Voltar para a visão geral

A Stadtwerke München aumenta a disponibilidade de rede com o sistema de conexão de teste FAME

Visão geral

Sistema de teste e de verificação FAME  

A Stadtwerke München testa e verifica com FAME

  • A Stadtwerke München, sucintamente designada por SWM, está entre os maiores distribuidores municipais europeus e as mais importantes empresas fornecedoras de energia da Alemanha.
  • As redes são continuamente renovadas, ampliadas e monitoradas com cada vez maior precisão. Para tornar a assistência técnica, a manutenção e a expansão das redes mais simples e seguras, a Stadtwerke München utiliza o sistema de teste e de verificação FAME da Phoenix Contact.
  • Com FAME, a Stadtwerke München moderniza e aumenta a disponibilidade da sua rede.

Perfil do cliente

Há mais de 100 anos que a Stadtwerke München abastece de forma confiável seus clientes com corrente e calor, entre outras coisas, dentro e ao redor da capital federal da Baviera. Os muniquenses podem confiar na segurança e no conforto elevados no que respeita ao seu abastecimento permanente.

Aplicação

Maximilian Gruner, Diretor de Equipe na Área de Tecnologia Secundária e Corrente  

Maximilian Gruner, Diretor de Equipe na Área de Tecnologia Secundária e Corrente

Com 50 instalações em Munique e arredores, a SWM está apostando atualmente em um percentual elevado de geração de energia própria, misturando inteligentemente as energias renováveis e a produção combinada de calor e energia. As centrais elétricas de pequena dimensão de regulagem flexível, que se adequam tanto à alimentação de carga de base, como à absorção de picos, incrementam a segurança de fornecimento.

"Em todos os níveis de tensão, as linhas de corrente em nossa rede têm um comprimento de mais de 12.000 km", explica Maximilian Gruner, Diretor de Equipe na Área de Tecnologia Secundária e Corrente na SWM Services GmbH. "A área abastecida por essa via na área da rede é de aprox. 400 km2."

A operação segura e confiável das redes de corrente pressupõe uma detecção de falhas rápida e a respectiva comutação das linhas de rede. Para tal, os parâmetros de medição têm de ser monitorados permanentemente através dos chamados relés de proteção de rede digitais. Eles obtêm seus parâmetros de medição a partir dos transformadores de corrente e tensão das subestações elétricas e estações de distribuição.

Solução

Sistema de teste e de verificação FAME da Phoenix Contact  

O sistema de teste e de verificação FAME da Phoenix Contact

Para executar as tarefas desse tipo de forma mais simples, clara e sobretudo segura, a Phoenix Contact desenvolveu o sistema de teste de encaixe FAME. "Graças ao FAME conseguimos ligar um circuito de teste complexo para um equipamento de proteção ao equipamento de teste em um só processo de encaixe;", diz Gruner, "podemos implementar todos os processos de comutação necessários de modo seguro e automático."

A sequência de pontes de contato, isolamentos e contatos é determinada pelo conector, pelo que está sempre correta. Há uma variedade elevada de ligações possíveis: podem ser implementadas numerosas sequências de comutação seriais dos bornes de isolamento de conversor em uma só ação de encaixe controlada paralelamente.

FAME poupa espaço com o cabeamento dos relés principal e de proteção de reserva  

FAME poupa espaço com o cabeamento dos relés principal e de proteção de reserva

Quem trabalha desse modo pode evitar muitos erros como, p. ex., as conexões abertas ou a definição da ponte de curto-circuito para os transformadores de corrente. O técnico de proteção pode se concentrar na ligação do conector de teste.

Também o pessoal da manutenção pode agora efetuar uma verificação muito mais simples. Para evitar um encaixe errado dos conectores de teste de polos idênticos, a régua de conexão de teste e o conector de teste podem ser codificados através de perfis sintéticos. Além disso é possível cabear diferentes grupos funcionais em uma régua de conexão de teste padronizada.

Gruner: "Assim inicialmente implementamos, por exemplo, os relés principal e de proteção de reserva através de uma régua de conexão de teste com dois conectores de teste separados, o que nos permite poupar muito espaço."

O programa FAME também inclui outros acessórios, como conectores de bypass e conectores de um polo identificados por cores. O conector de um polo permite efetuar medições individuais ou a separação da bobina de disparo do interruptor de alta tensão do equipamento de proteção de forma rápida e eficiente.

Além disso, FAME é à prova de contato acidental tanto na zona de encaixe, como na área de conexão. Opcionalmente, os pontos neutros no conjunto de transformador de corrente também podem ser implementados através de pontes conectoras diretamente na régua de conexão de teste. Com bornes de isolamento de conversor se suprime uma outra régua de bornes.

Resumo

Com o sistema de conexão de teste FAME, Stadtwerke München obtém uma elevada flexibilidade, maior segurança e alto conforto operacional. "As vantagens do sistema residem na sobreposição inequívoca dos contatos ou na fabricação do conector de teste perfeitamente adaptada ao projeto. Nem mesmo uma chave rotativa consegue oferecer o mesmo", diz Gruner. "A boa orientação mecânica ao encaixar e a proteção contra a tração oblíqua do conector são outras vantagens para nós."

Para a alocação livre dos contatos podem ser selecionados três tempos de encaixe: por exemplo o contato longo para o sinal de saída e para sinais auxiliares, o contato médio para transformadores de tensão e o contato breve para transformadores de corrente. Um contato não utilizado serve de contato cego.

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Referrer: