Soluções para as identificações em centrais elétricas

Aplicação

Central elétrica  

Central elétrica

O sistema de identificação para centrais elétricas (KKS) serve para a identificação uniforme e sistemática em centrais elétricas. O RDS-PP (Reference Designation System for Power Plants) é um substituto moderno para o comprovado sistema de identificação para centrais elétricas KKS. Ele oferece uma série de inovações e expansões para satisfazer os requisitos atuais para a identificação de componentes de centrais elétricas.

Em comparação com o KKS, o RDS-PP também foi aperfeiçoado tendo em vista as novas formas de produção de energia, p. ex. instalações descentralizadas, e é utilizado por todas as áreas técnicas responsáveis por planejamento, autorização, construção, operação e manutenção. A identificação conforme o KKS e o RDS-PP é composta por uma combinação de 15 a 17 letras e dígitos. Assim, as letras são em geral utilizadas para a classificação dos sistemas e grupos. Os dígitos servem para a contagem.

Tipos de identificação

Tipos de identificação

Para fazer frente à crescente pressão sobre os custos, são imprescindíveis processos de manutenção otimizados e eficientes para efetuar testes e processos de manutenção no grupo e no equipamento no local. Neste caso, a forma clássica de atribuir ordens de trabalho e elaborar protocolos de teste em papel pode ser substituída, com eficiência de custos, por possibilidades de identificação e comunicação modernas e aptas para a indústria. Além disso, o sistema de documentação e manutenção permite uma troca de informação sem papel. Um dos aspectos cada vez mais importantes é, em especial, o processo de identificação, como código de barras, código QR ou RFID. Isto permite configurar, de forma ideal e sem papel, processos de manutenção móveis e eletrônicos.

Identificação através de código de barras

Código de barras com ano da fundação PxC

Código de barras

Atualmente, o código de barras já é utilizado com frequência para a manutenção orientada para o futuro e móvel na identificação de instalações. Devido aos elevados requisitos ambientais, o código de barras nas placas comprova não ser a solução ideal para uma central elétrica. A sujeira e o envelhecimento resultam frequentemente em altas taxas de erro e em uma identificação com restrições.

Identificação através de código de matriz

Código QR

Código QR

Suportamos diferentes códigos de matriz como, p. ex., códigos QR. Com a ajuda de equipamentos móveis, o código de matriz permite registrar de forma confiável as informações relevantes.

Identificação através de RFID

RFID

RFID UHF

Na tecnologia RFID se distingue entre transponders ativos e passivos (transmissão e resposta). A estrutura básica de um transponder RFID prevê uma antena, um microcontrolador e uma memória permanente de leitura e registro. Para garantir uma manutenção ideal, na central elétrica são utilizados predominantemente transponders passivos sem alimentação própria através de bateria. Nos transponders passivos se distingue entre os transponders de alta frequência (HF) e de frequência ultra alta (UHF). O transponder HF é excitado em uma frequência de 13,56 MHZ, p. ex., através de um equipamento portátil. Desse modo é alcançada uma distância máxima de 1 m. O transponder UHF com uma frequência de 868 MHZ (Europa Central) é adequado para alcances mais elevados de até 4 m. Existem casos de aplicação na central elétrica para os dois tipos de transponder:

  • uma vez para equipamentos elétricos o mais importante é garantir a identificação clara, neste caso se prescinde de maiores distâncias e, com isso, da detecção em bloco. Na detecção em bloco são registrados todos os equipamentos portáteis dentro do alcance do transponder RFID.
  • Em estruturas mecânicas e com grupos grandes, devido à má acessibilidade de algumas áreas, é mais razoável a utilização de um transponder UHF. Aqui também é perfeitamente aceitável uma eventual detecção em bloco de vários transponders RFID.

Identificações de tubulações

Porta-plaquetas com módulos adicionais coloridos e placa de identificação  

Porta-plaquetas com módulos adicionais coloridos e placa de identificação

Conforme a DIN 2403, as tubulações precisam ser identificadas com cores diferentes, de acordo com o material de fluxo. Além de tiras de identificação para tubulações, identificando tubos não subterrâneos em locais de perigo, por norma, conforme KKS os tubos são identificados como pertencendo a um grupo. O sistema de identificação com uma estrutura modular permite a atribuição individual de cores. É utilizado um suporte que permite o alojamento de placas com um tamanho de 90 x 38 mm. A placa é mantida no suporte através das duas cores de meios adicionadas pelo lado exterior e travada com dois rebites pop. Assim, a placa pode ser rapidamente substituída em caso de alteração da encriptação, sem necessidade de desmontar o suporte.

Solução

A Phoenix Contact oferece um sistema de identificação que permite solucionar de forma flexível todas as tarefas de identificação na central elétrica com somente uma impressora.

A impressora Bluemark ID

O sistema de identificação com materiais de identificação  

O sistema de identificação com materiais de identificação

O mais importante elemento deste sistema de identificação é a impressora de alta velocidade da família BLUEMARK ID. As identificações criadas com o processo de impressão LED UV especial satisfazem todos os requisitos no ambiente da central elétrica.

Elas são resistentes a altas cargas térmicas, químicas e mecânicas. O grande portfólio de materiais de identificação e acessórios do sistema permite abranger quase por completo as diferentes tarefas de identificação na central elétrica.

Suas vantagens

  • Uma solução global – desde a impressão até a identificação eletrônica
  • Três processos de identificação (código de barras, código QR, RFID) – um sistema de impressão
  • Gerenciamento eficiente e sem papel de documentação e manutenção
  • Atende às normas internacionais: ISO, IEC e VGB (B105)
  • Identificação com garantia de resistência a limpeza e riscos, com tecnologia de impressão UV amiga do ambiente
  • Outros materiais para quase todas as aplicações na central elétrica (identificação de condutores, cabos e equipamentos, identificação de tubulações e grupos, placas de meios e de advertência)

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)