Tecnologia energética

Agir de modo flexível

Agir de modo flexível

Mantenha-se flexível: no nosso portfólio de produtos, você encontra exatamente a solução que precisa para sua aplicação.

Voltar para Soluções

Categorias

  • Distribuição de energia
    Transporte e distribuição

    A tecnologia de conexão confiável está ajustada especificamente às necessidades de redes de transporte e de distribuição elétricas.

  • Produção de energia
    Produção de energia

    No futuro, será necessário ampliar as capacidades das centrais elétricas e reduzir os gases de combustão na produção de energia.

O mercado da energia é dinâmico e se altera constantemente – na produção de energia, na operação de rede e na conservação. Com isso se alteram também os requisitos para suas instalações. – Há mais de 80 anos que somos parceiros do setor energético. Por isso, a Phoenix Contact disponibiliza para você um portfólio de produtos sofisticado e abrangente.

Tema atual: proteger redes de energia elétrica de forma inteligente – com o FL MGUARD

Proteção eficaz  

Proteger eficazmente instalações descentralizadas com FL MGUARD

A moderna tecnologia TI conquista cada vez mais as áreas de atividade humana das sociedades modernas. Com a implementação da rede inteligente, Smart Grid, isso também se aplica à infraestrutura do fornecimento de energia e de corrente.

Para um fornecimento de corrente ininterrupto, é necessário que seja preservado o equilíbrio entre consumo de carga e alimentação – independente da hora do dia e das condições meteorológicas.

Para poder ajustar a potência de alimentação, os participantes, como por ex. parques eólicos offshore, centrais elétricas clássicas ou instalações fotovoltaicas privadas, comunicam através de uma rede de uso comum.

Sendo que a interconexão digital em rede oferece novas possibilidades técnicas. Simultaneamente, surgem também lacunas para a entrada de potenciais atacantes. Estes podem colocar em perigo infraestruturas inteiras de redes de energia elétrica através da manipulação TI.

Nestes casos, é necessário proteger em especial as grandes unidades de produção de corrente, pois em caso de falha não planejada, elas dificilmente podem ser compensadas por outros participantes da rede. As experiências mostraram que as tentativas de ataque a sistemas digitais de centrais elétricas representam uma verdadeira ameaça. Por isso, foram criadas diretivas de segurança cibernética abrangentes, cuja implementação coloca as entidades operadoras frente a novos desafios.

Com a família de equipamentos FL MGUARD, a Phoenix Contact apoia a implementação individual de conceitos de proteção TI descentralizados. A tecnologia MGUARD significa que quaisquer acessos não autorizados à rede e alterações em sistemas de computadores são detectados de modo confiável e rápido.

Alta segurança operacional graças a SIL

EX, tecnologia de processos, SIL, segurança funcional, IEC 6150  

Nivel de integridade de segurança – abreviado SIL

Com o nível de integridade de segurança, abreviado SIL, são definidos requisitos para descrever a probabilidade de falha de um equipamento ou sistema. Se um equipamento ou sistema falhar, é alcançado um estado definido.

O objetivo do SIL consiste em atingir a máxima segurança operacional possível.

As observações baseadas nas normas são feitas a partir de probabilidade estatística. Relevantes são as normas de base IEC 61508 e IEC 61511.

Proteção contra sobretensão

Produtos inovadores para a proteção contra sobretensão  

Produtos inovadores para a proteção contra sobretensão

Muitos aspectos precisam ser considerados para uma proteção contra sobretensão eficaz. Com base em pesquisa intensiva, a Phoenix Contact desenvolve tecnologias inovadoras de protetores e implementa o know-how adquirido em dispositivos de proteção de alto desempenho e voltados para a aplicação.

As medidas de proteção contra sobretensão permitem evitar dados e os custos daí resultantes. Existem os seguintes motivos a favor da proteção contra sobretensão:

  • Proteção eficaz contra sobretensões transientes
  • Elevada disponibilidade de equipamentos e instalações
  • Sem falhas de sistema e tempos de paralisação
  • Limitação de danos subsequentes
  • Economia de custos

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)