Bluetooth industrial para máquinas de empacotamento potentes

Visão geral

Máquina de empacotamento Octopus  

Comunicação robusta com peças móveis da máquina (fonte: Oy M. Haloila Ab)

A empresa Oy M. Haloila Ab é líder mundial na fabricação de envolvedoras de paletes e faz parte do grupo internacional Signode Industrial Group. A marca mais conhecida da empresa finlandesa é a máquina de empacotamento Octopus.

Esta envolvedora de paletes modular é, mundialmente, a primeira máquina de empacotamento com uma construção circular rotativa para o ajuste flexível aos requisitos do cliente no tocante à capacidade de produção, proteção de transporte e estabilidade.

Os sistemas sem fio por Bluetooth da Phoenix Contact garantem uma solução confiável e sem desgaste para a comunicação entre o controlador central e as peças rotativas da máquina.

Aplicação

Os paletes são posicionados na envolvedora por meio da tecnologia de transporte. Um anel de enrolamento roda em volta do palete e envolve-o com o filme. Em seguida, o filme é selado e o palete é transportado para fora.

Para o controle da envolvedora de paletes é necessário o intercâmbio de dados entre o controlador no quadro de comando central da máquina e os acionamentos de regulagem nas peças rotativas da máquina. A comunicação ocorre via PROFINET ou EtherNet/IP. A transmissão via fio coletor realizada até agora é limitada na Ethernet.

Solução

Módulo EPA Bluetooth da Phoenix Contact  

Comunicação confiável com Industrial Bluetooth: FL BT EPA da Phoenix Contact

Para permitir uma comunicação confiável e sem desgaste entre o controlador central e as peças móveis da máquina, é utilizada uma solução de comunicação de Industrial Bluetooth da Phoenix Contact ao invés de um fio coletor.

Os módulos EPA Bluetooth foram desenvolvidos especialmente para a comunicação de dados de controle. Os módulos robustos têm a classe de proteção IP65 e são adequados para o uso em ambiente industrial adverso. Equipado com uma antena especial integrada, o sistema transmite também protocolos de automação como PROFINET e EtherNet/IP™ de forma simples e confiável via rádio.

O Bluetooth é neste caso a tecnologia sem fio adequada, uma vez que, devido ao procedimento de salto de frequência e ao WLAN Channel Blacklisting, pode ser garantido um funcionamento paralelo sem falhas com as redes WLAN existentes na banda de frequência de 2,4 GHz.

Resumo

Através da utilização da solução de Industrial Bluetooth da Phoenix Contact, foi possível, segundo Janne Koskela, diretor técnico na Haloila, aumentar a confiabilidade da máquina e reduzir a manutenção.

"A constituição das máquinas Octopus utilizadas até agora limitava verdadeiramente a transmissão de dados entre os acionamentos de regulagem do sistema de controle e os acionamentos de regulagem nas peças móveis. A solução sem fio amplia as possibilidades e melhora a confiabilidade. Estamos satisfeitos tanto com os produtos, como também com o empenho e a capacidade da Phoenix Contact de nos servir", agradece Koskela.

Além disso, o módulo Bluetooth FL BT EPA convenceu também pela colocação em funcionamento simples. Com base nas boas experiências com a solução pioneira e sem desgaste, o módulo será agora, segundo Janne Koskela, integrado em todas as máquinas de empacotamento da série Octopus.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: