Voltar para a visão geral

Segurança de pessoas e instalações: Rheinenergie constrói nova estação de distribuição central em Colônia

Visão geral

Instalação de distribuição elétrica de média tensão na subestação de Worringen  

A instalação de distribuição elétrica de média tensão na subestação de Worringen

  • A Rheinenergie AG opera a rede de distribuição de corrente nas zonas urbana e suburbana de Colônia.
  • Para fornecer essa região, a fornecedora de energia opera uma rede de 110 kV, assim como uma rede de média tensão subordinada.
  • No decurso da constante expansão e modernização da rede foi renovada uma importante estação central de distribuição.
  • Graças ao uso do sistema de conexão de teste Fame, com a verificação periódica da tecnologia de proteção, a segurança de pessoas e instalações registrou um aumento significativo.

Perfil do cliente

Enquanto concessionária regional de corrente elétrica, gás, água e aquecimento com sede em Colônia, a Rheinenergie AG fornece energia e água potável a cerca 2,5 milhões de pessoas, indústrias e negócios.

Ao longo de todos os níveis de tensão e com todas as linhas aéreas e os cabos, a rede de fornecimento de energia tem um comprimento total de cerca de 19.000 km.

Aplicação

Instalação de distribuição elétrica na subestação de Worringen do ano de 1963  

A antiga instalação de distribuição elétrica do ano de 1963

A nova estação de distribuição central para preservar a segurança do fornecimento de energia foi construída na em Chorweiler, a zona urbana na parte norte de Colônia. Até então, a alimentação dos bairros de Roggendorf e Themenhofen era assegurada por uma instalação de distribuição elétrica construída em 1963.

A anterior conexão de rede de 25 kV e os respectivos transformadores já haviam sido desmantelados há alguns anos, para que a instalação de distribuição elétrica pudesse continuar sendo usada para a distribuição de energia ao nível dos 10 kV.

Karsten Martin da Rheinenergie AG em Colônia  

Karsten Martin da Rheinenergie AG em Colônia

"A conservação da antiga instalação não era mais economicamente viável", esclarece o técnico de proteção Karsten Martin da Rheinenergie AG. "Para a nova estação central também construímos um edifício substancialmente menor." Aqui também era necessário aumentar a segurança das operações e do fornecimento de energia.

Solução

Rheinenergie moderniza suas redes com o sistema de conexão de teste Fame  

Rheinenergie moderniza suas redes com o sistema de conexão de teste Fame

A nova instalação de média tensão em Worringen é alimentada por três entradas da subestação de Fühlingen. Com 22 painéis de controle, a instalação alimenta 28 estações de rede locais nas imediações através de dois anéis. Além do transformador auxiliar, existe um outro transformador com uma potência de até 630 kVA, que fornece energia aos clientes das imediações diretamente a partir da estação. As novas instalações de distribuição elétrica foram produzidas pela Elatec Power Distribution GmbH. A tecnologia de interação remota vem da empresa de Colônia SAE IT-systems GmbH & Co. KG.

"Nós mesmos estamos planejando o quadro de comando de baixa tensão com os componentes de controle e a tecnologia de proteção, e a colocação em funcionamento também é de nossa responsabilidade", esclarece Martin. "Por isso, a manutenção e a verificação periódica da instalação é muito mais fácil." A simplificação dos processos também é um resultado da aplicação do sistema de conexão de teste Fame. Dessa forma, a Rheinenergie assume quase um padrão transversal a toda a empresa, que é vinculativo para todas as novas instalações.

"Uma vez que a sequência de comutação está configurada no conector de medição, em caso de necessidade, só é preciso modificar o jumpeamento do conector", salienta Martin. "Se quisermos, por exemplo, integrar um amperímetro para medir as correntes do transformador durante o funcionamento, podemos remover os jumpers de curto-circuito." Aqui, o contato antecipado graças a ambas as zonas de contato da mola no bloco básico assegura que a integração ocorre sem qualquer interrupção dos circuitos do transformador. Os circuitos de disparo são separados antes da separação dos circuitos de sinal e do transformador. Para isso, os conectores de teste Fame possuem três comprimentos de pinos, que podem ser configurados para cada polo.

Os pinos alongados nos contatos dos circuitos de desconexão evitam o disparo inadvertido do disjuntor durante a conexão e o teste. "A sequência de comutação já foi ajustada no conector", indica Martin, "por isso, não deveriam mais ocorrer tempos de paralisação devido a disparos por engano."

Resumo

Para a Rheinenergie, o sistema Fame oferece muitas vantagens graças a sua flexibilidade e modularidade, bem como sua segurança. Martin afirma: "Podemos encomendar as soluções do programa Fame configuradas conforme os nossos desejos através de códigos separados – não precisamos voltar a configurá-las a cada nova encomenda."

A tecnologia de conexão da Phoenix Contact também é vantajosa na conexão do relé de proteção, uma vez que, tal como acontece com o sistema de conexão de teste, também neste caso o curto-circuito antecipado já está integrado no conector. "No futuro continuaremos apostando no sistema de conexão de teste Fame da Phoenix Contact para as nossas constantes medidas de modernização e expansão de rede", refere Martin.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: