Carregar veículos elétricos rapidamente com o conector CCS

Visão geral

Instalação de carregamento rápido da Fastned  

Painéis solares no telhado geram a energia necessária

  • A divisão Electrical Vehicle do grupo suíço ABB se ocupa com a infraestrutura de carregamento baseada na Internet.
  • A empresa holandesa Fastned estava procurando instalações de carregamento rápido para instalar nos postos de serviço das autopistas do país.
  • Com os dispositivos de carga da ABB, que estão equipados com um conector de carga CCS da Phoenix Contact, é possível abastecer veículos elétricos dentro de 15 a 20 minutos para um alcance de 150 quilômetros.
  • Assim, os veículos elétricos podem ser carregados durante um breve período de estacionamento em postos de serviço, supermercados ou bancos.

Perfil do cliente

A Fastned B.V. recebeu em 2012 a concessão para a construção de instalações de carregamento rápido em 201 postos de abastecimento de autopista na Holanda. Atualmente existem mais de 100 opções de carregamento. Junto com a ABB e a Phoenix Contact, a Fastned contribui para dar resposta à exigência de um carregamento rápido dos veículos elétricos.

Aplicação

Estação Fastned com diversos conectores de carga  

Dispositivos de carga com conectores CCS, CHAdeMo e AC

Na Holanda, dos cerca de oito milhões de veículos ligeiros registrados, até 2020 2,5% deles deverão ser movidos a eletricidade e até 2025 esse número deverá subir para os 12,5%. No futuro, o abastecimento desses veículos deverá ter lugar cada vez mais em locais de trabalho e nas autopistas. Nesses pontos, as baterias dos veículos elétricos devem poder ser recarregadas em pouco tempo.

Por esse motivo, no verão de 2013, a Fastned adjudicou à ABB o contrato para dispositivos de carga correspondentes. Os dispositivos de carga dispõem de uma ligação à Cloud baseada em padrões abertos, para que possam ser conectadas a qualquer aplicação de serviços e pagamento. Além do mais, elas estão equipadas com todos os conectores de carregamento rápido relevantes, por isso todos os veículos elétricos podem ser carregados.

Solução

Conector CCS do tipo 2  

Com o conector CCS do tipo 2, é possível implementar correntes de carga e tensões elevadas

A ABB utiliza conectores de carga CCS (Combined Charging System) da Phoenix Contact. Além do mais, as estações incluem conectores AC do tipo 2 conforme IEC 62196 para o carregamento convencional com corrente alternada, bem como conectores CHAdeMO (Charge de Move). Com o conector CCS é possível implementar correntes de carga de 200 A e tensões de até 1000 V, de modo que as atuais baterias dos veículos são carregadas em menos de meia hora.

De acordo com a norma, nas entradas de veículo existe um atuador de travamento eletromecânico. Ele fecha o conector de carga para veículos durante o processo de carregamento lateralmente ou diretamente no gancho de encaixe na frente de encaixe. Aqui, o pino do atuador foi concebido para resistir a altas forças de extração. De um processo de carregamento seguro faz igualmente parte o monitoramento da corrente de carga. Se ocorrer um sobreaquecimento do sistema, isso é registrado por sensores de temperatura. Então as saídas de sinal indicam ao dispositivo de carga a temperatura dos contatos de potência, para que ele possa interromper o processo de carregamento ou reduzir a potência de carga. 

Os dispositivos de carga Fastned estão equipados com painéis solares, pois a Fastned usa 100% de energia solar e eólica para o abastecimento dos veículos elétricos. Acumuladores de bateria em cada uma das estações armazenam a corrente gerada para períodos em que o sol não brilha o suficiente ou não há vento. Por cada estação estão disponíveis pelo menos dois dispositivos de carga rápida, para evitar tempos de espera mais demorados. Além disso, os clientes têm acesso a uma rede WiFi. Desse modo, eles podem, por exemplo, conferir seus e-mails, preparar reuniões, ouvir música ou até mesmo ver séries de TV durante o processo de carregamento. A Fastned está segura de que a maior velocidade de carregamento também reduzirá os custos de carregamento. Quando for possível abastecer centenas de veículos elétricos por dia, o maior esforço financeiro da empresa devido ao hardware será rapidamente amortizado.

Resumo

Com o conector CCS do tipo 2 da Phoenix Contact, que é usado nos dispositivos de carga Fastned, é possível abastecer veículos elétricos dentro de 15 a 20 minutos para um alcance de 150 quilômetros. "Atualmente já é possível fazer passar 1000 V com 200 A pelos conectores de carga, sendo que já estão sendo planejadas correntes mais elevadas", relata Crijn Bouman, vice-presidente da área de Business Development na ABB Electrical Vehicle & Charging Infrastructure. Para o carregamento rápido durante viagens, no futuro a potência de carga será projetada para, pelo menos, 100 a 350 kW. Por isso, o gerenciamento térmico do dispositivo de carga e dos conectores assume uma importância decisiva. Bouman: "Existem poucas empresas que estejam em condições de fornecer um conector desse tipo. Por isso, a Phoenix Contact constitui para nós um enorme valor agregado nesse campo."

PHOENIX CONTACT
Ind. Com. Ltda.

Rua Francisco Corazza, 20 a 100
Pq. Residencial da Lapa
São Paulo/SP CEP: 05038-130
CNPJ 68.404.912/0001-62
(11) 3871-6400 (PABX)

Outras informações

Referrer: