Aplicações sem fio na produção de energia

A aplicação

Torres de refrigeração  

Torres de refrigeração

Na produção de energia há desafios especiais recorrentes no que diz respeito à conexão de comunicação de sistemas de infraestrutura na área exterior da central elétrica até ao sistema de controle central. Alguns exemplos são:

Medições de temperatura e nível na central elétrica de combustíveis fósseis

Central elétrica  

Central elétrica

As empresas operadoras de centrais elétricas têm a obrigatoriedade de documentar junto das autoridades as medições de nível e temperatura na entrada e no escoamento da água de arrefecimento. Por esse motivo, os pontos de medição são registrados e arquivados de forma central através da tecnologia de comando.

Os problemas resultam não só das longas distâncias até os edifícios centrais, mas também da fonte de alimentação para a tecnologia de medição e transmissão local, que frequentemente é configurada de forma autônoma. Aqui é impreterivelmente necessária uma comunicação bidirecional entre vários edifícios/unidades e a tecnologia de comando.

Instalações de transporte de carvão na central elétrica de combustíveis fósseis

Instalação de transporte de carvão  

Instalação de transporte de carvão

Devido ao descarregamento de navios, as instalações de transporte de carvão se situam habitualmente longe dos terrenos adjacentes à central elétrica. O carvão é temporariamente armazenado ao lado do local de descarga e, quando necessário, transportado com uma escavadeira para os respectivos sistemas de esteiras transportadoras. Nesse processo, a escavadeira passa sobre trilhos ao lado dos depósitos de carvão. Por causa desta sequência de movimento, é necessário que os condutores para a alimentação de tensão e também para a comunicação de dados sejam condutores flexíveis e enroláveis em bobinas.

Porém, esses condutores especiais são muito dispendiosos e requerem uma manutenção e substituição regular devido às influências ambientais. O sistema de esteiras transportadoras transporta o carvão depois por uma longa distância até à casa das caldeiras da central elétrica, estando a tecnologia de acionamento também conectada à tecnologia de comando.

Usinas hidrelétricas

Usina hidrelétrica  

Usina hidrelétrica

A particularidade de usinas hidrelétricas é o curso natural do rio e, daí resultante, os longos caminhos de cabos entre as medições de nível espalhadas localmente e os acionamentos de bombas para controle de cheias, que também precisam comunicar com a sala de controle.

A solução

Sistema sem fio Radioline  

Sistema sem fio Radioline

Para esse efeito, a Phoenix Contact disponibiliza o sistema sem fio Radioline expansível de modo modular que se destaca especialmente em estruturas de instalações espalhadas por grandes áreas. Este sistema permite um registro muito fácil de dados I/O, como temperaturas, níveis de enchimento e mensagens de falhas e também sua transmissão sem fio para o centro de controle.

A atribuição de entradas e saídas é efetuada com simplicidade através de uma rotação na roda serrilhada dos módulos. Assim, é possível efetuar muito facilmente uma distribuição e qualquer multiplicação dos sinais I/O na rede - tudo sem programação!

Caminhos de comunicação flexíveis

Caminhos de comunicação  

Caminhos de comunicação

Como frequentemente é necessário superar grandes distâncias ou terreno inacessível, do contrário, estes dados somente podem ser registrados com uma considerável complexidade de cabeamento. Graças à funcionalidade de repetidor integrada no Radioline, os caminhos de comunicação podem ser configurados de forma muito flexível em diferentes estruturas (estruturas ponto-a-ponto, lineares ou de árvore).  

O sistema sem fio Radioline oferece não só os cabos adequados, como também aumenta a disponibilidade dos caminhos de comunicação através da formação de uma rede.

Deste modo, é possível integrar até 250 escravos de repetidor em uma rede. Caso uma ligação sem fio não esteja disponível, o escravo de repetidor tenta alcançar o mestre automaticamente através de um outro participante de rede. Geralmente, os valores de medição apenas se alteram lentamente. Por isso, aqui podem ser utilizadas baixas velocidades de transmissão no caminho de comunicação. No entanto, estas baixas velocidades de comunicação possibilitam elevados alcances nas ligações sem fio sem licença.

Instalações fotovoltaicas autônomas de fornecimento de energia

Sistema sem fio Radioline  

Sistema pré-montado para fontes de alimentação autônomas

Se, devido à localização especial de um ponto de medição ou de comutação, faltar uma fonte de alimentação, nós também fornecemos instalações fotovoltaicas autônomas de fornecimento de energia concebidas de forma adequada para a respectiva potência necessária. Assim, na implementação de pontos de medição ou comutação praticamente deixam de existir limites.

Assim, o sistema sem fio Radioline permite:

  • transpor obstáculos de forma muito fácil
  • substituir slip rings e cabos suscetíveis ao desgaste em equipamentos móveis
  • integrar estações distantes sem acesso por cabo de forma simples na tecnologia de comando

A Phoenix Contact disponibiliza não só todos os componentes necessários, mas também fornece, sob pedido, estações pré-montadas e prontas para conexão equipadas conforme os seus requisitos.

A tecnologia sem fio especialmente segura:

TRUSTED WIRELESS

A nossa tecnologia sem fio TRUSTED WIRELESS foi desenvolvida para a banda ISM de 2,4 GHz sem licença. A versão 2.0 garante uma transmissão confiável de dados e sinais em grandes distâncias e se caracteriza em especial por:

  • elevada confiabilidade graças a encriptação AES, procedimento de salto de frequência e gerenciamento de coexistência
  • vários quilômetros de alcance graças a taxas de transmissão de dados ajustáveis (16 … 500 kBit/s)
  • redes mesh com até 250 nós e função de otimização de rede

Por esse motivo, o sistema sem fio Radioline pode ser operado sem outros mecanismos de proteção.
O espectro típico de falhas de fornecimento de energia em ambiente industrial fica sem efeito.

Resumo de suas vantagens

  • Solução sem fio para grandes distâncias
  • Configuração simples através de roda serrilhada no módulo – sem software
  • Comunicação de dados sem desgaste e licença e sem custos correntes
  • Sem necessidade de dispendiosa instalação de cabos
  • Elevada disponibilidade graças a caminhos de comunicação alternativos na rede
  • Isolamento de potencial através da ligação sem fio

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Av. das Nações Unidas, 11.541,
19º andar - Brooklin Paulista
04578-000 - São Paulo/SP - Brasil
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)