arquiteturas de segurança domináveis pelo usuário – como a Cloud da Phoenix Contact.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)